Plano de marketing para lojas virtuais: 5 dicas que você não pode...

Plano de marketing para lojas virtuais: 5 dicas que você não pode ignorar

2298
0

A criação de um plano de marketing é muito importante para o sucesso de qualquer negócio, pois é seguindo as suas diretrizes que a empresa vai trabalhar para alcançar os resultados desejados em determinado período de tempo.

Em uma loja virtual isso não é diferente e, pelo fato de se tratar de um negócio que está presente no ambiente digital, grande parte de suas ações de marketing devem estar voltadas a este cenário.

Quer algumas dicas para montar um bom plano de marketing para o seu e-commerce? Confira abaixo as que separamos para você!

1. Defina seus objetivos

Antes de mais nada é preciso definir qual é o objetivo do seu plano de marketing e em quanto tempo você deseja alcançá-lo. Por exemplo: no momento atual, a sua prioridade é conquistar novos clientes, fidelizar os clientes atuais, tornar a marca conhecida, aumentar o faturamento?

Comece definindo o seu objetivo e estabelecendo metas reais e alcançáveis para o seu plano de marketing!

2. Crie buyer personas

No marketing digital, é preciso ir além da definição de público-alvo, sendo necessária a definição de uma ou mais buyer personas.

As personas são uma espécie de personagens fictícios que você vai criar por meio de pesquisas com seus clientes e potenciais clientes. São essas personas que guiarão as ações de marketing e comunicação da sua loja.

Uma persona deve ser composta por idade, gostos, preferências, padrão de consumo, estilo de vida, objetivos, problemas enfrentados etc.

3. Inclua as redes sociais

Estar presente nas redes sociais é essencial para a sua marca passar confiança e credibilidade ao consumidor, que provavelmente buscará sua página no Facebook e Instagram antes de realizar a compra a fim de ver a opinião de outros compradores.

Por isso, invista em uma boa comunicação nas redes sociais, sempre respondendo às interações de maneira educada e solícita, além de produzir conteúdo relevante e de qualidade para suas personas.

4. Analise seus concorrentes

Pesquisar e analisar o trabalho e a comunicação de seus principais concorrentes é uma excelente maneira de encontrar pontos de melhorias no setor e utilizar essas informações de maneira estratégica, criando diferenciais para o seu e-commerce.

Consulte quais são as formas de pagamento, prazo de envio, produtos oferecidos, campanhas promocionais, embalagens e demais características dos serviços oferecidos pelas outras lojas virtuais do seu segmento.

Lembre-se de que não é para você copiar o que as outras marcas fazem, mas sim utilizar essa análise para oferecer condições ainda melhores para o consumidor, respeitando seus concorrentes e atuando de acordo com a personalidade da sua empresa.

5. Estruture um ótimo atendimento

Muitas pessoas pensam que um plano de marketing engloba apenas estratégias e ações de comunicação. Porém, ele vai muito além disso.

Planejar e estruturar o atendimento da sua loja virtual também deve fazer parte deste plano, já que o bom atendimento ao consumidor é fundamental para encantar e fidelizar o cliente.

Portanto, estruture seus setores de atendimento e vendas, cuide da motivação de seus colaboradores, pesquise as melhores ferramentas, ofereça treinamentos e faça o que for possível para melhorar o atendimento da sua loja.

Agora que você já leu algumas dicas importantes para considerar na hora de criar o plano de marketing para a sua loja virtual, siga nossa página nas redes sociais — FacebookInstagramLinkedin ­ — e tenha acesso a mais conteúdos que vão ajudar a gerir o seu e-commerce!