Saiba como fazer a linkagem interna de seu site

Saiba como fazer a linkagem interna de seu site

113
0

Se você conhece um pouco de SEO, sabe que a linkagem é um dos principais fatores de ranqueamento de um site. Para aparecer nos mecanismos de busca, é importante que ele esteja ligado a outros sites. A linkagem interna, porém, é importante porque as páginas precisam estar ligadas entre si para ganharem relevância.

O que é linkagem

Os mecanismos de busca consideram que cada link que aponta para uma página um voto de confiança nessa página. Cada link atesta que essa página é relevante e possui autoridade sobre o tema falado. Por isso, em essência quanto mais links estiverem apontando para sua página, maior será a autoridade dela no assunto.

Ou pelo menos costumava ser assim. Com o tempo, os mecanismos de busca começaram a perceber que sites pouco éticos compravam diversos links baratos para aumentarem sua relevância de maneira artificial. Com isso, os mecanismos passaram a não considerar todos os links como positivos. Enquanto links de sites com relevância têm um grande peso para aumentar sua autoridade, links de sites desconhecidos podem até mesmo penalizar seu site.

A importância da linkagem interna

Acontece que não são só links de páginas externas que contam para melhorar a sua autoridade. A linkagem interna, realizada com links de seu próprio site, também é importante para aumentar sua autoridade, e por consequência, seu ranqueamento.

Esse é apenas um dos benefícios que você ganha com a linkagem interna. Outro é que com ajuda dela, os mecanismos de busca vão conhecer melhor seu site, já que seus robôs vão conseguir percorrer as páginas com mais facilidade.

A linkagem interna também vai ajudar com a taxa de rejeição. Como o usuário vai ver links em seu site que permitem acessar outros conteúdos, ele também vai acessar páginas diferentes. 

Link juice

A linkagem interna também é importante porque é através dela que se consegue fazer o link juice (suco) do seu site. Para isso é preciso pensar que todas as páginas possuem um suco de relevância, que é possível transferir para outras páginas. O problema é que esse suco é limitado, se você começar a colocar muitos links em uma página, ele pode dissipar a relevância e não ajudar.

Como fazer a linkagem interna de seu site

Para fazer uma linkagem interna consistente, é preciso que você conheça bem seu site, quais seus conteúdos e como eles podem se interligar. Depois disso, você precisa que os links sejam inseridos da maneira mais natural possível.

Para isso, ao invés de usar clássicos como “clique aqui”, ou “saiba mais” no seu texto, o ideal para fazer uma boa linkagem é inserir o link nas próprias palavras-chave do texto que você quer linkar. Se quer falar de “carros”, o ideal é escolher uma vez que carros são citados no texto e inserir o link ali. Essa é a maneira mais correta de fazer a linkagem.

Esse é uma das principais maneiras de tornar seu site mais visível do ponto de vista dos robôs dos mecanismos de busca. Eles vão inspecionar suas páginas mais conhecidas, ver que existem links para outras páginas, que por sua vez levam a outras páginas, até que acabaram conhecendo e indexando todo o site. Mesmo assim, o ideal é que existam uns poucos links por página, para não perder o suco de autoridade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA