Dia do consumidor: Aproveite essa data para gerar mais vendas

Dia do consumidor: Aproveite essa data para gerar mais vendas

1714
0
Dia do consumidor: Aproveite essa data para gerar mais vendas
Dia do consumidor: Aproveite essa data para gerar mais vendas

Dia do consumidor: Aproveite essa data para gerar mais vendas, confira algumas dicas para uma estratégia de marketing eficiente

Você que possui uma loja virtual, qual ação preparou para o Dia do Consumidor? Embora seja recente, a comemoração já foi oficializada no Brasil. Desde 2014 o dia do cliente é comemorado, sendo que em 2014, na primeira edição, a iniciativa de criar essa data foi do portal Buscapé.

Para tanto, o site reuniu uma série de descontos no dia 15 de março, dando início à campanha #diadoconsumidorBrasil. No entanto, o dia mundial do consumidor já era comemorado em alguns países, sendo que a instituição da data se deu nos Estados Unidos, quando o então presidente estadunidense, John Kennedy, em 1962, definiu esse dia para que fossem lembrados os direitos do consumidor.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

De qualquer forma, essa é mais uma data que todos os empreendedores virtuais podem aproveitar para gerar mais vendas, da mesma forma que ocorre em outras ocasiões comemorativas. Entre elas, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e nas festas de final de ano.

Além disso, algumas lojas virtuais aproveitam a data e estendem a celebração, promovendo a Semana do Consumido. A cada edição, aumenta o número de consumidores online que aproveitam os descontos e as demais formas de conquistar clientes lançadas pelo comércio eletrônico. Diante disso, é importante preparar para a ocasião uma campanha de marketing eficiente.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Como vender mais no Dia Mundial do Consumidor

Assim como deve ser feito nas demais datas comemorativas que impulsionam as vendas, o Dia do consumidor exige uma estratégia de marketing exclusiva. Diferente de outras datas, essa pode ser aproveitada pelos lojistas dos mais variados nichos de mercado, seja do segmento de vestuário, beleza, saúde, eletrônicos, importados e mesmo da área de serviços.

➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail

Descontos, frete gratuito, frete fixo para todo o país e brindes são algumas das ações que podem ser feitas. No entanto, cada empresário deve avaliar, antes de escolher quais benefícios oferecer, se eles são realmente atrativos ao seu público alvo. Lembre-se que a concorrência também está com facilidades na hora de comprar e, por isso, mais do que nunca um diferencial é essencial.

Já que o Dia do consumidor ainda não se tornou um tipo de Back Friday, nem todas as lojas virtuais participam das comemorações e oferecem promoções aos seus clientes. Nesse sentido, você pode se destacar ao fazer uma ampla divulgação sobre as vantagens que a data estará dispondo a quem realizar compras nessa data.

Essas informações podem ser apresentadas nos canais de comunicação que você já dispõe para interagir com o seu público alvo, mas também pode apostar em novas ações. Entre elas, hotsite, e-mail marketing, vídeos, anúncios nas redes sociais, entre outras maneiras de publicidade.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Além disso, como o Dia do consumidor ocorre em março, um mês que nem sempre as pessoas estão acostumadas a gastar mais em lojas virtuais, já que muitas delas viajam nessa época próxima ao Carnaval, é preciso ser persuasivo. Ou seja, quem deseja vender deve fazer uma campanha que mostre todas as vantagens de adquirir as suas mercadorias.

Dicas para vender no Dia do consumidor

Além de oferecer um produto, existem outras formas indiretas, mas também muito eficientes, de estimular os consumidores a comprar, o que pode ser feito pelos mecanismos de fidelização do cliente e pelo marketing de conteúdo. O primeiro se refere ao contato permanente com o cliente da sua loja virtual, sempre estando presente em sua vida.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

Dessa forma, quando ele precisar de alguma coisa vai se lembrar primeiro do seu e-commerce. Já o marketing de conteúdo se refere ao uso de blogs, mídias sociais e demais canais de comunicação para dispor de informações relevantes aos seus clientes em potencial, sem necessariamente apresentar um produto.

Ao contar com conteúdo relevante de interesse ao consumidor online, quando ele precisar de uma mercadoria, mais uma vez, vai pensar antes na sua loja virtual. Um exemplo de fidelização de cliente é enviar uma mensagem Dia do consumidor por e-mail, lembrando a ele dos direitos que possui e que estão previstos no código de defesa do consumidor.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Essa é uma forma de mostrar que você também se preocupa com a qualidade do processo de venda e não apenas em vender cada vez mais. Isso agrega valor ao seu e-commerce, além de ganhar mais confiança e credibilidade por parte dos seus clientes. Ao final da mensagem é possível fazer uma alusão às promoções que serão oferecidas em sua loja virtual.

O que não esquecer no Dia do consumidor

Assim como é importante investir em marketing para divulgar o Dia do consumir e os descontos e demais benefícios que a sua loja virtual vai oferecer, também é essencial que você esteja preparado. Ou seja, se as vendas em março não costumam ser muito volumosas e, por isso, você não tem o hábito de contar com muitos produtos em estoque, deve fazer algumas mudanças.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Já que você pretende vender mais nessa nova data comemorativa também deve estar pronto para ter à disposição todos os produtos que você pretende comercializar. Ter na vitrine da sua loja um produto e, depois de finalizar a compra, informar que ocorrerão atrasos em sua entrega pode prejudicar muito a imagem do seu e-commerce.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Nesse sentido, uma dica é acompanhar a evolução dos números referentes às vendas no Dia do Consumidor. Você também pode oferecer descontos apenas em alguns itens, como aqueles que estão em maior número em seu estoque. Essa dica é, inclusive, uma forma de você conseguir vender produtos que estão parados e não possuem muita saída.

Mesmo quem não trabalha com estoque deve estar preparado para o aumento da demanda por diversos produtos que vem acontecendo no mês de março desde que foi implantado o Dia do consumidor no calendário oficial de muitas lojas virtuais. Todos esses cuidados são essenciais sempre, mas nas datas comemorativas é ainda mais importante.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Além disso, é preciso estar atento á logística, para que as entregas sejam feitas no prazo estipulado, outro aspecto que, quando há problemas, pode fazer com que você perca para sempre um cliente. Por fim, você pode fazer parcerias com demais sites que promovem o Dia do consumidor para ampliar a sua atuação nessa data.

Artigo anteriorA internet e a transformação dos hábitos de compra dos brasileiros
Próximo artigoComo medir a taxa de conversão no comércio eletrônico
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA