Como vender um produto: 8 dicas infalíveis para vender qualquer produto

Como vender um produto: 8 dicas infalíveis para vender qualquer produto

4250
1
como vender um produto

Você tem uma loja virtual? Então deve concordar conosco de que ninguém conhece o seu produto melhor do que você mesmo. Você sabe sobre a finalidade do item, a qualidade, o modo de uso, os recursos, a durabilidade e o preço. 

Justamente por isso, o vendedor online é a melhor pessoa para convencer o cliente de que ele está diante de uma boa oportunidade. Para ajudá-lo nessa etapa, compartilhamos 8 dicas sobre como vender um produto em loja virtual:

COMO VENDER UM PRODUTO PARA O CLIENTE

A abordagem de venda varia conforme o produto oferecido e o público a quem ele se destina. Para explicar  como vender bem um produto, vamos recorrer a um exemplo. Imagine que você tem uma loja de brinquedos e que tem em seu estoque a Boneca Meu Bebê, destinada a meninas de 4 a 10 anos e comprada principalmente por pais e avós. 

Este produto possibilita dois tipos de divulgação diferentes. Veja só:

CRIANÇAS DE 4 A 10 ANOS 

O primeiro tipo de divulgação é voltado para as próprias crianças, que são as principais interessadas pela boneca. A melhor forma de apresentar este produto é mostrando as funcionalidades do brinquedo e os tipos de roupa e de acessórios que acompanham a boneca.

PAIS E AVÓS

Já o segundo tipo de divulgação pode ser destinado aos pais e avós, já que as crianças não comprarão o produto diretamente. A abordagem de marketing utilizada para chamar a atenção dos adultos é diferente da usada para atrair as crianças. Em geral, a propaganda para esse segundo grupo apresenta uma criança feliz e entretida por muitas horas.

Deste modo, você pode perceber que é preciso conhecer profundamente o produto para entender quais características devem ser destacadas para cada tipo de cliente. No caso do comércio eletrônico, a segmentação dos anúncios possibilita que você divulgue o produto levando em consideração o público a quem se dirige. 

COMO VENDER UM PRODUTO EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

No caso de uma entrevista de emprego, o produto é você e o seu conhecimento. Neste caso, a venda do produto não se aplica a um objeto, mas a uma pessoa. O mais importante para convencer alguém sobre o seu interesse e a sua competência é acreditar em si. 

Muitas vezes, as pessoas confundem humildade com virtude. A entrevista de emprego não é o momento de de ser modesto. Pelo contrário, é hora de destacar as suas qualidades e de demonstrar a sua disposição para ocupar a vaga.

Assim como a venda de um produto em um e-commerce envolve a demonstração de que problema ele irá resolver na vida do consumidor, a apresentação em uma entrevista de emprego envolve a evidência de que você estará suprindo alguma demanda. Para isso, é fundamental ter confiança sobre sua competência.

COMO VENDER UM PRODUTO EM UMA DINÂMICA

Falando em entrevistas de emprego, não podemos deixar de mencionar as temidas dinâmicas de grupo. Muitas pessoas têm medo dessas atividades e não querem se expor em público. Porém, o ponto dessa atividade é mostrar para a empresa que você é capaz de resolver questões sobre pressão. 

Para isso, seja você mesmo, mostre o que sabe e não esqueça de que todos os seus concorrentes estão passando pela mesma situação. Em geral, os responsáveis por conduzir a dinâmica estudam o seu comportamento e veem se é compatível com a vaga determinada.

Por exemplo, se você está concorrendo para uma vaga de vendas, a sua capacidade de persuasão será avaliada. Se você está concorrendo para gerenciar uma equipe, a sua liderança será observada. 

COMO APRESENTAR UM PRODUTO AO CLIENTE

Cada produto e cada cliente têm as suas características, portanto a abordagem varia muito. Imagine que você quer vender bombons em uma academia de ginástica. Você poderá mostrar que o chocolate é uma fonte de energia e que, após os exercícios, a pessoa precisará repor as energias para trabalhar, para ir à faculdade ou para curtir uma balada. 

Você concorda que esse tipo de abordagem seria muito diferente se você quisesse vender os bombons em uma lanchonete badalada, não é mesmo? Nesse caso, provavelmente recorreria ao argumento de que seu cliente merece aquele momento de prazer. Por isso, estude o cliente antes de decidir qual será a sua linguagem para apresentar o produto. 

COMO VENDER UM PRODUTO NOVO

Quando pensar em vender um produto novo, primeiro trabalhe na publicidade do item. Quando um novo produto entra no mercado, é necessário pensar em campanhas para apresentá-lo às pessoas. Veja o que informações devem ser incluídas:

  • O que faz 
  • Como funciona
  • Quais modelos existem
  • Quais cores estão disponíveis
  • Para qual público é indicado

Esta apresentação deve demonstrar as funções que o produto pode desempenhar no dia a dia e os benefícios que o seu consumidor terá. Por exemplo, uma empresa que vende um aspirador de pó automático pode explorar a autonomia que o responsável pela casa terá ao escolher um produto que funciona sozinho. 

COMO VENDER UM PRODUTO PELA INTERNET

A cada ano existem mais e mais lojas virtuais. Mas será que é fácil vender online? As vendas pela internet seguem uma lógica bem diferente da aplicada nas lojas físicas e, por isso, o processo de compra online deve ser estudado. 

Basicamente, as lojas virtuais vendem em muitos canais que, em geral, atingem um grande público. As pessoas podem chegar a um e-commerce a partir de sites de busca, blogs, redes sociais, etc. 

Para marcar presença na internet de forma assertiva é fundamental adotar uma boa estratégia de marketing. Isso envolve conhecer o público-alvo, divulgar a empresa e manter todas as informações do e-commerce atualizadas.

CANAIS DE VENDA NA INTERNET:

Existem muitos canais de venda na internet que podem atrair a atenção dos usuários e levá-los até o seu comércio eletrônico. Em alguns canais, inclusive é possível concretizar a venda. Confira aqui:

  • Redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, etc.
  • Sites: Sites de Marketplace, como Americanas, Magazine Luiza, etc.
  • Blog: Canal de conteúdo produzido pela marca.
  • Sites de busca: Google, Buscapé, Bondfaro, etc.
  • Loja virtual: Mercado Livre, OLX, Elo7, etc.
  • E-mail: Enviar propaganda e link para a venda

COMO VENDER UM PRODUTO POR TELEFONE

A venda por telefone é uma técnica antiga, mas se você tiver criatividade, poderá utilizá-la como um canal de vendas. Você pode pegar os contatos telefônicos através do cadastro de seus clientes e oferecer uma promoção diferente da internet.

Como a ligação por telefone está muito associada à insistência do telemarketing, cuide para ter uma abordagem simpática, atrativa e sem perturbar o cliente. Antes de começar a conversa, pergunte se ele está disponível para falar. Se não tiver, peça para dizer um horário mais conveniente.

Uma maneira de atrair a atenção do seu público é falar sobre exclusividade. Em geral, as pessoas gostam de serem tratadas de uma maneira diferenciada e de se sentirem importantes. 

DICAS DE COMO VENDER

  • Seja educado
  • Seja direto
  • Estude o público-alvo do seu produto
  • Conheça o produto ou serviço que você vende
  • Mostre a qualidade e pontos positivos
  • Invista em marketing
  • Acredite no que você vende
  • Amplie a divulgação
  • Se a abordagem não funciona, mude o foco
  • Observe quem vende e aprimore as técnicas
  • Não desista se a resposta for não

8 DICAS INFALÍVEIS PARA VENDER QUALQUER PRODUTO

Será que existe um passo a passo de como vender qualquer produto? Com o mercado cada vez maior e mais adaptado às novidades tecnológicas, muitas pessoas passaram a ter oportunidade de vender o que quiserem, onde quiserem. Mas existem algumas técnicas para que você saiba como vender bem o que quiser. Veja aqui:

1 – ESCOLHA OS SEUS CLIENTES

Isso pode soar bastante pretensioso, mas caso você queira saber como vender qualquer produto, precisa saber que uma das dicas é escolher os seus clientes. Você deve estabelecer o nicho em que vai atuar e conhecer perfil de seus consumidores. Só assim você saberá o que o seu público pensa e quais as necessidades dele. 

Focar em pessoas que não se interessam pelo que você está vendendo é um investimento errado de tempo e de dinheiro. Além disso, forçar a compra de um produto a quem não se interessa ou não precisa dele só é possível enganando e gerando expectativas que serão frustradas no futuro. Ou seja, essa é uma péssima atitude.

2 – NÃO SE PREOCUPE EM VENDER MAIS

Um dos mitos que as pessoas têm quando entram no ramo de vendas é de precisam vender em grande quantidade para serem bem-sucedidas. No entanto, para que você possa vender qualquer produto de maneira eficaz, é preciso ter em mente que o mais importante é vender corretamente. 

Isso mesmo, existe uma forma certa de vender. Basta investir sua preocupação em vender com qualidade. Uma boa venda reduz o risco de o cliente ficar insatisfeito. Esse é provavelmente o primeiro item que o vendedor precisa dominar para ter sucesso no ramo. 

É claro que quanto maior a quantidade de vendas, melhor para o vendedor, mas esse crescimento está diretamente ligado à forma com que você e a sua equipe de vendas lida com a satisfação de seu cliente. Uma pessoa satisfeita com sua compra tem tudo para se tornar um cliente fiel. 

3 – SEJA DIRETO NA VENDA

Ao conhecer melhor o seu cliente, você terá em suas mãos o caminho que deve seguir em relação ao discurso de venda. Não é necessário inventar histórias longas e fazer rodeios. Você somente deve enviar uma mensagem direta e que instigue o interesse do ouvinte. 

As pessoas que têm interesse em seu produto serão atraídas pelo seu discurso e buscarão informações mais detalhadas. Essa é a maneira mais eficiente de dialogar um público qualificado e que tem sintonia com o seu propósito. 

4 – INVISTA EM NETWORKING

Para que seu negócio em vendas funcione conforme o esperado, você deve investir em sua rede de clientes. Não adianta apenas procurar por novos interessados, você também deve manter a boa relação com compradores já existentes. 

Lembre-se que conquistar clientes novos é mais caro e exige mais esforços do que manter os atuais. Por isso, procure oferecer um serviço de qualidade e que promova a satisfação dos clientes. Assim eles voltarão a comprar de você. 

5 – INVISTA EM SUA EQUIPE

Saber como manter a sua equipe de vendas em equilíbrio não é uma tarefa fácil, por isso é necessário oferecer suporte para que os profissionais em venda consigam evoluir e desenvolver suas capacidades. 

Equipes que se importam em vencer como grupo tendem a ter mais sucesso nas vendas de qualquer produto. Nesse caso, o que conta é a unidade e o apoio que oferecem entre si. Não deixe, como empreendedor, de qualificar sua equipe de vendas.

6 – FAÇA A DIFERENÇA

Ser um vendedor é algo muito simples. Qualquer pessoa pode colocar um produto à venda, abaixar o preço para ganhar da concorrência, entregar o produto de forma mais rápida, etc. Ainda assim, esses elementos não fariam de você um vendedor de sucesso. Uma das dicas de como vender qualquer produto e ter sucesso é fazer a diferença.

Cada vez mais, os clientes querem ter uma experiência de compra positiva. Para isso, é necessário surpreendê-los e encontrar o elemento que tornará a sua loja virtual mais atrativa do que a de seus concorrentes. 

7 – HONRE SEUS COMPROMISSOS

Não basta ser impecável na hora de se comunicar com o cliente, você precisa ser um vendedor de palavra. Dedique-se a entregar para o cliente exatamente aquilo que você prometeu em relação a preço, qualidade, prazo, etc. 

Outro ponto importante a ser levado em conta se você quer saber como vender qualquer produto é o domínio que você tem sobre os produtos que vende. O cliente só vai comprar de você se perceber que o vendedor tem conhecimento sobre o item que oferece.

8 – DICA BÔNUS: INVISTA EM SUA QUALIFICAÇÃO

Além da prática, que muitos dizem levar à perfeição, uma escolha sábia para vender qualquer produto é continuar investindo em se tornar um profissional melhor, com mais conhecimento de seus produtos, do mercado em que está inserido, dos clientes e das mudanças na sociedade.  

As falhas e os erros são inevitáveis e eles é que tornarão possível a melhoria nas vendas e no atendimento ao cliente. Conseguir enxergar essas falhas e as oportunidades de crescimento fazem parte de uma maturidade que só existe para quem se dedica com paixão nesse ramo.

Artigo anteriorComo administrar uma loja virtual: 9 dicas práticas e infalíveis
Próximo artigoComo saber quem visitou meu Instagram? 4 ferramentas gratuitas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA