Primeiro negócio virtual: como criar um negócio do zero + 10 ideias

Primeiro negócio virtual: como criar um negócio do zero + 10 ideias

2153
0

A criação do primeiro negócio virtual pode ser facilmente comparada à realização de um sonho. Tirar um projeto do papel e torná-lo realidade não é tarefa fácil: para que dê certo, envolve muito estudo, dedicação e conhecimento. Além disso, o primeiro negócio tem o gostinho da busca pela independência financeira, que é realmente muito especial.

Se você está planejando o seu primeiro comércio eletrônico, saiba que não está sozinho! Criamos esse conteúdo para ampará-lo na realização desta tarefa. Aqui vamos falar sobre o planejamento do primeiro negócio virtual e apresentar algumas estratégias que podem ajudá-lo muito nessa caminhada. 

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO?

O primeiro passo para criar o seu negócio é encontrar um segmento de mercado com o qual você se identifica. Gosta de automobilismo? Procure por algum espaço no mercado para que possa atuar nessa área. Existem muitas possibilidades de trabalho, mas você deve se certificar de que não há um e-commerce que já cumpra essa demanda.

Se houver, você deverá criar algum diferencial que o destaque diante de toda a concorrência. Em síntese, definir uma área de atuação é crucial para começar a criar o seu primeiro negócio virtual. Depois disso, deverá buscar ferramentas que o ajudem a lapidar essa ideia. 

O QUE CONSIDERAR ANTES DE ABRIR O PRIMEIRO NEGÓCIO ONLINE?

Criar um negócio virtual não é tarefa fácil. Para que dê certo, você deve seguir alguns passos a fim de minimizar o risco de erros e de potencializar as chances de acertos. Confira aqui alguns pontos importantes e que devem ser considerados durante o planejamento:

CONHEÇA BEM O NICHO DE ATUAÇÃO

É possível abrir um negócio em uma área que até então você não domina, porém é importante considerar que caso você opte por um nicho de atuação no qual não possui algum tipo de experiência, o seu trabalho de pesquisa e de estudo vai ser muito maior.

Portanto, depois de escolher o nicho em que atuará, informe-se sobre tudo o que ocorre nesse mercado. Isso inclui as vantagens, as desvantagens, os produtos e serviços, os concorrentes, o público, etc. Neste momento, todo detalhe importa!

TENHA CONHECIMENTO DE NEGÓCIOS

Agora não estamos falando do seu conhecimento no mercado de atuação, mas sobre o que você já aprendeu sobre gestão e negócios. Será que com o seu conhecimento já é possível gerenciar uma empresa com excelência? Na dúvida, leia muito, estude e pesquise bastante.

Invista também em cursos que vão ampliar a sua visão sobre negócios, como empreendedorismo, planejamento financeiro, fluxo de caixa, plano de marketing, gestão de pessoas, atendimento, negociação e vendas, etc.

FAÇA O PLANEJAMENTO PARA SEU PRIMEIRO NEGÓCIO VIRTUAL

Se você ainda não estruturou um bom plano de negócios para o seu e-commerce, é hora de começar a fazer isso. O planejamento é fundamental para o sucesso do seu negócio, pois é a partir dele que você vai se preparar para atender as demandas e solucionar as mais diversas situações que podem surgir.

Além disso, é muito importante estabelecer quais são os objetivos e as metas da sua empresa. Assim, poderá atuar de maneira estratégica para alcançá-las. Não economize esforços nessa etapa, a boa execução de um plano de negócios garante uma caminhada mais tranquila quando o seu e-commerce já estiver em funcionamento.

ESCOLHA UMA BOA PLATAFORMA

Quando se trata de um negócio virtual, a escolha de uma boa plataforma é imprescindível, já que os consumidores prezam muito pela rapidez e pela facilidade da navegação. Além disso, um bom layout também é fundamental para transmitir credibilidade aos usuários.

Esse é o seu primeiro negócio virtual e talvez você não conheça as possibilidades de plataformas. Pesquise bastante e invista em uma plataforma que ofereça segurança, praticidade e promova uma excelente experiência ao usuário.

PROCURE UM BOM SÓCIO

Se você vai abrir o seu negócio com um ou mais sócios, avalie muito bem se eles são as pessoas certas para isso. O ideal é que você busque um sócio complementar, que tenha formações, experiências e conhecimentos diferentes dos seus, para que vocês possam se agregar ao máximo.

O pensar diferente pode ser muito vantajoso e trazer mais inovação e criatividade para o seu primeiro negócio. No entanto, é necessário analisar se a relação entre os sócios tem potencial para somar esforços e trazer bons resultados para o seu primeiro negócio virtual. 

É POSSÍVEL ABRIR UM NEGÓCIOS ONLINE COM BAIXO INVESTIMENTO?

O mercado digital é excelente para quem tem pouco dinheiro para investir em um primeiro negócio virtual. Isso porque os comércios eletrônicos têm menos custos fixos do que uma loja de rua, que precisa contar com aluguel, funcionários, etc.

Se você está planejando um negócio com pouca verba, tenha um controle de gastos e escolhe investir somente naquilo que é essencial para você. No mundo digital, algumas ferramentas podem ficar mais para a frente, enquanto outras são cruciais desde o começo.

COMO MONTAR UM NEGÓCIO ONLINE DO ZERO?

Como já falamos, montar um negócio do zero exige muito estudo e dedicação. Durante o planejamento, você deverá escolher o nicho em que irá atuar, o produto que irá vender e o público-alvo que irá atender. A partir disso, poderá criar o nome e o logotipo da loja, transparecendo o propósito que a sua marca carrega. 

Para colocar o seu primeiro negócio virtual em atividade, você também deverá fazer o registro do CNPJ, fazer contato com consumidores e colocar a sua plataforma em funcionamento. Depois disso, terá que investir em anúncios e traçar estratégias de divulgação em canais como buscadores e redes sociais.

Ao olhar todas essas tarefas juntas, pode parecer que criar uma loja do zero é assustador. No entanto, a concepção do projeto acontece por etapas e você dará um passo de cada vez. O principal é acreditar no potencial do seu produto e estar disposto a preencher um espaço de mercado que ainda não está sendo atendido! 

QUAIS SÃO OS NEGÓCIOS ONLINE MAIS RENTÁVEIS?

Não existe uma resposta única sobre os negócios online que são mais rentáveis. Isso porque, além do nicho e do produto escolhido, as vendas dependem de fatores como a forma como o atendimento é conduzido, a facilidade de navegação na plataforma, os preços praticados e até a forma como o produto é entregue.

No entanto, vale saber que as lojas virtuais relacionadas ao mercado de moda têm boa aceitação do público. Em um primeiro olhar, vender roupas pela internet parece ousado porque este é um setor que depende das dimensões do produto. Porém, as lojas que divulgam tabelas com medidas e fotos dos produtos têm boas chances de vendas. 

10 IDEIAS DE NEGÓCIOS ONLINE

Se você está em busca de algumas ideias para seu primeiro negócio virtual, confira a lista abaixo. E lembre que é fundamental que você se identifique com o produto. Isso fará com que você esteja sempre disposto a superar as dificuldades, transformando-as em possibilidades de sucesso.

  • Smartphones e celulares
  • Acessórios de veículos
  • Equipamentos de informática
  • Áudio, vídeo e eletrônicos
  • Roupas, bolsas e calçados
  • Beleza e saúde
  • Games
  • Móveis, decoração e itens para casa
  • Esportes
  • Presentes e brinquedos

Agora que você já sabe em tudo o que deve pensar na hora de planejar o seu primeiro negócio virtual, que tal ler sobre como escolher produtos para o seu e-commerce

Artigo anteriorComo vender no YouTube: 5 dicas para criar vídeos e converter vendas
Próximo artigoComo abrir uma loja de roupas femininas: dicas para loja virtual e física
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA