Três formas gratuitas de atendimento on-line na sua loja virtual

Três formas gratuitas de atendimento on-line na sua loja virtual

25536
52

A venda através de uma loja virtual tem muitas vantagens, mas também suas desvantagens. Um dos maiores problemas que faz com que os clientes desistam de efetuar uma compra é a dificuldade de contato com as lojas ou a demora em obter retorno.

Às vezes, o cliente não quer ligar para o telefone, por achar muito cara a ligação, ou então não quer esperar o delay normal para retorno dos e-mails. Estes são alguns dos impeditivos que fazem com que o cliente pense melhor e desista da compra, ou então a efetue em outro lugar – ou seja, na concorrência.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceUma ótima ferramenta para alavancar vendas e tirar todas as dúvidas do cliente no momento da compra é oferecer um canal direto onde ele possa sanar qualquer duvida que apareça de forma rápida e fácil. O chat online é uma boa opção, pois vale também como um recurso a mais para o cliente se comunicar.

A vantagem desta ferramenta está em permitir que o visitante da sua loja virtual continue naquele mesmo ambiente enviando seus questionamentos. Ou seja, ele não precisa abrir uma nova aba no navegador, entrar no email e enviar uma pergunta. Pelo chat online para loja virtual ele sana suas dúvidas de forma rápida.

Mas atenção! Cabe ressaltar que o chat online serve como um recurso ALTERNATIVO. Ou seja, você não pode deixar de ter um telefone ou um e-mail (válido, é claro) como opção para contato.

Vou passar aqui uma dica de três empresas que oferecem o serviço de chat online. Existem várias outras, mas estas são as que vejo serem as mais utilizadas pelos meus clientes.

LiveZilla: Chat online para site

Site: http://www.livezilla.net/home/en/

Ele é totalmente gratuito, completo e altamente personalizável. O único problema é que precisa ter um servidor para baixar, instalar e configurar a ferramenta. Além de precisar de um alto conhecimento para executar esta instalação, o agente tem que ser instalado no computador – ou seja, não há a possibilidade de atendimento através da web.

Olark: Chat online para loja virtual

Site: www.olark.com

Apesar de ter planos pagos (e bastante acessíveis, por sinal), o site também possui uma versão gratuita. Nesta versão free, a instalação é feita via web, e é possível responder até 20 chats por mês. O número pode ser uma desvantagem, mas para quem está começando uma loja virtual, pode ser uma alternativa interessante para testar se gosta do serviço ou não.

Como instalar:

Primeiramente você realiza um cadastro rápido, com a URL da sua loja, e-mail, usuário e senha.

Após a efetuação do cadastro, será gerado um código para a instalação da ferramenta em sua loja virtual.

atendimento on-line

Se você for cliente da D Loja Virtual, copie este código e, em seguida, entre no admin de sua loja simplo7, acesse o menu Marketing, conforme abaixo:

Clique no botão configurar dentro da caixa de “Chat Online”:

Cole o código dentro do campo chamado de “Script de Integração”:

Após salvar essa tela, você volta para a página onde você copiou o código do Olark e clica em “i’m done”. Em seguida surgirá uma tela onde você deve clicar em “start chatting now” para já começar a atender seus clientes online 😀

É possível configurar o nome da aba para chat, cor e outras coisas clicando em “settings”, no site do Olark. Uma dica é traduzir o site para português, caso você não tenha muito conhecimento em Inglês. A outra é configurar para que a aba de chat da sua loja esteja escrito “chat online” ou “atendimento online” – estas são as frases que possuem melhor resultado num geral.

Zopim: Chat online grátis

Site: www.zopim.com/LiveChat

Esta ferramenta também possui uma versão gratuita e a limitação nesta versão free está em poder atender apenas um cliente por vês, e o histórico da mensagem ser de 14 dias.

Como instalar:

Acesse o site para cadastro e informe seu nome e e-mail válido.

atendimento on-line-05

Em seguida, o Zopim enviará um e-mail de confirmação. Você clica no link indicado no e-mail e será direcionado para o site, onde você terminará o cadastro, inserindo uma senha e a confirmação da senha.

atendimento on-line-06

Após este passo, você será enviado para uma outra tela, onde completará seu cadastro e irá gerar o código para instalação, do qual você realizará o mesmo procedimento feito no Olark.

atendimento on-line-07

Feito isso, você clica em “Go to visitor list” e já está pronto para responder seus clientes!

Caso você prefira, lá em cima publiquei um vídeo falando um pouco mais sobre o assunto e com o tutorial para instalar o Olark e o Zopim 🙂

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Artigo anteriorO YouTube como ferramenta para conversão de vendas em sua loja virtual
Próximo artigoO atendimento ao cliente e envio do produto na prática
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

52 COMENTÁRIOS

  1. junior
    blza!
    conratei um pagina de uma agencia e eles nao estao conseguindo arrumar o relogio ou seja na pagina aparece .- aproveite sua manha 10,10 horas, mas o que ocorre e’ que depois das 12,00 horas, deveria aparecer aproveite sua tarde!, as 20,00 horas aparece aproveite sua madrugada!
    as saudacoes na esta de acordo com o horario, embora o relogio esteja certo.
    vc tem como dar uma dica para arrumar isto???
    obrigado

  2. […] Bom atendimento ao cliente – isso é tudo o que um empreendedor de e-commerce deve buscar ao se relacionar com seu público-alvo. E aqueles que irão realizar essa tarefa devem ser especialmente treinados não só para desenvolver uma compreensão profunda do produto em si, mas também para dispensar um excelente serviço de interação entre o cliente e a empresa. […]

  3. […] As datas comemorativas ganharam nova função, pelo menos para o comércio eletrônico, aumentar as vendas online. Quando falamos em datas comemorativas, logo vem à cabeça Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados. Mas outros períodos também merecem sua atenção, e uma preparação de sua loja virtual para atender esse público que espera as campanhas especiais. […]

  4. […] A internet oferece muitas possibilidades para negócios. É por ali que há a maior expansão de consumo. Usuários buscam marcas diferentes, produtos antes restritos a uma minoria e desejam sempre mais. Mas na contramão disso, os usuários também buscam formas de ganhar um dinheiro com as novas possibilidades que surgem do uso cada vez mais constante da internet pela população brasileira. Uma dessas formas é conseguir vender produtos pela internet. […]

DEIXE UMA RESPOSTA