Como montar uma loja virtual de roupas e moda

Como montar uma loja virtual de roupas e moda

3733
3
Loja virtual de roupas e moda

Segundo o relatório Webshoppers, pesquisa realizada pelo E-bit e Buscapé Company, a categoria moda, pelo segundo ano consecutivo, é o segmento que mais vende produtos online hoje. Há alguns anos atrás, as pessoas tinham muito preconceito com lojas virtuais de moda, muita gente pensava como comprar sem experimentar? Sem ver o produto? Por isso os e-lojistas tinham receio de abrir uma loja virtual de roupas e moda.  Atualmente ainda existem pessoas que pensam assim.  Mas acreditamos que isso esta cada vez mais sendo vencido e melhorado, como podemos ver na pesquisa, moda é o segmento que mais vende.

Posso abrir minha loja virtual de roupas e moda? Moda é um grande mercado, grandes marcas já atuam nele. Tem diversas lojas virtuais grandes e conhecidas, como Netshoes, Dafiti, e tem grandes lojas físicas que também atuam no comércio eletrônico,  como C&A, Marisa, Renner, todas essas lojas vendem muitos produtos, tem muita variedade e quantidade de todos os produtos. Ou seja, você não consegue concorrer em preço, variedade e dificilmente vai ter um frete com valor melhor que o de grandes lojas.

Então a pergunta é, como você pequeno empreendedor, vai se diferenciar e atuar nesse mercado? Para você vender moda online você precisa se especializar num nicho, num tipo de moda. Existem diversas tribos, diversos estilos no Brasil e no mundo que não são atendidos pelas grandes marcas, existe um grande pedaço de mercado que os pequenos podem se especializar.

Moda executiva ou moda evangélica?

Os pequenos que querem começar trabalhar na internet precisam escolher um foco, alguma coisa que você se torne especializado, que seja o melhor naquele produto ou que tenha um produto revolucionário no ramo. Você precisa entender seus clientes, porquê eles compram e consomem aquele tipo de produto. Precisa saber onde elas moram, o que elas consomem, como elas falam, como se relacionam, que musicas elas escutam,  que festas elas frequentam, para onde elas viajam e a partir daí você vai conseguir conversar e falar a mesma língua dos seus clientes. Isso vai ajudar a aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o cliente.

Os desafios para quem trabalha com moda hoje na internet ou para quem vai abrir uma loja virtual de roupas e moda é você conseguir fidelizar o cliente, conseguir fazer com que o cliente compre mais vezes. No momento que você tem um nicho específico e se torna uma referencia nesse setor fica muito mais fácil. Outro desafio é a questão da troca, de experimentar e ver se o produto serve, quando você também se especializa você começa a criar relação com esses clientes e facilita o processo de troca, o cliente conhece a sua marca. Além de tudo isso o grande desafio é se diferenciar e, seguindo essa estratégia de atender um nicho ou um perfil específico de publico, fica muito mais simples você se tornar a maior loja virtual de estilo x.

Vestidos de festa curto

Se especializando você não vai atender todo mundo, então você vai se perguntar, mas seu vender vestidos de festa curto, eu vou perder todos os clientes que querem vestidos de festa longos. Agora reflita, você vai aumentar a sua variedade e oferta de vestidos de festa curtos, porque você vai trabalhar só com isso, você vai ter todas as cores, todos os modelos, e para quem estiver procurando vestidos de festa curto, sua loja vai ser o paraíso. Agora imagine se você tivesse que dividir um pouco do seu estoque para vestidos longos e outro para curtos, sua loja não seria mais o paraíso e sim, mais uma loja apenas com vestidos de festa curtos e longos.

Esse foi apenas um exemplo, para ficar mais claro como escolher um nicho bem específico faz toda a diferença, talvez você perca 1 ou 2 clientes, por não oferecer o produto que eles procuram, mas você vai aumentar suas chances de conversão. Porque quem entrar na sua loja, com certeza vai encontrar o que procura, e dificilmente esse cliente vai sair da sua loja sem comprar, afinal você tinha opções exatamente do vestido, ou da saia que ele estava procurando.

Outra coisa que pode ajudar sua loja virtual de roupas e moda é estar sempre de olho na concorrência, observe as opções de compra das outras lojas, como eles mostram os produtos opções de pagamentos, veja se você está fazendo isso tudo melhor que seu concorrente, ou se você precisa melhorar. Como nós estamos aqui para te ajudar, basta você baixar nossa planilha e ir preenchendo.

➜ Planilha para análise da concorrência

E voltando na questão de como comprar sem experimentar, tenha sempre tabelas claras de tamanho, mostrando cada medida de cada parte da peça, assim o cliente vai estar ciente do que ele está comprando. Se você quer ficar por dentro de conteúdos e dicas sobre e-commerce e descobrir como é fácil vender, cadastre-se na nossa lista VIP e não perca nenhuma barbada. Temos muito conteúdo gratuito e experiências para compartilhar.

➜ Inscreva-se na nossa lista de e-mails VIP 

Boas vendas.