Lendas sobre otimização de sites – SEO

Lendas sobre otimização de sites – SEO

3802
0

Lendas sobre otimização de sites – SEO

Como falou certa vez Benjamin Franklin: “Na vida, só existem duas coisas certas: os impostos e a morte”, para o resto, precisamos de alguma experiência e muito bom senso. Quando pensamos em contratação de um serviço de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, nem sempre é fácil diferenciar um serviço de qualidade e um duvidoso, principalmente se você não tem noção do trabalho envolvido, técnicas básicas e procedimentos.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Para o empreendedor que desconhece as técnicas de marketing digital, o serviço as vezes se situa entre o intangível e o imensurável, mas isso é apenas uma impressão. O trabalho de otimização de um site para que possa alcançar boas posições nas páginas dos grandes sites de busca como Google, Yahoo e Bing, pode sim ser mensurado.

Infelizmente, ainda existem no mercado algumas empresas e “especialistas” que contam algumas lendas de que possuem a “fórmula mágica” para colocar o seu site em uma posição privilegiada nas páginas dos grandes buscadores.

Veja abaixo algumas lendas conhecidas:

Lenda 1: Garantimos o seu site na primeira pagina!

Todos nos detestamos tratar com incertezas e esse é justamente o argumento dessas empresas ou “profissionais de SEO”; a garantia de posicionamento na primeira página do Google. Se alguém lhe oferecer isso, Corra! Descarte ele na mesma hora. Isso é picaretagem.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing

Baixe e-book para datas comemorativas

O sistema do Google não dá qualquer chance de alguém garantir qualquer posição nas suas páginas. A imparcialidade é um dos motivos que fez com que a empresa se destacasse como a melhor ferramenta de busca do mundo.

Lenda 2: Tabela de Preço fixo para posicionamento

Para o leigo isso pode parecer factível, mas na prática não é. Existem algumas “empresas de SEO” que oferecem seus serviços por um preço único, independente da estrutura do site, foco de mercado ou estratégia de marketing digital. Vamos tentar posicionar a situação no mundo físico.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Se você for a um médico com um problema, e sem ele te examinar, sem te conhecer e sem te ouvir falar o valor para você ficar bom é R$ 1000,00, você vai confiar no serviço que ele está lhe oferecendo? Em um trabalho sério de otimização para ferramentas de busca, a situação é a mesma.

Lenda 3: Falamos diretamente com “Seu Google”

Alem de absurda essa é hilária. Alguns “sem noção” argumentam a seus clientes que possuem um “relacionamento especial com o Google” e dessa forma podem garantir uma posição especial para o seu site. Você realmente acredita nisso? Uma empresa que tem esse “diferencial” está dizendo que a Internet é como o senado brasileiro em que um QI pode te abrir as portas especiais para divulgar o seu site.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

O Google e outros buscadores de destaque não fazem qualquer tipo de acordo ou parceria com empresas de otimização, justamente para garantir a excelência de seus serviços e total imparcialidade no rankeamento dos sites que são apresentados em suas páginas de resposta à pesquisas. Essa é a essência do negócio e da credibilidade deles.

Então, como garantir um bom posicionamento em termos de SEO?

A garantia de um bom posicionamento nas páginas do Google e outros buscadores de destaque é relevância do conteúdo e com as técnicas de SEO aplicadas de forma correta e de forma constante. O resto são lendas. Um processo de SEO é hoje o mais importante pilar para o sucesso de qualquer empresa on-line. Soluções fáceis e mágicas são sempre o caminho mais curto para irrelevância e o fracasso.

Artigo anteriorDicas para ter um site de sucesso
Próximo artigoQuais são as formas de pagamento que devo utilizar na minha loja virtual?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA