Técnicas de vendas

Técnicas de vendas

1441
0
6 dicas para impulsionar suas vendas pela internet
6 dicas para impulsionar suas vendas pela internet

Veja quais são todas as técnicas de vendas que podem estar presentes no seu atendimento para aumentar as vendas

Existem muitas técnicas de venda para conquistar clientes e incentivá-los a adquirir os seus produtos e serviços. Todas elas podem ser usadas de maneira conjunta, a fim de garantir uma maior conversão de vendas. Embora seja fácil para muitas pessoas vender com sucesso, uma vez que parecem possuir o dom do convencimento, qualquer pessoa está apta adquirir essa habilidade.

O primeiro passo para desenvolver essa aptidão é conhecer a mercadoria, caso contrário, o vendedor não vai ter argumentos suficientes para convencer o consumidor que de aquele item vai ao encontro das suas necessidades. Também é imperativo estar convencido de que o artigo se trata de um item importante, relevante e útil.

Por isso, é mais fácil vender mercadorias que possuem qualidade e sejam realmente necessárias, no entanto, nem sempre isso acontece, mas cabe ao vendedor buscar as vantagens que aquele produto tem em relação aos demais. Conhecer o público alvo é outro fator importante para as vendas, pois com isso a abordagem é mais assertiva.

Isso significa que conforme a idade, sexo, classe social, hábitos, preferências e gostos, além de demais características dos consumidores em potencial do seu produto, existe a abordagem certa, ou seja, o jeito mais adequado de se comunicar com o cliente. Quando o vendedor consegue fazer isso, ele ganha a simpatia do consumidor, o que pode ser definitivo para a sua venda.

Além de conhecer o produto e o seu público alvo, o vendedor deve ter algumas características que são essenciais no decorrer da negociação, como o carisma, o que é uma combinação de simpatia com educação e um bom papo. Outra delas é estar preparado para argumentar quando o cliente colocar empecilhos que prejudiquem a efetivação da venda.

Ele pode citar as desvantagens do produto ou criticar o preço ou o prazo de entrega. Nessa hora, o vendedor deve refutar o que o consumidor alega, com uma informação verídica, ou tentar reduzir a importância do problema que a venda possa realmente ter oferecendo uma recompensa.

Isto é, se o cliente diz que o preço do produto está muito alto, o vendedor deve compensar com um prazo de entrega menor, oferecer um brinde ou mesmo citar a concorrência, caso o preço dela não esteja mais baixo. Claro que tudo isso deve ser feito com educação e, por isso,nessa hora, é necessário mais um atributo do vendedor de sucesso, o jogo de cintura.

Dicas de técnicas de vendas online

Mas quando a venda é online? Quem possui uma loja virtual própria ou mesmo comercializa os seus produtos através de outras plataformas, como os marketplaces e os classificados virtuais, também deve utilizar as mesmas técnicas de venda, embora algumas delas precisem passar por adaptações para se adequarem ao novo ambiente.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

No caso de conhecer bem o produto que se vende e o público alvo do mesmo, até para as vendas realizadas por meio da internet se usam os mesmos preceitos. Para obter sucesso na web é fundamental ter todas as informações sobre o que se vende, até mesmo quando são revendidos produtos.

Além disso, entender o comportamento do público alvo na web é fundamental para chegar até ele com mais sucesso e chamar a sua atenção. Isso pode ser feito por meio das estratégias de marketing, com publicidade nas mídias sociais que ele acessa, com um e-commerce de layout atrativo, com envio de e-mail marketing, entre outras.

Quanto ao carisma, essa é uma característica que deve e pode ser adaptada para o ambiente virtual. Para tanto, é possível criar ferramentas que tornem a visita ao site da sua loja virtual mais amigável , como uma mensagem de boas vindas, um atendente disponível em chat virtual e mesmo agilidade em responder um e-mail.

De certa forma, é possível até mesmo pela web contestar argumentos que o cliente mostre como desfavorável para concluir a sua compra. Ou seja, é comum que os consumidores comecem uma compra na internet e, por uma série de razões, parem no meio e a cancelem. Isso pode acontecer porque o cliente achou alto o valor do frete, o prazo de entrega demorado ou porque viu algo do qual não gostou.

Portanto, os vendedores online devem ter ferramentas em sua plataforma que o ajudem a identificar onde foi que o cliente parou a compra. Ele podia até mesmo estar fazendo apenas uma pesquisa de preço. Nesse caso, é necessário convidá-lo a efetivar a compra, oferecendo um brinde, promoção ou outro incentivo para estimulá-lo à aquisição do seu produto ou serviço.

Canais para vender mais online

Embora as lojas físicas costumem focar as suas vendas dentro do seu estabelecimento e as lojas virtuais concentrarem as suas vendas na sua plataforma, é possível que vendedores de ambas as esferas ampliem a sua oferta ao fazer uso de outros canais de comunicação com o seu público alvo.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing

Baixe e-book para datas comemorativas

Para quem vende na internet pode parecer mais fácil, devido à variedade de opções, mas mesmo quem atua numa loja tradicional tem essa possibilidade. No caso dos negócios online, é possível usar os recursos disponíveis nas redes sociais para aumentar as vendas, como a fanpage e os grupos.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

O Instagram e demais redes sociais que focam nas imagens também são aliadas das vendas, inclusive, quando o produto conta com grande apelo visual. Vendedores virtuais podem ainda divulgar a sua mercadorias em sites de classificados, marketplaces e outras plataformas mesmo quando possuem o seu próprio e-commerce.

Além disso, quem tem uma loja virtual deve avaliar a importância de contar com um site responsivo, se ele ainda não for. Isso significa que o site funciona em outros dispositivos, como smartphones, ao se adaptar a formatos de telas diferentes. Hoje em dia, cresce o número de pessoas que usam os seus dispositivos móveis para realizar compras.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Já os estabelecimentos comerciais podem ter uma plataforma virtual também para potencializar as suas vendas e mesmo que não funcione como um e-commerce pode ser apenas um site para mostrar o seu produto com mais detalhes, além de oferecer todas as formas de contato. As vendas por telefone também funcionam ainda hoje em alguns nichos com muita eficiência.

Artigo anteriorComo funciona o Paypal
Próximo artigoVender chá online
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA