(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como vender cursos: 7 dicas INFALÍVEIS para atrair alunos

Por Marcio Eugênio | 29/01/2020
2864
|
0
Como vender cursos: 7 dicas INFALÍVEIS para atrair alunos

Quando falamos sobre vendas online, muitas pessoas pensam nas lojas virtuais que oferecem uma grande variedade de produtos. De fato, essa é uma excelente modalidade de comércio, mas não é a única. Através da internet, também é possível vender serviços. Dentro desse contexto, cada vez mais surgem alternativas de cursos online. 

Se você tem interesse nesse tema, continue lendo! Criamos um material super completo ensinando tudo sobre como vender cursos na internet. Boa leitura! 

COMO FAZER PARA VENDER MAIS E MELHOR?

Para vender cursos pela internet, é fundamental ter um material de qualidade, que realmente encante o cliente. Além disso, esse é um tipo de serviço cujo benefício poderá ser avaliado apenas após o consumo e, por isso, deve ter uma propaganda muito bem estruturada, que demonstre todos os benefícios que o curso vai proporcionar.

Tenha em mente que uma boa divulgação cria expectativas nos clientes e, por isso, o curso deve entregar tudo aquilo se promete. Além disso, é bem interessante contar com o feedback de pessoas que já compraram o curso e que ficaram bem satisfeitas com o conteúdo. Isso passa confiança e influencia diretamente na decisão dos futuros clientes. 

O QUE É NECESSÁRIO PARA APRENDER COMO VENDER UM CURSO?

Se você quer saber como vender cursos pela internet, lembre-se que o foco deve estar no atendimento. É claro que a plataforma, o preço e as formas de pagamento são importantes, mas o fator determinante para a compra do material é a forma como você dialoga e ampara o seu consumidor. 

Cada vez mais, os clientes valorizam um bom atendimento, e isso deve ser priorizado, já que passa confiança e demonstra que o conteúdo do curso será de excelente qualidade. Existem algumas estratégias que podem ser aplicadas para aumentar vendas de cursos. Confira a seguir:

  • A satisfação do cliente vem sempre em primeiro lugar
  • A recepção deve ser cordial e gentil
  • É importante ouvir o consumidor e atender às suas necessidades
  • A empatia ajuda no melhor andamento das negociações
  • As informações prestadas ao cliente devem ser claras e verdadeiras

QUAL É O MELHOR CURSO DE VENDAS PARA INVESTIR?

Um dos temas de cursos que mais atraem consumidores é justamente sobre vendas. Esse tipo de material qualifica os vendedores e explica os melhores métodos para abordar os clientes e para demonstrar os pontos positivos dos produtos. Com um número cada vez maior de e-commerce, esse conteúdo se torna cada vez mais relevante.

Dentro desse tema, existem duas modalidades que podem interessar os vendedores: os cursos focados em vendas presenciais e os cursos focados em vendas online. Ambos servem para qualificar os vendedores e destacá-los no mercado de trabalho. Mas, afinal, qual deles escolher? Aqui apresentaremos as diferenças entre os dois conteúdos:

CURSO DE VENDAS PRESENCIAL

Um curso de vendas presencial foca principalmente no contato direto entre o vendedor e o cliente, dando atenção às interações que ocorrem em lojas físicas. Nessas situações, o vendedor precisa estar muito qualificado, já que tudo acontece de forma instantânea. Escolha este tipo de curso se você lida com o cliente em pontos de venda físicos. 

CURSO DE VENDAS ONLINE

Já o curso de vendas online é focado nas lojas virtuais. Nesse tipo de comércio, a loja funciona como vendedor e, por essa razão, deve estar preparada para responder todas as dúvidas do cliente. Já contato com o dono do e-commerce ocorre a partir de chat ou e-mail, o que necessita de uma comunicação simples, clara e direta. 

O QUE É IMPORTANTE PARA VENDER CURSOS?

Mas, afinal, como vender cursos pela internet? Como o ambiente online não permite uma interação direta entre o vendedor e o interessado pelo curso, é fundamental entender as técnicas de venda online e saber como aplicá-las na comunicação da sua marca. Isso fará toda a diferença para o negócio. 

Além disso, você deve oferecer um produto de qualidade, que satisfaça completamente a expectativa dos seus clientes e os leve a recomendar o curso para amigos, colegas de trabalho e conhecidos. Veja aqui dois itens bem importantes para quem saber como vender cursos pela internet:

1. ENTENDA COMO SER UM BOM VENDEDOR

Durante a vida, conhecemos pessoas brilhantes na arte de vender. Elas têm o dom para os negócios, conseguem vender qualquer coisa, em qualquer circunstância. Ser vendedor é garantir oportunidades em praticamente qualquer negócio, pois todas as operações comerciais necessitam da pessoa que apresenta o produto e convence o cliente. 

Com o avanço tecnológico, o mercado digital expandiu ainda mais as portas para as vendas e outras oportunidades para vendedores. Você pode até não ter nascido sabendo vender, mas tenha a certeza que ao escolher um curso de qualidade, as habilidades necessárias para uma ótima venda serão estimuladas e aperfeiçoadas. 

Por isso, na busca dos melhores cursos de vendas da internet, primeiro compreenda quais são as suas verdadeiras necessidades referentes ao mercado digital e conheça as opções de cursos de vendas disponíveis para você escolher. Um bom conteúdo poderá torná-lo um excelente vendedor! 

2. PROCURE CONHECER AS OPÇÕES DE CURSOS

Se o seu desejo é o de aperfeiçoar sua atuação como vendedor, será necessário muita dedicação. O sucesso não é algo fácil, mas aliando o esforço e uma boa capacitação profissional, qualquer pessoa consegue alcançar os seus objetivos. Os cursos de venda são a oportunidade de crescer como profissional.

O objetivo de um curso de vendas é apresentar através de disciplinas o funcionamento o mercado de vendas, os perfis de clientes, como vender com qualidade, etc. Enfim, o intuito de um curso para vendedor é capacitar o aluno para o processo de venda de um produto ou de um serviço.

Qualquer pessoa pode fazer o curso de vendas, tanto vendedores que pretendem melhorar suas técnicas, quanto pessoas inexperientes que desejam entrar no mercado de vendas. Esses alunos aprendem a reconhecer seus clientes e a escolher a melhor forma de abordagem na venda, assim como técnicas de persuasão.

7 DICAS DE COMO VENDER CURSOS

Sem dúvidas, a lógica de como vender cursos online é semelhante à aplicada para vender produtos na internet. Isso porque, embora os cursos tenham um conteúdo profundo sobre algum tema, não deixam de ser um serviço como qualquer outro. Por essa razão, uma venda será melhor conduzida se você conhecer os 7 itens a seguir: 

1. OFEREÇA UM CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE

Se você quer aumentar vendas de cursos, lembre-se de oferece um conteúdo de alta qualidade. Isso fará com que os compradores fiquem satisfeitos e recomendem o material para as pessoas do seu círculo social. A divulgação é fundamental para a venda de cursos online, mas o boca-a-boca também é importante! 

2. FAÇA UMA BOA DIVULGAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS

Use as redes sociais a seu favor! Divulgue o curso no Facebook e no Instagram e invista nas ferramentas do Google para se aproximar do seu público-alvo. Ao dialogar com as pessoas certas, as suas chances de conversão são bem maiores! Além disso, se for o caso, faça um blog e tenha uma postura de especialista no tema. Isso tem muito poder! 

3. FOQUE NO BENEFÍCIO DO CURSO

Na hora de divulgar o seu curso, foque nos benefícios que ele oferece. Ou seja, demonstre quais são os pontos que o seu cliente conseguirá aperfeiçoar após assistir às aulas. Tenha em mente que quem busca por cursos online está buscando crescimento pessoal ou profissional e, por isso, quer saber de forma concreta o que o material tem.

4. USE A PERSUADIR, SENSO DE URGÊNCIA E ESCASSEZ PARA ATRAIR USUÁRIOS

Uma técnica que deve ser usada por quem quer entender como vender cursos diz respeito à escassez. Ou seja, demonstre para o seu público-alvo que o seu conteúdo não estará à venda para sempre. Ou, se estiver, que não será vendido sempre por aquele preço. Essa abordagem influencia bastante no processo de decisão do consumidor.

5. MOSTRE QUE VOCÊ DOMINA O ASSUNTO

Se você tem um curso online, é porque é especialista naquele tema. Mas como o seu público saberá disso se você não se posicionar assim? Mostre que você domina o assunto falando sobre o conteúdo nos stories, publicando em um blog, etc. Divulgue a si mesmo tanto quanto você divulga o seu produto.

6. INVISTA EM UM PROGRAMA DE INDICAÇÃO

A indicação pode fazer milagres no mundo da internet. Por essa razão, incentive os seus clientes a darem feedbacks sobre o seu material e use isso a seu favor. As pessoas tendem a confiar muito mais quando seus semelhantes falam sobre algum produto do que quando a própria marca o divulga.

7. MONTE UMA ESTRATÉGIA DE VENDAS

Como falamos, os cursos virtuais são produtos como quaisquer outros. Assim, por melhor que sejam, devem ter uma estratégia de vendas estruturada. Faça um plano de divulgação bem completo e organize-se para segui-lo religiosamente. Assim, aumentará as chances de impactar o seu público e vender bastante. 

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como vender cursos pela internet! Lembre-se que o mercado digital oferece muitas possibilidades para quem está bem qualificado e conhece o seu produto. Se você quer entender mais sobre estratégia de vendas, confira esse material e boas vendas!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados