Como vender serviços pela internet

Como vender serviços pela internet

5319
3
como vender serviços

As pessoas costumam ter muitas dúvidas na hora de entrar no ramo do e-commerce, como conquistar clientes, como anunciar, e se eu quiser vender outra coisa? Como vender serviços? Tudo pode ser vendido na internet, desde que não seja ilegal, e você siga todas as exigências fiscais ou peculiares de cada produto ou serviço.

Vender serviços é um desafio, principalmente quando você está vendendo pela internet, você vende algo que as pessoas não podem pegar na mão, não podem tocar, não podem sentir o cheiro, e ainda faz isso virtualmente, ou seja, você vendedor é tão invisível quanto o produto. Com certeza, você mesmo já julgou um serviço pela aparência de quem estava executando, como por exemplo, um médico, uma cabeleireira ou um mecânico. Mecânico sujo demais passa a ideia de que faz um serviço porco, mecânico limpinho demais, passa a ideia de que não sabe de nada. O mecânico ideal, analisando visualmente, seria um meio termo, o sujo limpinho.

como-vender-servicos
Na ordem dos fatos: Sujo, não sabe nada, esse é o cara!

Quando você vende pela internet o cliente não pode fazer esse julgamento visual do vendedor. Para realizar uma venda você precisa convencer o cliente que mesmo sem que tocar no produto, ou ver o vendedor, pode confiar que o seu serviço é de qualidade. Lojas virtuais de produtos já costumam ter certa dificuldade para gerar confiança no cliente.

Muitos e-commerces relatam receber ligações só para saber se tem alguém do outro lado da linha mesmo, para ver se tem alguém atendendo. As pessoas tem medo de serem enganadas, por isso, quando você for vender um serviço na internet não faça nada que possa parecer suspeito. Parecer já é o suficiente para afastar clientes em potencial.

Você precisa tangibilizar

Um dos grandes segredos de como vender serviços pela internet é tangibilizar, crie pacotes de serviços, e especifique o que vem dentro de cada pacote. Venda algo que resolva o problema dos seus clientes. Mostre vídeos com depoimentos de clientes que já utilizaram seus serviços e estão satisfeitos, mostre que seus serviços são reais e pessoas reais utilizaram e recomendam que outras pessoas usem também.

Estruture o que você está vendendo, o pior problema da venda de serviços é que as pessoas não sabem direito o que estão comprando, então não sabem o que esperar. Ai acontece aquele famoso, ah, mas eu achei que fosse diferente. Poxa se o cliente comprou sem entender o que está comprando, você não soube vender, ou soube vender tão bem que passou a conversa no cliente. Se você não sabe nem vender o seu produto, como vai entregar um serviço de qualidade? Ou se você já enganou o cliente na hora do compra, como vai ser na hora executar o serviço?

O cliente já perdeu toda a confiança que tinha depositado em você, e agora você fornecedor do serviço também está inseguro, pois não conseguiu explicar o que estava vendendo, o cliente se enganou e a culpa é sua. Que passou por mau caráter sem ter a mínima intenção de enganar ninguém. Evite situações como esta deixando claríssimo como a branca de neve, o que você está vendendo, que tipo de serviço vai entregar para o cliente.

como vende serviços
Serviço é como essa cadeira da esquerda, ela não está ali, mas você precisa ver como a sua empresa fica quando você contrata o serviço

É um curso? Diga todas as aulas que estarão presente no curso, diga o tempo de duração aproximado do curso, diga o material necessário para realizar o curso, explique até o óbvio, deixar alguma coisa subentendida é o primeiro passo para gerar confusão. Está vendendo um atendimento, ou uma consultoria? Explique o tempo de duração e como ocorre o processo. O que será feito no primeiro momento, as conclusões, as soluções, prazos.

Se você é o vendedor do serviço, cabe a você mostrar o que está sendo vendido, como isso vai ajudar o cliente, quem já teve resultados com isso e o que realmente você oferece para chegar nesse resultado. Uma pessoa que entende mal sua oferta pode sair por aí espalhando que foi enganada e isso vai prejudicar todo seu trabalho, então certifique-se de que o cliente não ficou com nenhuma dúvida antes de fechar o negócio.

Loja virtual de serviços

Geralmente a página na internet que vende serviços se parece mais com um site do que com uma loja virtual, porque mesmo que você ofereça vários produtos, não vai ser um quantidade tão grande quanto se fossem produtos. Uma empresa de telefonia por exemplo, mostra os planos dentro do site, e ali mesmo já tem o botão comprar. Não é nada parecido com um e-commerce de celular. É mais institucional, tem o serviço, mas tem muita informação da empresa em si. Veja o exemplo abaixo.

como-vender-servicos
Observe que os serviços são vendidos em pacotes, exatamente como falamos

Neste caso os 2 prints são da mesma operadora, porque o serviço vendido linha telefônica + internet, não faz o menor sentido sem um Smartphone. Logo a empresa opta por oferecer produtos onde o seu serviço seja utilizado, desta forma não fica aquela impressão de que você não comprou nada. Além do plano a pessoa pode adquirir a linha. Porém, tentando fazer uma compra de plano + aparelho, não ficou claro se o valor a pagar por mês seria do plano com aparelho, ou apenas do plano e o aparelho deveria ser pago separadamente.

como-vender-servicos
Será que o serviço vem incluso no preço?

Um fator muito importante na hora de vender serviços, é evitar os ruídos de comunicação que podem acontecer, mostre para o cliente, o que exatamente ele está comprando. Deixe claro que ele está pagando X para receber o serviço Y e se quiser o adicional Z, vai ter que pagar um pouquinho a mais. Não deixe o cliente com dúvidas. Ruídos na comunicação acabam com a confiança entre vendedor e comprador, porque quando tem ruído sempre tem alguma coisa que ficou mal entendida por uma das partes.

Sempre que possível aumente a satisfação do seus clientes, se você não souber como fazer isso, faça uma pesquisa, veja o que eles estão precisando, ou o que eles estão esperando da sua empresa para que você possa melhorar isso. Para ter um cliente satisfeito tenha sempre um bom atendimento, se você perceber que o seu cliente está com problemas, veja o que você pode fazer para ajudá-lo. Avalie se você deve cobrar por isso ou não, as vezes uma simples dica pode resolver tudo.

Se você quer lucrar na hora de vender serviços, escolha algo que tenha pagamentos recorrentes, algo que o cliente vai pagar todos os meses para você depois de contratar, e claro vai receber o serviço por todos esses meses também. É mais barato manter um cliente, do que conseguir novos clientes, com certeza, você já sabe disso, mas não custa nada reforçar.

Nós da D Loja Virtual, vendemos serviço, veja só, temos muita propriedade no assunto para vir aqui contar como vender serviços. Mas se não atendermos bem nossos clientes eles vão migrar para outras plataformas. Percebemos ao longo dos anos que os lojistas tinham muitas dificuldades para vender, então para solucionar esse problema dos nossos clientes oferecemos conteúdo gratuito, vídeo, texto e agora também em áudio, para ajudar os nossos clientes a venderem mais.

➜ Palestra On-line: 8 dicas fantásticas para montar uma loja virtual

Isso deu tão certo, que até lojistas que não são nossos clientes nos procuram atrás de dicas de como vender mais, o que a gente ganhou divulgando todo esse conteúdo de graça? Bom, se os nossos clientes estão vendendo, então eles estão ganhando dinheiro, e estão satisfeitos, e cliente satisfeito não troca de plataforma. Logo, nós ganhamos clientes que vão continuar sendo nossos clientes. =)

Com o interesse de tantas pessoas no nosso conteúdo, percebemos a nossa propriedade e experiência para falar de e-commerce, resolvemos fazer também alguns cursos e treinamentos pagos, para ajudar todo e qualquer pequeno lojista virtual a vender mais. O que nós ganhamos com isso? Bom, se muitas lojas virtuais estão vendendo bem o e-commerce está crescendo, e se o e-commerce está crescendo, nós crescemos com ele. É simples.

➜ SEO Atômico Para E-commerce

Esperamos que esse texto possa te ajudar a entender a mágica de como vender serviços na internet. Caso você tenha alguma dúvida, deixe um comentário. Todos os comentários são lidos e respondidos.

  • Rodrigo T D’Souza

    Excelente este artigo, me esclareceu muitas dúvidas, parabéns!

    • Bruna Martins

      😀

  • Joao Felippe

    o cadastro nesse disqus é extremamente doloroso e trabalhoso, instale o chat do face direito que vai ter 500% mais de interação aqui. abraço