Problema de compra com cliente

Problema de compra com cliente

1988
0
Problema de compra com cliente
Problema de compra com cliente

No e-commerce o problema de compra com o cliente pode ser devido a vários fatores, preço, falta de opção de produtos, entrega, disponibilidade de produto, dentre outros

Nessa artigo vamos analisar alguns fatores para que auxilie seu contato com o cliente e que a compra seja uma experiência boa tanto para o lojista que vende quanto para o comprador.

Exponha suas diferenças e limitações:

Fazer uma propaganda, afirmando que sua empresa faz o impossível, que a compra é 100% e que não haverá nenhum tipo de problema com certeza é uma propaganda enganosa e dificilmente algum cliente vai acreditar e os que acreditarem caso tenha algum problema no procedimento da compra vão negativar sua loja, farão reclamações em redes sociais, em sites como o reclame aqui seu erro vai se alastrar como pólvora e aí tudo vai por água abaixo.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceNão existe nada 100% e mostra ao seu cliente as limitações de sua empresa e as diferenças dela não é sinônimo de fraqueza é mostrar a realidade, erros acontecem, por mais cuidados que o empreendedor tenha tudo é possível.

O Cliente precisa comprar, quer comprar, não sabe o que comprar:

Estes fatores fazem a diferença, o modo de abordagem, o modo de mostrar o produto, direcionar o cliente ao que ele quer, precisa e informar daquilo que ele ainda não sabe se precisa ou quer.

O cliente quer Comprar:

Quando o cliente sabe o que quer, tem certeza do que quer comprar sabe modelo, cor, tamanho, etc. Neste caso você pode apresentar produtos semelhantes, tipos de entrega, acessórios para o produto comprado, dentre outros.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Precisa comprar:

Aqui o cliente procura algo que ele precisa comprar, é algo indispensável, precisa ser a entrega rápida, o produto tem que estar pronto para o uso, você pode agregar algum produto que acrescente algo ao produto principal por exemplo o cliente precisa de um tablet você pode indicar capas, case, protetores, carregador externo, dentre outros.

Mas não sabe o que, onde e como comprar:

Neste ponto você pode ter um cliente indeciso que não sabe como comprar, que está inseguro sobre a compra, essa insegurança pode ser sobre o produto ou serviço, mas também pode ser sobre onde e como comprar, nesta situação você pode abrir um canal de perguntas para que seu cliente esclareça as suas dúvidas, dando a ele segurança e certeza do que ele compra.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

As expectativas do cliente e da empresa:

Nesse relacionamento cliente empresa existe muita expectativa de ambas as partes a do cliente é de obter seu produto, da entrega rápida e eficiente do produto bom de qualidade e pronto para usar.

A empresa de venda rápida, retorno de investimento, mais clientes chegando com a satisfação do cliente que vai indicar a loja e os produtos, expectativa de muitas vendas.

Nesta etapa não prometa o que não pode ser cumprido, não de garantia de algo que você não tenha controle por exemplo a entrega ao colocar uma data para a entrega se você tem parcerias com correios ou transportadoras você não pode responder por elas a partir do momento que você entregou ao correio ou a transportadora isso já está fora de seu controle, deixe sempre isso claro ao seu cliente.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Esteja sempre disponível:

Mesmo depois que o cliente pagou a compra e ela foi enviada, não deixe de ter canais de contato com o cliente ambas as partes nem sempre tem razão, vamos mostrar alguns tópicos que podem ajudar.

O contato com a empresa precisa ser fácil, utilize vários canais (redes sociais, e-mail, telefone fixo, disque 0800.

Ter alguém na sua empresa que esteja disponível para falar com o cliente, e encaminhar a reclamação ou problema ao setor correspondente.

A empresa não é dona da razão
O cliente nem sempre tem razão.
O compromisso com o cliente tem que ser sempre bem-sucedido.

Estar alguns passos à frente do cliente:

Não se pode deixar de esquecer que a responsabilidade direta do cliente é sua as consequências desse relacionamento cliente – empresa é sua responsabilidade por essa razão esteja atento sempre ao seus clientes tanto os que já possuem cadastros quanto aos novos que serão seus clientes tenham as respostas dele antes que ele pergunte.

Mostre que seu preço é justo, avise-o que os produtos por ele visitados estão acabando, faça uma promoção tipo limpa estoque e proporcione descontos bons e apresente para seu cliente em primeiro lugar, mostre a importância dele, ao ter cadastro você terá acesso a data de aniversário dele então envie um vale de desconto. Esteja sempre presente na vida de seu cliente.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Como fazer o cliente comprar um produto.

A abordagem não pode ser sufocante, não é necessário sequestrar e-mail, SMS, telefone, correio, redes sociais.Para fazer um cliente comprar produtos é possível fazer diversos tipos de abordagens sendo que seja uma abordagem sutil, apropriada.Mensagens como “ Temos algo exclusivo para você” “ Já está na hora de comprar de novo. ” “ Está oferta é só para você. ”

Fazem o cliente saber e sentir que ele é importante para você

Outra alternativa é mostrar que o produto é importante e que ele está disponível para poucos e que o cliente pode ser o privilegiado de tê-lo seja antecipadamente em um pré-venda ou em um final de estoque.

Processo de compra

Este item deve ser o mais simples e direto possível, nada de complicação o procedimento simples e especifico.

Para comprar o cliente faz:

 Cadastro
 Escolhe o produto
 Escolhe meio de pagamento
 Escolhe meio de entrega

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

 Recebe via e-mail e SMS a localização de seu produto.
 Recebe o que comprou
 Recebe um e-mail ou SMS perguntando como foi sua compra?

Tudo simples e detalhado, caso tenha algum produto que não esteja disponível em sua loja deixe um canal para que quando o produto estiver disponível ele seja avisado.

Frases para convencer o cliente a comprar

As frases de abordagem ao cliente variam com a personalidade de cada cliente, sabendo o que seu cliente procura, tendo acesso a redes sociais dos clientes é bem mais fácil saber que tipo de frase é o gatilho para a compra, vamos colocar algumas como exemplo.

“ Ultimas unidades, aproveite. ”
“ Todo mundo já comprou só falta você. ”
“ Os preços caíram. ”
“ Corra antes que acabe. ”
“ Oferta para pessoas especiais. ”
“ Para os 10 primeiros que abrirem esse e-mail. ”
“ Só para você aproveite. ”

Existem milhares e ainda podem ser criadas milhares de frases para incentivar uma pessoa a comprar seu produto na sua loja, procure sempre mostrar ao cliente que ele é importante, mostre que o produto é importante.

Artigo anteriorComo usar o cupom desconto em sua loja virtual
Próximo artigoComo fazer monitoramento de redes sociais
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA