Embalagem para loja virtual: dicas de sucesso para fidelização

Embalagem para loja virtual: dicas de sucesso para fidelização

7009
5

Entre todos os aspectos da venda online, há um que geralmente não é prestado atenção: embalagens. A embalagem é um assunto realmente interessante no comércio eletrônico, tem a ver com o produto, mas também com a estratégia de comunicação adotada e até com a logística. 

Mas, o que é embalagem no comércio eletrônico? Embalagem é um termo em inglês “packing” que, na realidade, se refere ao envoltório que acondiciona um produto. 

Deve-se pensar que, como a maioria dos produtos é vendida embalada de uma maneira ou de outra, não há diferença real na embalagem se forem compradas em um varejo ou em uma loja online … mas não é exatamente assim. 

Veremos aqui como escolher embalagem para loja virtual? Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre as embalagens + dicas para fidelização de clientes!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM PARA E-COMMERCE?

Hoje, investir em suprimentos e rotulagem de embalagens fornece um imenso impulso ao negócios. Quando o cliente obtém o produto na melhor forma, ele fica satisfeito. Isso leva ao aumento das chances de o cliente fazer pedidos futuros, resultando em maior ROI e crescimento nos negócios.

Vejamos 4 razões pelas quais a embalagem adequada pode ajudar as empresas de comércio eletrônico:

REDUZ OS CUSTOS DA EMPRESA 

A embalagem adequada ajuda a reduzir significativamente os custos da empresa. Uma boa embalagem garante que o produto não seja danificado durante o transporte, garantindo assim chances mínimas de os clientes enviá-lo de volta. 

Quando o produto é devolvido, é necessário incorrer em custos adicionais para reenviar o produto devolvido. No caso de um reembolso, você deve reembolsar o custo do produto, que reduziria novamente os lucros da empresa. 

Ao garantir uma boa embalagem, você pode evitar esses custos extras. Entre em contato com um bom fornecedor de material de embalagem para determinar qual material usar para obter excelentes resultados.

CRIA RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Um aspecto central da construção de um relacionamento entre uma marca e o usuário final é a embalagem. Se o seu produto estiver bem embalado, ele deixa uma impressão duradoura no cliente, muito tempo após a venda. 

A embalagem de produtos do dia a dia, como material de escritório comercial, creme dental, entre outros, pode afetar a percepção da marca toda vez que o produto é pedido e usado. Determine se a embalagem facilita ou dificulta o uso do produto pelo consumidor. A experiência do usuário é o que cria ou quebra o produto. Uma boa experiência do cliente pode ganhar a lealdade do cliente. Eles estão dispostos a pagar mais por um ótimo produto.

CRIA UMA BOA IMPRESSÃO E IDENTIDADE DE MARCA

A embalagem adequada ajuda a criar uma boa primeira impressão do seu produto nos clientes. A opinião ou impressão do seu negócio sobre o cliente será boa se ele ou ela receber um produto bem embalado. 

A embalagem adequada também ajuda na criação de uma forte identidade de marca. Adicione uma etiqueta personalizada com o logotipo da empresa, o nome da marca entre outros, para se destacar dos seus concorrentes e crie um valor de marca distinto.

Verifique se as empresas de embalagens colocam informações essenciais sobre o produto que você deseja que seus clientes conheçam. Se o seu produto for um item alimentar ou cosmético, é importante que você imprima informações sobre a data de fabricação, data de validade entre outros. 

Na embalagem, invista em uma impressão de alta qualidade, material de embalagem exclusivo e um design diferenciado que suporta a abordagem e a estratégia da sua marca, essas dicas certamente ajudarão você a envolver os usuários e a diferenciar sua marca.

PROMOVE O VALOR DA MARCA

A embalagem não é tão simples quanto um recipiente que contém o produto. Em vez disso, deve ser criado de maneira a armazenar e proteger o produto de qualquer tipo de dano ou desgaste. 

No caso de produtos de saúde ou alimentos, a embalagem deve ter temperatura controlada. A embalagem não precisa ser muito complexa ou sofisticada, mas deve idealmente cumprir objetivos importantes, como ajudar os clientes a obter o produto em uma condição adequada. Tudo isso ajuda a promover e aprimorar o valor da marca.

O QUE A EMBALAGEM PRECISA TER PARA SER ATRATIVA?

Vamos ser honestos, o produto é o que é importante, não a caixa em que ele vem, certo? Afinal, essa atenção às embalagens não é a norma para todas as marcas de comércio eletrônico.

Pode ser um choque, mas a realidade é que, quando a embalagem do produto é usada da maneira certa, ela tem o poder de incentivar negócios repetidos e aumentar sua base de clientes.

A boa notícia é que, apesar de acertar o design é mais simples do que você pensa. Para começar, você precisa entender que o design do pacote deve alinhar sua mensagem online com a experiência do cliente no mundo real, se destacar da concorrência e definir um padrão desde o início.

Lembre-se de que a experiência do cliente não para na tela de checkout. De fato, continua até quando os clientes recebem seu primeiro pedido pelo correio. Este é o começo oficial do seu relacionamento com o cliente/marca.

USE O DESIGN DA EMBALAGEM PARA SE DESTACAR 

A aparência ou design da sua embalagem reforça a decisão do cliente de comprar de você e entregar o valor prometido que você compartilhou online. Pense em como é bom receber uma caixa personalizada e bem embalada após dias ou semanas de pesquisa online. Os clientes se sentem validados em sua compra quando isso acontece.

A embalagem do produto é um fator a ser comparado com a concorrência. Crie embalagens que se destaquem e o tornem reconhecível pelo seu público. Quanto mais reconhecível você for, mais fácil se tornará conhecido pelo valor que você oferece. Isso, por sua vez, gera negócios repetidos à medida que os clientes voltam a comprar mais.

VALE A PENA INVESTIR EM EMBALAGENS PERSONALIZADAS?

Com os avanços da tecnologia, parece que toda a experiência de compra é personalizada para os consumidores. Desde os anúncios vistos online até a demografia detalhada dos clientes, o fornecimento instantâneo de informações permite que o comércio eletrônico e as lojas físicas ofereçam informações e produtos personalizados a seus consumidores.

Com uma melhor compreensão do seu mercado e do que seus clientes precisam, você pode personalizar sua embalagem para atender a essas necessidades. Ao escolher embalagens onduladas personalizadas, você pode obter a estrutura e a aparência desejadas. Isso é especialmente importante se você precisar proteger produtos delicados ou se destacar da concorrência.

Por exemplo, você encomendou alguma coisa da Amazon recentemente? Em caso afirmativo, você notou algo especial sobre a fita de embalagem que eles usam em todas as caixas de papelão ondulado? É impressa sob encomenda com mensagens de marketing oportunas – de “Black Friday Sales” a “Amazon Prime Video” e “Alexa”. A fita para embalagem é uma necessidade quando você está enviando algo. Por que não usá-lo também como veículo de marketing?

EMBALAGEM PERSONALIZADA REDUZ O DESPERDÍCIO

Quando você usa um tamanho de caixa que não está correto, acaba precisando usar materiais extras para encher a caixa e ajudar a evitar danos. Com embalagens onduladas personalizadas, você pode obter uma embalagem bem ajustada que corresponde ao conteúdo do produto, o que ajudará a reduzir o desperdício e a eliminar o excesso de material.

Um dos principais desejos dos consumidores millennials quando compram produtos é escolher algo com embalagens ecológicas. Ao reduzir o desperdício e eliminar o excesso de materiais, você pode oferecer uma opção mais consciente do que as caixas padrão permitem.

As pessoas valorizam muito as primeiras impressões e a embalagem é a primeira chance que seu cliente de comércio eletrônico tem para tocar em seu produto. Além disso, se suas caixas de remessa personalizadas deixarem uma primeira impressão positiva, elas poderão aumentar as expectativas do próprio produto. 

Se você pode oferecer embalagens e produtos excepcionais, seus clientes terão uma experiência geral melhor.

Para impressionar ainda mais os clientes, considere também a atualização para rótulos visualmente atraentes.

O QUE PRECISA ENVIAR JUNTO COM A EMBALAGEM?

O envio de pacotes para clientes sem nenhum dano é algo que todo proprietário de empresa de comércio eletrônico se esforça para realizar, estejam eles sendo enviados dentro do país ou não. Quando os produtos não são embalados adequadamente, eles ficam vulneráveis ​​a danos. 

Quando isso acontece, tende a diminuir significativamente a satisfação do cliente da loja embalagem e o lucro, principalmente se ocorrer com frequência.

Quando falamos de distâncias longas, e envio por Correios ou transportadoras privadas cada empresa possui suas próprias regras, mas existe uma lista de informações básicas para qualquer tipo de embalagem. Vamos a elas:

  • Peso do pacote;
  • CEP de destino;
  • Peso do pacote;
  • CEP de origem;
  • Dimensões do pacote (Altura, Largura, Comprimento).

Com essas informações, sua embalagem já pode ser despachada. 

ENVIAR BRINDES FAVORECE A EMBALAGEM DO PRODUTO?

Um brinde é um item adicional que os varejistas de comércio eletrônico podem colocar em remessas antes de enviá-las aos clientes, e são uma ótima maneira de aprimorar sua estratégia de entrega da embalagem para loja virtual. Os brindes geralmente são inesperados e podem gerar boa vontade com os novos clientes.

Os clientes não precisam pagar nada a mais, ao invés disso, um brinde é algo que uma marca usará para espalhar a conscientização sobre campanhas e promoções e fornecer valor agregado. No geral, são um gesto versátil e econômico para construir um relacionamento com seus clientes.

Os brindes parecem bastante simples – basta jogar um panfleto ou cupom na caixa sempre que você enviar um pedido. Mas existem muitas opções que você pode usar para agregar mais valor e criar maior lealdade com seus clientes. Vamos dar uma olhada em alguns dos tipos mais populares de opções de inserção de embalagem.

  • Ofertas de desconto;
  • Amostras de produtos;
  • Pequenos presentes;
  • Cartões de agradecimento e notas pessoais;
  • Revisão do produto ou uma solicitação de compartilhamento no social.

No final, os brindes realmente oferecem mais valor, excedendo as expectativas e combinando a oferta certa com seu público-alvo.

QUAL É O CUSTO MÉDIO DA EMBALAGEM PARA LOJA VIRTUAL?

Toda empresa deseja evitar a armadilha de pagar uma porcentagem muito alta do custo de seus produtos em embalagens para loja virtual, portanto, não é de surpreender que uma pergunta comum que uma empresa faça seja: “Quanto deve custar minha embalagem?” ou “Qual a porcentagem do custo do seu produto associada à embalagem?”.

Aqui estão os resultados:

  • Produtos – % do custo do produto;
  • Durabilidade -.01-2%;
  • Fragilidade e Marketing – 3-7%;
  • Baixa quantidade e complexidade – 8-10%.

Muitos fabricantes reservam de 1% a 10% do custo de seus produtos para a embalagem, mas isso pode ser um grande diferencial se você tiver um produto caro. Aqui estão algumas diretrizes que podem ajudá-lo a determinar a porcentagem mais próxima que você pode gastar na embalagem do seu produto.

DICAS DE MATERIAIS PARA EMBALAGEM PARA LOJA VIRTUAL

Você sabe qual é o principal objetivo da embalagem para loja virtual? A embalagem não atua apenas como uma “pele” que protege os produtos dos elementos externos, mas também deve ser bonita o suficiente para que as pessoas possam comprá-lo.

A embalagem do produto para a loja online pode ser um pouco mais difícil do que os produtos para lojas físicas. Você precisa construí-lo o mais flexível e forte possível, para que seu produto possa sobreviver em qualquer tipo de cenário. O material necessário e o design da embalagem podem diferir com base na variante do produto:

ENVELOPE OU PAPEL 

Este material de embalagem pode ser usado para um produto mais forte que não será danificado, mesmo quando você o colocar sob o item mais pesado. Você pode usar papel para embalar roupas, documentos, cartas, toalhas, livros, entre outros..

PLÁSTICO BOLHA 

Este material pode ajudar a amortecer a vibração, mas não a pressão. Você pode usá-lo para embrulhar pequenos produtos eletrônicos, como um smartphone ou hardware de computador, como uma placa-mãe.

ISOPOR 

O isopor é muito leve e flexível. Você pode obtê-lo em vários tipos de formas, como caixas, folhas ou bolinhas. A caixa de isopor é forte o suficiente para suportar pressão e vibração. Também é à prova d’água. Você pode usá-lo para embalar grandes produtos eletrônicos, ovos, produtos de vidro e outro item frágil.

CARTÃO

O cartão vem em diferentes qualidades e espessuras. O mais grosso é bastante forte para lidar com a pressão externa. Você pode usar papelão junto com isopor para obter a máxima proteção. Um cartão bem projetado também pode ajudar a aumentar a beleza do seu produto.

CAIXA DE MADEIRA 

Esse geralmente é usado como proteção e embalagem extra, juntamente com papelão e/ou isopor, especialmente para itens delicados como porcelana, cerâmica ou produtos eletrônicos caros, como TV e computadores de última geração.

Como vimos, embalagens funcionam como uma ferramenta de marketing e existem várias maneiras de ajudar a tornar a experiência do cliente mais prazerosa. Quer saber mais? Acesse: Loja virtual:como ingressar no mercado de embalagens

 

Artigo anteriorComo capturar e-mails: 6 dicas para aumentar dez vezes mais
Próximo artigoPublicar anúncios gratuitos: como fazer? 10 sites para anunciar
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.