SEO loja virtual: como fazer seu e-commerce aparecer nas buscas

SEO loja virtual: como fazer seu e-commerce aparecer nas buscas

6019
7
SEO loja virtual - D Loja Virtual
SEO loja virtual como fazer seu e-commerce aparecer nas buscas

Muitas pessoas vêm me perguntar: “Como eu faço para o meu site aparecer no Google?”. Quando respondo que é um processo complexo e que envolve inúmeras variáveis muitos acham que é má vontade da minha parte. Porém quem é especialista em SEO Loja virtual sabe o que estou falando. Nós temos um Mini Curso de SEO se você quiser entender melhor como funciona isso.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceA ideia desse artigo é falar de um jeito básico sobre otimização de loja virtual para motores de busca. Não pretendo entrar em nada muito técnico apenas abordar de forma rápida de cada item para que as pessoas entendam o que é e o que eles podem fazer para melhorarem os seus resultados no Google. Caso queiram resultados melhores e mais consistentes, recomendo entrar em contato com uma empresa especializada em SEO.

Então vamos começar pelo começo: SEO é a sigla de Search Engine Optimization, mas também é conhecido aqui no Brasil como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. Estes nomes todos meio que já explicam sua função, que é otimizar uma página ou site em uma melhor posição nos sites de busca.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

O SEO, não possui uma fórmula mágica, já que o ranquamento de um site depende dos algorítimos dos sites de busca, mas existem algumas práticas que são conhecidas e que geram resultado na hora da pesquisa.

Ah! Vale lembrar que estas práticas influenciam a busca orgânica, ou seja, aquela onde você não paga pelas palavras-chave.

seo-loja-virtual

Estes links em destaque aí em cima qualquer um pode ter, desde que estejam dispostos a pagar por isso. O SEO é focado na busca orgânica, aquela que é feita sem alguém pagar para estar no topo.

A otimização de sites pode ser dividida em duas partes, são eles on e off site. Os fatores on site estão mais relacionados à ferramentas técnicas que irão facilitar a indexação no Google e demais sites de busca. Alguns exemplos são URLs claras, títulos de páginas racionais e a correta utilização das tags HTML – que é a linguagem utilizada para construir as páginas na web. Já a parte off site analisa como os outros sites se relacionam com a sua loja virtual.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Alguns exemplos estão na quantidade de links que direcionam para o seu site, qual é a relevância destes sites que estão te indicando e qual é o conteúdo do link apontado. Juntando todos estes fatores, os sites de busca pontuam (no caso do Google, através do que eles chamam de PageRank) uma nota para determinar a relevância da página e quais são as palavras-chave relacionadas a ela.

Colocando a mão na massa!

Então vamos para o que interessa e falar um pouco sobre as boas práticas de SEO e-commerce. Mas antes de qualquer coisa, quero que você leve a seguinte frase como um mantra para tudo o que você for fazer no seu e-commerce: Pense no Cliente.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Isso vale para tudo, e também para a otimização de sites! Explico: os algoritmos do Google estão trabalhando cada vez mais para o entendimento e compreensão do usuário e não da máquina. Portanto, antes de querer agradar o Google, pense em como ajudar o cliente – e assim você agrada o buscador também 🙂

Dado este recado, vamos para as dicas de…

Otimização on site de SEO E-commerce

1. Crie títulos únicos e intuitivos para cada página

Um título bem feito não é tudo, mas é grande parte para que o seu cliente clique e entre no seu site. Pense sempre como o cliente e se pergunte “de que forma ele procuraria este produto?”. Tente ser o mais descritivo possível. Pensando nisso, atente para os seguintes aspectos:

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

– Descreva o conteúdo da página;

– Crie title tags únicas para cada página (ou seja, não invente de colocar dois títulos iguais para produtos diferentes!);

– Utilize títulos descritivos e curtos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

2. Crie uma meta tag description

Você sabe o que é uma meta tag description? É isso aqui, ó:

seo-ecommerce

Ela nada mais, nada menos resume a sua página, dá uma informação a mais para o seu cliente. Portanto, para otimizar a meta tag description, tente resumir como se fosse em uma tuitada o conteúdo da página.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Ah, e assim como para os títulos, também vale aqui: utilize descrições únicas para cada página.

3.Tenha uma boa estrutura de URLs

Use palavras nas URLs, e não números. Isso é importante para uma melhor indexação no Google, e também na procura do cliente. Além disso, uma URL com pouquíssimos ou sem números deixa uma aparência mais “amigável” ao cliente.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Outra coisa: procure se certificar que a URL está sendo indexada ao seu domínio, e não ao provedor. Realizar boas práticas de SEO e o seu domínio estar vinculado no provedor dá pontos só para ele e não para você.

Ah, e mais uma vez: NÃO REPITA URL’s! Isso não faz com que o google e demais buscadores indexem a mais sua loja.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

4. Se preocupe também com a imagem e a descrição do produto

Procure montar uma descrição que vá além daquela enviada pelo fornecedor. Não vou me alongar muito, pois tenho aqui um artigo bem detalhado sobre descrição de produtos. Quanto às imagens, procure nomeá-las de acordo com a página. Evite utilizar números, como IMG_00003, por exemplo.

5. Tenha um site com navegação fácil

– Crie uma boa árvore mercadológica do seu site. Pense em categorias, subcategorias e assim por diante. Faça com que a navegação em seu e-commerce seja LÓGICA, tenha um fluxo natural;

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO
>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

– Crie uma página sitemap HTML no seu site e utilize um arquivo sitemap XML. Ele funciona como um catálogo onde consta todas as as páginas do site e ajuda na varredura do Google;

– Saiba o que acontece quando um utilizador não coloca a url completa;

– Tenha uma página 404 otimizada;

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX SEM PAGAR NADA
>O QUE É E-PROCUREMENT?
>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET

6. Use tags de cabeçalho (tag h) e robots.txt adequadamente

Imagine que está você está escrevendo um artigo científico, com capítulo, subcapítulos, etc. A tag h ajuda a validar a indexação. Mas atenção, utilize com moderação! E peça ajdua de um profissional, caso você não entenda muito de programação.

Já o robots aponta ao buscador quais as páginas do site a serem ou não indexadas. Deixe ele no modo padrão, caso você não entenda de programação.

Agora vamos para o…

 SEO off site:

7. Divulgue o seu site de maneira correta

Esta maneira consiste em construir, ao longo do tempo, um bom trabalho de marketing digital. Escreva! Fale sobre seu produto, fale sobre assuntos relacionados ao seu negócio!

Procure pessoas, sites ou blogs de relevância relativos ao seu público-alvo e escreva sobre o assunto. Sites relevantes que direcionam a sua loja são muito importantes para uma elevação do seu site nos buscadores.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Mas agora: não vale aquela prática do #sdv, o famoso Segue De Volta. A divulgação destes links devem ser naturais. No SEO off site vale agir com bom senso e pensar se isto vai ajudar a resolver os problemas do seu cliente. O link que irá divulgar sua loja não tem nada a ver com seu nicho? Então não vale a pena! Mais uma vez, PENSE NO CLIENTE!

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE
>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Ah, e não esqueça também das redes sociais. Saiba onde seu público está e interaja com ele. As práticas de otimização off site são demoradas e exigem uma grande dedicação,mas é aí que a mágica acontece.

O que não fazer no SEO Loja Virtual!!!

Tome cuidado para não cair na tentação de realizar práticas que o Google considera ruins. Faça que nem o Tim Maia e procure O Caminho do Bem, senão você vai para o lado negro da Força. Brincadeiras a parte, determinadas atitudes fazem com que você caia no chamado Black Hat. E é muito chato fazer com que meses de trabalho de otimização escorram no ralo por uma escorregadinha, não é mesmo? Segue então a lista do que não fazer, e saiba mais sobre isso na parte 4 da nossa série no YouTube:

– Não encha o texto com palavras-chave repetitivas, o chamado keyword stuffing;

– Não esconda textos e links no seu site;

– Não utilize doorway pages, as chamadas páginas sem objetivo algum, que servem apenas para redirecionar a outro endereço;

– Cloacked Pages também não é vista com bons olhos pelos buscadores;

– Nem pensar de criar fazendinha de links (vulgo link farm)! O Google abomina isso!

– Como eu já tinha dito antes, troca de links também não é uma boa prática. A compra de links também não é legal.

– Pra finalizar, Spam de comentários é uma prática abominável pelo Google também.

O que fazer no SEO Loja Virtual? Entender melhor do assunto, só assim você vai saber como se fazer para ficar melhor posicionado nas buscas do google. Se as dicas aqui não foram suficientes, você pode fazer o Mini Curso SEO para Loja Virtual, ele é totalmente gratuito.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Conclusão:

Achou difícil otimizar um site? Pois realmente é! A primeira página do Google possui apenas dez links no ranking! Portanto, o trabalho de SEO e-commerce requer muito esforço e um exercício constante de aprimorar aquilo que se está fazendo – isso vale principalmente para o off site. Portanto, trabalhe muito para otimizar seu site, busque sempre pensar no seu cliente e evite burlar as regras dos buscadores!

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual