Primeiro negócio virtual: o que considerar antes de abrir

Primeiro negócio virtual: o que considerar antes de abrir

1024
0

Abrir o primeiro negócio é algo extremamente motivador e a ansiedade toma conta na hora de colocar todas as ideias em prática e fazer o negócio dar certo rapidamente. Porém, é preciso entender que mesmo as melhores ideias exigem muita pesquisa e planejamento antes de serem colocadas no mercado.

Quando se trata de uma loja virtual, no primeiro momento pode parecer que seja mais fácil, já que não há a mesma burocracia em conseguir um espaço físico e tudo mais. Mas, não podemos esquecer que seus produtos precisam ser estocados em algum lugar e um e-commerce também deve cumprir com obrigações legais e fiscais.

Está pensando em abrir o seu primeiro negócio virtual e quer saber o que você não pode deixar de considerar antes de colocar a sua loja no ar? Confira nossas dicas abaixo!

Você conhece bem o nicho de atuação?

Sim, é completamente possível abrir um negócio em um nicho até então desconhecido por você, afinal, não nascemos sabendo e tudo pode ser aprendido.

Porém, é importante considerar que caso você opte por um nicho de atuação no qual não possui algum tipo de experiência prévia, o seu trabalho de pesquisa e estudo vai ser muito maior.

Portanto, depois de escolher o nicho de atuação, informe-se sobre tudo o que ocorre nesse mercado, as vantagens, desvantagens, os produtos e serviços, os concorrentes, o público, etc. Neste momento, todo detalhe importa!

Seu conhecimento é suficiente?

Agora não estamos falando do seu conhecimento no mercado de atuação, mas sobre o que você já aprendeu sobre gestão e negócios.

Será que com o seu conhecimento já é possível gerenciar uma empresa com excelência? Na dúvida, leia muito, estude e pesquise bastante.

Invista também em cursos que vão ampliar a sua visão sobre negócios como empreendedorismo, planejamento financeiro, fluxo de caixa, plano de marketing, gestão de pessoas, atendimento, negociação e vendas e tudo o que você sentir que precisa se aperfeiçoar.

Você fez um planejamento para seu primeiro negócio?

Se você ainda não estruturou um bom plano de negócios para o seu e-commerce, é hora de começar a fazer isso.

O planejamento é fundamental para o sucesso do seu negócio, pois é a partir dele que você vai se preparar para atender as demandas e solucionar as mais diversas situações que podem surgir.

Além disso, é muito importante estabelecer quais são os objetivos e as metas da sua empresa e atuar de maneira estratégica para alcançá-las.

Já escolheu uma boa plataforma?

Quando se trata de um negócio virtual, a escolha de uma boa plataforma é imprescindível, já que os consumidores prezam muito pela rapidez e facilidade da navegação. Isso sem contar no layout, que faz toda a diferença e transmite credibilidade ao usuário.

Portanto, pesquise bastante e invista em uma plataforma que ofereça segurança, praticidade e promova uma excelente experiência ao usuário.

Seu sócio lhe complementa?

Se você vai abrir o seu negócio com um ou mais sócios, avalie muito bem se eles são as pessoas certas para isso.

O ideal é que você busque um sócio complementar, que tenha formações, experiências e conhecimentos diferentes dos seus, para que vocês possam se agregar ao máximo.

O pensar diferente pode ser muito vantajoso e trazer mais inovação e criatividade para o seu primeiro negócio. Aposte nisso!

Se você quiser receber mais conteúdos como este em seu e-mail, para ajudá-lo a gerir o seu primeiro negócio, assine a nossa newsletter!

Artigo anteriorO que são chatbots e como eles vão mudar a relação do consumidor com o e-commerce?
Próximo artigoSaiba o que é sampling marketing e como usar para vender mais
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA