Como Vender pela internet:O Guia Prático e Definitivo

Como Vender pela internet:O Guia Prático e Definitivo

83575
119

Se você chegou aqui provavelmente você tem a seguinte pergunta na cabeça:

Como vender pela internet?

Eu me fazia essa mesma pergunta há 10 anos, quando abri a minha primeira loja virtual.

O problema foi que passei os três primeiros anos tentando responder a pergunta de como vender pela internet, pois, apesar de pensar que estava fazendo tudo certo, as vendas, simplesmente, não aconteciam.

Passados esses 10 anos e milhares de clientes atendidos vejo, mesmo hoje em 2015, muitas pessoas continuam cometendo os mesmos erros cometidos lá no início.

Por isso, nesse artigo, vou resumir ao máximo meu aprendizado nesta jornada e tenho certeza que, ao terminar esse artigo, você vai aprender como vender pela internet:

  • As diferenças para fazer vendas no varejo online e offline
  • Como escolher o que vender na internet
  • Como fazer o planejamento do seu negócio online
  • Quais são as principais ferramentas para ter sucesso online
  • Como vender na internet

1. Diferenças entre vendas pela internet e vendas offline

Vejo muitas pessoas falhando vergonhosamente nas suas tentativas de como vender pela internet, pelo simples fato de não entenderem as diferenças, principalmente no inicio, entre vendas na internet e vendas no varejo tradicional.

São detalhes simples. Simples, porém, não tão óbvios e fazem TODA a diferença.

Arrisco dizer que se você ler só esse item, estará na frente de mais de 90% das pessoas que querem vender produtos online. Por isso, é muito, é muito importante ler com muita atenção os itens abaixo:

Vantagens de vender bem na internet

Quando um empreendedor está planejando o seu negócio online, ele responde a pergunta “Quais vantagens de vender na internet” e ao responder, ele vê muitas vantagens para o seu negócio. Na maioria das vezes as pessoas  só pensam nas vantagens para o seu negócio e, por isso, falham.

Falham, pois a pergunta está completamente errada. A pergunta correta é:

“Qual é a vantagem do cliente comprar na minha loja?”

Pode parecer engraçado, mas muitos donos de negócios online acreditam que só pelo fato deles terem uma loja virtual as pessoas vão comprar.

Para você ter uma ideia, fiz uma pesquisa com muitos donos de lojas virtuais e perguntei: “Por que você acha que as pessoas compram na internet?”

Um dos itens mais votados da pesquisa foi: “Por que é possível fazer comparação”.

Esse é o ponto que gostaria de chegar, diferentemente, do mundo físico que o cliente só compara com a loja que está na mesma quadra ou na mesma rua da sua loja, na internet, as pessoas tem a possibilidade de comparar com todas as lojas da sua cidade, do seu estado, do país e do mundo.

Isso simplesmente muda completamente a estrutura de poder na hora da venda online. Não é mais o vendedor que faz a venda e sim o cliente que escolhe de quem ele vai comprar.

Dessa forma, se você não tiver uma vantagem EXTREMAMENTE clara de como vender pela internet para o cliente comprar de você na sua loja virtual ele, simplesmente, não vai comprar.

Lembre-se (recomendo que cole essa frase na sua geladeira): O CLIENTE NÃO É IDIOTA.

Como vender pela internet e o comportamento dentro da loja virtual

Você alguma vez parou para se perguntar porque os caixas de grandes lojas de varejo como casas Bahia, Ponto Frio ou Magazine Luiza são no fundo da loja?

Simplesmente, pois esse layout aumenta as vendas.

Em uma loja física os clientes entram sempre pela porta da frente, passam pela sessão A, depois pela sessão B, C… Até que chegam no caixa e nesse caminho cresce consideravelmente a chance dele “lembrar” e levar mais um produto para casa no momento que estão indo pagar a compra que acabaram de fazer ou quando voltam no próximo mês para pagar o carne.

Em uma loja virtual, grande parte das pessoas que finalizam compra não entram pela porta da frente, quero dizer pela home (sim sei que a página mais acessada normalmente é a home). Na verdade, as páginas de entrada no site que mais geram vendas são, normalmente, as páginas de categorias e a do produto. Dúvida? E é aqui que você deve fazer uma análise mais criteriosa de como vender pela internet.

Garanto que, em 90% dos casos, você (e o seu cliente) faz o seguinte:

  • Acessa o Google e digita o nome do produto
  • Olha os primeiros resultados e clica no mais provável.
  • Acessa o site vê se é aquilo que você queria, se não for volta para o google.

Certo? Se compararmos com uma loja física, é como se caíssemos de paraquedas na frente do produto, e depois fossemos ejetados para outra loja, também na frente do produto que estamos procurando.

Tendo isso em mente, vamos para o último item.

Como vender pela internet não utilizando Mix de produtos

A maioria das pessoas que quer começar a vender na internet monta o seu mix de produtos pensando que vai perder vendas se não tiver TODOS os produtos possíveis e imagináveis para o cliente comprar na sua loja. Esse tipo de pensamento acarreta dois GRANDES problemas:

  1. Fica com muito dinheiro encalhado em estoque e não tem força para investir em compra de tráfego
  2. Faz um cadastro básico e ruim dos produtos, descrição vaga ou copiada de fornecedores, uma foto por produto, nenhum vídeo e nenhum comentário.

Se você fez, faz ou estava pensando em fazer isso, não se desespere a grande maioria das pessoas faz isso e sabe porquê? Por que isso funciona no varejo tradicional e o varejo tradicional existe há muitos séculos e a internet a poucos anos.

No mundo físico, se você tem um bom ponto, onde há um grande fluxo de visitantes é muito simples vender mais, basta colocar mais produtos.

Como vender pela internet diferenças entre vender offline
Como vender pela internet diferenças entre vender offline

Porém uma página, uma loja virtual na internet, no início, é uma ilha no meio do oceano. Se você ainda não conseguiu montar uma estratégia para fazer com que as pessoas certas cheguem até a sua loja, é perda de tempo aumentar o mix de produtos.

Como vender pela internet: sua loja virtual e uma ilha
Como vender pela internet: sua loja virtual e uma ilha

Em outras palavras, se não tem gente chegando na sua loja não adianta colocar mais coqueiros, pois as suas vendas continuarão iguais.

Por isso, é tão importante você fazer a escolha certa do que vender na internet, pois para que o seu negócio online decole você tem que ser A MELHOR ESCOLHA DA INTERNET para, pelo menos, o seu produto estrela.

O cliente ao ver o seu produto precisa se sentir um idiota se não comprar de você. Por isso escolher o que vender online é tão importante.

2. O que vender na internet?

 

Como vender pela internet e o que vender online
Como vender pela internet e o que vender online

Recebo semanalmente diversas perguntas de pessoas nos comentários no blog, no canal do youtube ou por e-mail e posso dividir as pessoas, basicamente, em dois grandes grupos:

#1. Os que querem só ganhar dinheiro e perguntam

# O que vender na internet para ganhar muito dinheiro?

# Qual o  melhor produto para vender na internet?

#2. Os que estão completamente perdidos e questionam

# Não sei o que vender na internet, me ajuda?

# Onde eu acho fornecedores?

Por experiência, depois de muito tentar ajudar, sei que, se as pessoas não mudarem a sua forma de pensar, invariavelmente, eles não vão conseguir vender online.

Um outro perfil que aparece com certa frequência, são os empreendedores que tem uma loja virtual e não gostam de vender.

Sim, você leu certo!  Normalmente são mulheres (sem preconceito, juro) que tem uma loja virtual e gostam mesmo é de comprar ou de criar e fabricar (artesanato).

Esse perfil identifico só com uma pergunta: “Quantos produtos você tem?” e elas normalmente respondem: “Cadastrados na loja ou no meu estoque?”.

Vender na internet não é um trabalho muito fácil tendo os produtos cadastrados, agora, imagine fazer isso sem os produtos online?!?! 🙂

Se você faz parte de um desses grupos, continue lendo esse artigo e depois de terminar, releia ele mais uma vez.

Como vender pela internet aplicando o PHD – Paixão (P), Habilidade (H), Dinheiro (D).

É muito importante aplicar a técnica do PHD se você quer saber como vender na internet, ou se você já vende online há algum tempo e não têm resultados.

Quando falo sobre esse item as pessoas que já tem uma loja virtual e montaram o seu mix de produtos antes de aprenderem isso acabam falando: “Pow, Márcio Porque não aprendi isso antes”.

O fato é: independente do seu estágio, é necessário utilizar isso para potencializar os seus resultados, pois vender pela internet, principalmente, no início, menos é mais. Até fiz um vídeo e um artigo falando sobre isso.

Lembre-se para dominar os métodos corretos de como vender pela internet você precisa investir mais energia onde pode colher os resultados mais rapidamente.

Para saber como vender pela Internet precisa saber se:

Você tem paixão?

Antes de vender pela Internet você deve pensar em alguma coisa que goste. Qual assunto que você pode falar o dia todo e não se cansar? O que você gostaria de aprender? É um Hobby? é sobre cerveja? Um esporte? Um estilo de dança? Um estilo de música?

O que faz, realmente, o seu coração cantar? Faça uma lista. Coloque todos os itens aqui, não economize papel, mas lembre-se, você precisa gostar, pois não há nada mais frustrante na vida do que trabalharmos muito e não sentirmos prazer com o nosso trabalho.

Qual a sua habilidade?

Agora ao lado da sua lista coloque uma nota de 1 a 4, levando em consideração que 1 é baixa habilidade e 4 é alta habilidade.

Aqui é importante ter referências dentro da realidade. Se você listou que gosta de futebol e você for comparar a sua habilidade com o Messi, provavelmente, cortará os pulsos.

Por isso é importante você ter um parâmetro que seja realista. Sem falar que, para vender produtos relacionados a futebol, você não precisa saber jogar, mas precisa saber como o mundo do futebol funciona e, principalmente, ter prazer em se aprofundar mais nisso.

Qual a chance de ganhar dinheiro nesse mercado?

Agora ao lado da sua lista coloque uma nota de 1 a 4 levando em consideração que 1 é baixo volume de dinheiro e 4 é alto volume de dinheiro.
Só lembre-se, quanto mais dinheiro em um mercado amplo, maior será a concorrência. Por isso é importante escolher um mercado nichado, pois quanto mais nichado for o mercado, menor será a concorrência e como estamos falando de internet, mesmo um nicho muito especifico pode representar milhares, se não, milhões de pessoas.

Agora é só escolher O nicho.

 

vender-pela-internet-so-escolher-o-nicho-1024x602

Depois de fazer os três passos acima, agora, é a hora de somar os valores da coluna habilidade e dinheiro e ordenar os itens com os maiores valores.

Muitas pessoas chegam nesse ponto e ainda têm algumas dúvidas de que caminho seguir. Ainda não está claro qual nicho de mercado elas devem atuar e como vender pela internet, por isso, vou deixar aqui o link para um vídeo, no qual falo sobre 4 passos para você escolher o nicho de mercado ideal para você vender com sucesso pela internet.

Como vender pela internet: Escolha do produto

Na realidade, não há uma fórmula pronta e mágica de como vender pela internet que vai ajudar você a escolher o produto certo para você vender online. Para achar esse produto você vai ter que pensar e trabalhar bastante.

Depois de ter escolhido o nicho, agora, você vai ter que escolher especificamente o seu Produto Estrela ou alguns produtos. No próximo tópico vamos fazer a análise da concorrência e assim vai facilitar para você escolher o produto estrela da sua operação na internet.

Vou falar rapidamente dos 6 itens necessários para escolher o produto certo para vender online. Caso você queira entrar mais a fundo nesse processo de escolher o produto para vender online, tenho um artigo bem completo aqui.

#1. Observe o volume cubico.

Produtos pouco volumosos são mais fáceis de armazenar, embalar, enviar e tem frete mais competitivo.

#2. Peso baixo

Muito parecido com o item anterior e com o agravante que podem encarecer o processo de pegar o produto na sua empresa e/ou na sua casa e postar nos Correios, pois pode ser necessário um carro ou algum outro tipo de equipamento.

#3. Alto valor agregado

Isso é bom, pois aumenta o ticket médio da loja e também permite que o pequeno empreendedor possa competir por Valor e não só por preço.

#4. Competitividade

Você precisa se diferenciar por algum motivo. Se a sua ideia é competir por preço, lamento informar amigo, mas você não vai muito longe.

#5. Concorrência

No próximo item desse artigo vou falar como fazer uma análise de concorrência e dessa forma você vai ter as ferramentas para ver se você é ou não é a melhor escolha de compra para o seu cliente.

#6. Frequência de compra

Aqui é onde a mágica acontece! Infelizmente, nem todo o mercado existe produtos que tenham uma frequência de compra elevada, por isso, essa regra não se aplica a todo mundo, mas se no seu mercado for aplicável: APROVEITE!

Não é obrigatório que os seus produtos atendam todos os 6 itens, mas quando mais itens eles atenderem maiores serão as chance de você conseguir ótimos resultados vendendo na internet.

 Algumas ideias de nicho e produtos para vender pela internet:

 

Como vender pela Internet: ideias de produtos
Como vender pela Internet: ideias de produtos

Vou escrever abaixo algumas ideias para ajudar você a pensar em nichos e produtos. Alguns itens são casos de clientes meus, outros inventei agora e não cheguei a validar se existe concorrência ou se é um mercado que tem dinheiro. A ideia aqui é ajudar você com os primeiros passos para alinhar a sua forma de pensar e ajudar com vender pela internet.

#1. Cosméticos

Esse é o segundo mercado no ranking do Webshopper que mais faz vendas online. É um mercado enorme com uma concorrência gigante. Se você quiser saber como vender pela internet nesse mercado você vai precisar muito mais do que um bom preço.

Penso que esse setor há muitos nichos que ainda são inexplorados, um exemplo são as alergias. Se você tem ou conhece alguém que tenha algum tipo de alergia, problema de pele ou algo relacionado aos cabelos, que tem dificuldades de achar produtos específicos, esse é um ótimo caminho para se diferenciar e se tornar referência (Ex: a maior loja do Brasil para Alergia do tipo X).

#2. Roupas e moda

O Mercado de moda há, pelo menos, dois anos, segundo o Webshopper é o setor que mais vende no Brasil pela internet. Aqui é um ótimo mercado onde temos uma grande tentação de entrar para vender as marcas mais conhecidas e mais populares, porém, dessa forma, vamos bater de frente com os grandes, caso não tenhamos um diferencial.

Se você quiser saber como vender pela internet nesse mercado,  você pode começar perguntando: “Qual é a sua tribo?”

Acredito que na parte de moda há muitos estilos e tribos que estão “órfãos” de lojas que conheçam a fundo esses estilos, quando digo estilo não estou falando só o estilo de vestir, mas que falem a mesma língua, que escutem as mesmas músicas, curtam as mesmas festas, viagem para os mesmo lugares…

#3. Bijuterias e Joias

Se você quiser saber como vender pela internet bijuterias e joias  isso está muito ligado ao item anterior.

Uma ideia é você escolher um tipo de biju ou de joia para se tornar um especialista. Isso pode ser, especializar-se em um tipo de produto (ex: anéis, colares, pulseiras) ou em um estilo (ex: Ripchic, piriguetes, Rockeiros…), um material (prata, ouro, coco), um evento (batizado, casamento, formaturas…).

#4. Camisetas

O mercado de venda de camisetas na internet é algo extremamente concorrido, mas se você se tornar especialista em algum nicho.Se você quiser saber como vender pela internet camisetas  as chance de você dar certo são gigantes

Se você tiver a ideia “genial” de vender camisetas engraçadas… Você precisa ser mais especializado, a dica é se você quer vender mesmo é melhor ser algo tipo: Camisetas engraçadas de seriados americanos para adolescentes. Camisetas engraçadas de jogos de estratégia. Camisetas engraçadas de filmes de vampiros. Camisetas de times universitários de futebol americano.

#5. Produtos Naturais

Se você quiser saber como vender pela internet produtos naturais esse é um mercado muito interessante, pois tenho vários clientes que vendem muito bem.

Como já fala o hino, nosso pais é  “Gigante pela própria Natureza”, temos uma infinidade de espécies de plantas e uma infinidade ainda maior de utilidades para elas. Você conhece ou usa algum produto que faz milagres e só é conhecido na sua região? Existe um produto que só é vendido em formato líquido, dá para fazer em cápsulas? Pomada? Chá? É vendido só in natura? Enfim… Pesquise algo para  se fazer diferente, produzir e vender em escala.

#6. Informática

Vender itens de informática e eletrônicos pela internet é um grande desafio para os pequenos, pois os grandes do mercado atuam aqui com força total. Com o seu grande poder de compra eles conseguem vender para o consumidor final mais barato que o pequeno consegue comprar do seu fornecedor e eles ainda parcelam em 12x sem juros e dão frete grátis.

Se você quiser saber como vender pela internet produtos de informática, aqui você pode se diferenciar mostrando o quanto entende a fundo de um determinado produto. Seja um especialista. Veja quais os problemas você pode resolver e os produtos que poderia indicar para os clientes comprarem e como eles podem usá-los para alcançar o resultado esperado.

Isso vai funcionar para 100% dos produtos? Provavelmente,  não! Por isso é muito importante você analisar bem a concorrência e investir a sua energia nos produtos que isso pode ser considerado um diferencial.

#7. Livros

Ahhhh os livros, sou completamente apaixonado por esse produto, compro dezenas deles todos os anos. Assim como eu, existem milhares de pessoas que são leitores e compradores freqüentes e isso é muito importante para quem está nesse setor.

Lembre-se que não é a toa que os primeiros produtos a serem vendidos pela internet foram os livros, pois eles têm, praticamente, todas as 6 características do produto ideal que citei acima, por isso você vai precisar dedicar um pouco mais de tempo para traçar uma estratégia aqui, pois as grandes livrarias tem muita força e fazem um trabalho muito bom.

E Se você quiser saber como vender pela interne livros.A recomendação aqui e se tornar especialista (que novidade?!?!) em algum setor que as grandes não tem interesse. Tenho um cliente que é especializado em livros de agronegócios, com foco na parte de criação de gado de corte. Quanto mais especializado você for, mais fácil é de se tornar o número um do mercado, pois, dependendo da escolha do nicho você vai ser o único. 🙂

#8 Artesanato

Talvez de todos os 8 itens, fazer venda pela internet de artesanato, seja o mais simples, pois normalmente, quem faz artesanato tem o poder de criar e pensar no que vai produzir, levando em consideração o PHD e também as 6 características que um produto precisa ter para ser um sucesso de vendas.

As pessoas que fazem artesanato gostam mesmo é de criar e produzir e não de vender. Você conhece alguém assim? 🙂

A dica aqui é, veja todos os produtos que você tem e/ou sabe fazer e analise quais deles atende aos dois conceitos que passei acima?

Minha dica para você vender pela internet artesanato é: analise todos os produtos que se encontram nos dois itens que falei acima (PHD e 6 características dos produtos), pegue os três mais bem avaliados e faça a analise a seguir, para escolher qual desses produtos pode ser o seu produto estrela!

Assim que achar esse produto, foque todas as suas energias nele. Sei que você  gosta mesmo é de produzir, mas para continuar produzindo você PRECISA aprender como vender na internet .

3. Planejamento para um site de vendas na internet

 

Como vender pela Internet:planejamento
Como vender pela Internet:planejamento

Normalmente, nos artigos e cursos que ensinam como se começar um negócio (online ou offline) o primeiro item é SEMPRE o planejamento e talvez por isso muita gente ignore esse importante passo.

Antes de entrarmos na parte mais prática quero te dar um aviso: NÃO SE APEGUE EMOCIONALMENTE NO SEU PRODUTO OU NA SUA IDEIA. Tente fazer todos os passos desse tópico como se você estivesse analisando o negócio de outra pessoa ou analisando uma oportunidade de negócio como um investidor. Faça isso, mesmo se hoje você já vende pela internet.

Se você quiser saber como vender pela internet esse distanciamento é importante, pois PRECISAMOS descartar as primeiras ideias e/ou as ideias ruins. Acredite, a maioria das ideias geniais não nasceram de um momento de iluminação e sim de muito, mas muito trabalho. Se você tem uma loja virtual hoje e não está vendendo diariamente, talvez seja a hora de descartar a sua ideia.

Que problema você vai resolver?

O primeiro ponto para pensar, quando está planejando seu negócio na internet é: “Qual problema vou resolver?”. Minha empresa vai deixar o mundo melhor? Porquê?

Sei que pode parecer meio filosófico isso, mas acredite, se você tiver claro na sua cabeça isso vai ajudar você a se diferenciar da sua concorrência, vai ajudar você a escolher o caminho a seguir de forma mais fácil e vai simplificar muito o processo de identificação e conquista de parceiros, fornecedores, empregados e, principalmente, clientes, pois muito mais que ganhar dinheiro vocês estarão unidos e alinhados por um “porque”.

Nesse ponto aqui, sempre gosto de lembrar daquela frase:

“As pessoas não compram furadeiras, elas comprar buracos na parede”

Minha empresa existe para ….

… Ajudar pessoas intolerantes a lactose

… Entregar o melhor material educacional para criação de Javalis para abate

… Levar para as mães os melhores produtos feitos artesanalmente com renda para meninas

… Ter o maior acervo de abajures de super-heróis do pais

… Alegrar o dia das pessoas que são fãs de Simpsons.

E a sua empresa?

Concorrência

Se você quiser saber como vender pela internet  é a hora de olhar para o lado, quer dizer, para todos os lados. Aqui a analise deve ser feita em dois passos:

#1. Analisar os Concorrentes

Nesse ponto você vai analisar:

  • A empresa: Tem loja física? Quanto tempo está no mercado?
  • O site: Quais funcionalidades? É rápido? É seguro?
  • Redes sociais: Em quais ele está? Qual a quantidade de seguidores?
  • Formas de pagamento: Sistemas de pagamento? Pagamento Direto? Boleto? Depósito?
  • Formas de entrega: Quais os tipos Frete? Prazo? Valores?
  • Reclame aqui: Tem reclamações? Quantas? Quais? Foram respondidas?
  • Ebit: Tem selo? Tem perfil? Tem avaliações?

Para te ajudar coloquei nos matérias de apoio uma planilha para analise da concorrência. Deixa tudo mais fácil e mais organizado, por isso, não deixe de baixar ela.

#2. Analisar os produtos

Nesse ponto você vai analisar especificamente os produtos:

  • Descrição técnica?
  • Descrição funcional, quantas palavras?
  • Quantas Fotos?
  • Vídeo?
  • Frete, valor para os 3 principais estados do seu foco
  • Prazo para os 3 principais estados do seu foco
  • Preço
  • Condição de pagamento
  • Disponibilidade
  • Descrição resumida
  • Compre junto
  • Produtos relacionados
  • Responde as principais dúvidas sobre o produto?
  • Fala dos benefícios
  • Fala como usar?
  • Como é feito?
  • Benefícios?
  • Cuidados?

Para te ajudar coloquei nos matérias de apoio uma planilha para analise da concorrência. Deixa tudo mais fácil e mais organizado, por isso, não deixe de baixar ela.

É importante seguir este processo, se você quiser saber como vender pela internet com algo entre cinco ou dez site que atuam no mesmo setor para que você possa passar para o próximo item.

Lembre-se: O CLIENTE NÃO É IDIOTA, por isso, precisamos fazer essa análise com o maior cuidado possível para que tenhamos o maior valor da internet.

Nosso trabalho de construção de valor do nosso produto estrela precisa levar o cliente a pensar o seguinte: Se eu não comprar dessa loja virtual EU SOU UM IDIOTA.

Sim, não é fácil. Dá trabalho. Porém é TOTALMENTE possível.

Diferenciais competitivos  para saber como vender pela internet

“Você deve atacar o inimigo exatamente em seu ponto fraco.” (Sun Tsu, em A Arte da Guerra).

Em um artigo incrível sobre diferenciais competitivos Diego Jacob começa assim:

“Seus clientes são fiéis? São leais à sua marca? Sempre comprarão de você? Na maior parte das vezes, as respostas desses questionamentos são não.”

A resposta será não, se você for só mais um no mercado. Para que você consiga se destacar e ficar marcado na mente e no coração do seu cliente você precisa ter muito claro quais são os seus diferenciais competitivos, pois é isso que te faz, como o próprio nome diz, diferente.

Muitas vezes, quando questiono pessoas que querem vender pela internet: “Quais são os seus diferencias competitivos? “ Recebo frequentemente respostas como: “Qualidade”, “Preço” e “atendimento”… Quanta criatividade…

Qualidade e atendimento são obrigações e não diferenciais. Se você não tiver isso, você pode até vender uma vez, mas dificilmente vai vender a segunda.

Se você pensa em se diferenciar pelo preço mais baixo, lamento informar mais a sua vida como empreendedor já nasce com prazo de validade estourado.

Agora você deve estar pensando, se qualidade, atendimento e preço não são diferenciais, o que é então?

Se você fez uma análise profunda da sua concorrência esse pode ser um ótimo ponto de partida.

Pergunte-se: O que eles não fazem? Qual problema que eles não conseguem resolver? Como posso facilitar mais a vida do cliente? Como posso ajudar o cliente?

Lembre-se, olhar o que os concorrentes não estão fazendo é uma ótima forma de começar, mas normalmente os grandes diferencias aparecem quando colocamos o cliente no centro da nossa análise.

Se você quer se aprofundar mais sobre esse assunto recomendo dar uma olhada neste incrível livro: A estratégia do Oceano Azul.

4. Ferramentas para vender pela internet

 

Como vender pela internet - ferramentas para vender
Como vender pela internet – ferramentas para vender’

Vou listar abaixo as principais dúvidas que as pessoas têm sobre as ferramentas para fazer venda pela internet.

Se você pulou esse artigo e veio direto para esse item, já aviso: de todo o processo de venda online a parte de técnica e de ferramentas é a mais fácil. Se você é novo nesse mundo, pode se sentir um pouco inseguro. Isso é normal.

Por isso vou listar abaixo as principais dúvidas que recebo  de como vender pela internet e provavelmente devem ser as suas também.

Formas de pagamento

Como faço para receber pelas vendas na internet? A forma como você vai receber pelas vendas que fizer estão ligadas com as formas de pagamento da sua loja virtual.

Atualmente no mercado as forma de pagamento estão divididas em dois grandes grupos:

#1. Sistemas de pagamento:

São empresa que tem por objetivo facilitar a vida do dono da loja virtual e aumentar a segurança, pois através de um único contrato e uma única configuração o lojista tem acesso a diversas formas de pagamento, análise de risco, garantia de pagamento, parcelamento em até 12x com juros (pago pelo cliente) com recebimento integral em 14 dias.

As desvantagens desses sistemas são as taxas que são mais elevadas que a dos meios de pagamento direto e dependendo da forma como elas são integradas nas lojas virtuais, pode dificultar a vida do comprador online e com isso diminuir a taxa de conversão.

Normalmente, o prazo de pagamento dos sistema de pagamento é de 14 dias, depois da aprovação. Alguns sistemas de pagamento possibilitam ao lojista adiantar o recebimento, porém cobram taxas mais altas por esse serviço

Para o comprador online os sistemas de pagamento possibilitam uma garantia extra, pois o comprador tem um prazo de 14 dias para solicitar uma disputa caso ele tenha algum tipo de desacordo quanto ao que foi comprado e o que foi recebido.

Para receber pelas vendas online, os sistemas de pagamento mais comuns são:

Para saber mais sobre sistemas de pagamento para loja virtual clique aqui

#2. Forma de Pagamento Direto

Nessa categoria estão inclusos cartões e credito direto com as operadoras (ex: Cielo e Rede), boletos bancários e depósitos. Ao optar por esses tipos de pagamento o vendedor online tem vantagens como maior taxa de conversão, prazo mais curto para recebimento (depósito e boleto), taxas mais competitivas, mais simplicidade para o cliente, vendas aprovadas mais rapidamente.

As desvantagens, nas vendas por cartão de credito, o administrador da loja precisará ter uma política de análise de risco, o prazo de recebimento dos cartões de credito é de 30 dias e quando a compra é parcelada ele vai recebendo conforme o cliente vai pagando.

Para saber mais sobre formas de pagamento direto para loja virtual clique aqui

Frete e forma de entrega

Hoje mais de 90% das vendas feitas através da internet são enviadas pelos Correios, porém, dependendo de quais produtos você vende, sua estratégia você vai precisar trabalhar com transportadoras ou veículo próprio.

#1 Correios

Os serviços mais comuns de entrega disponibilizados pelos Correios são os seguintes:

  • Pac
  • Sedex
  • e-Sedex
  • Sedex Hoje
  • Sedex 10

Cada uma dessas formas o valor varia conforme a velocidade de entrega, para ter mais detalhes sobre isso de uma olhada aqui

Você também precisa ficar atento as seguintes regras dos Correios:

#2 Transportadoras:

As transportadora são a alternativa que os lojistas possuem para itens que não podem ser enviados pelos Correios. Existe algumas empresas que têm mais experiência em trabalhar com e-commerce e loja virtual como a Jamef e a Jadlog, por exemplo disponibilizam um sistema que permite simulação de preços de frete online e dessa forma calcular o frete dentro da loja virtual como nos Correios.

É muito importante pesquisar quais transportadoras que atendem a sua região de origem e para quais locais elas fazem entregas, pois nem todas as transportadoras possuem abrangência nacional.

Outro ponto importante, você precisa verificar como é feito o cálculo do valor do frete. É online? ou é através de planilha?

Mais um detalhe, confirme também se a transportadora trabalha com o tipo de produto que você vende, pois existem transportadoras que tem restrições quanto a produtos frágeis e outras categorias.

Como vender pela internet: Plataformas

Muita gente acha que a plataforma, a loja virtual é o item mais importante para quem quer vender online, mas acredite: não é! Falo isso de boca cheia, mesmo sabendo que o que paga as minhas contas hoje é o aluguel da nossa plataforma de loja virtual.

Falo isso, pois tem gente que usa a minha plataforma e não vende nada, tem gente que usa e vende muito. Tem gente que tem lojas virtuais gratuitas e consegue vender e tem gente que paga R$ 30.000,00 por uma plataforma e não consegue.

Depois de analisar milhares e milhares de loja, conclui que, o que faz uma loja vender ou não, tem muito mais haver com a estratégia do que com a plataforma. A analogia que faço é:

“Se você não sabe dirigir, não adianta o carro que você compre, você não vai chegar a lugar nenhum” 

Depois que definimos a nossa estratégia, posicionamento e tudo mais que já discutimos nesse artigo, o processo de escolha da loja virtual fica muito, muito mais simples.

Fiz um vídeo no qual explico o processo como você faz para escolher a loja virtual ideal para você, mas antes quero só deixar aqui um resumo rápido das ferramentas existem disponíveis no mercado:

Como vender pela internet: Marketplaces,  mais simples e mais arriscado

Mais simples, pois com um único cadastro você já tem tudo pronto. É só cadastrar os produtos e sair vendendo, pois eles já têm visitantes, formas de pagamento, regras de funcionamento e formas de entrega.

Mais arriscada, pois você não tem nada e está sujeito as regras e decisões deles. Se por algum acaso eles mudarem as regra de ranqueamento ou aumentar do dia para a noite a taxa cobrada por transação, você fica completamente na mão deles.

Dessa forma, o marketplace é uma ótima forma de começar as vendas na internet ou de complementar as vendas na sua loja virtual, mas ele não deve ser a sua única fonte de vendas na internet, nem ser responsável pela maior parte do seu faturamento. Já vi negócio online acabar da noite para o dia por causa dessa dependência

Os marketplaces mais conhecidos e fáceis de entrar:

  • Mercado Livre. O ebay Brasileiro. É o site no Brasil que tem a maior visitação. Nele você pode vender e comprar de tudo. O slogan deles não é a toa.
  • OLX. É um classificados que é bem conhecido mundialmente. Através de uma forte campanha na televisão, tem crescido cada vez mais no Brasil.
  • Estante Virtual Especifico para venda de livros usados. Milhares e milhares de livros que são vendidos por centenas de sebos em todo o Brasil e também é muito frequentado por amantes de livros como eu. 🙂
  • Elo7. Marketplace para compra e venda de artesanato. Para quem é artesão é uma mão na roda ,pois tem tudo que ele precisa para vender online em um só lugar.

Como vender pela internet: Lojas Virtuais Alugadas ou SaaS

Sei que sou suspeito para falar, mas esse é a melhor escolha. Claro, se você fizer a escolha do parceiro certo, pois você vai estar trabalhando com uma empresa que é especialista e dessa forma eles vão prestar um serviço muito melhor do que se você for cuidar disso sozinho ou se escolher um parceiro que não é especializado.

Muitas pessoas que estão começando acabam descartando as plataforma de loja virtual alugadas com o argumento que a loja virtual não é deles, como se isso fosse um ponto negativo.

Na realidade esse é um ponto EXTREMAMENTE positivo, pois quando houver alguma atualização no mercado e/ou uma nova funcionalidade a empresa responsável pela plataforma vai correr para criar ou ajustar isso, pois esse é o negócio dela.

Dessa forma você economiza tempo com a parte técnica para se dedicar ao que realmente importa para quem quer vender pela internet que é investir as suas energias para vender e não para ficar resolvendo problemas técnicos.

Empresas de plataformas de loja virtual Alugadas que conheço e recomendo:

  • D Loja Virtual A melhor na minha opinião (!!!). Muito mais que uma ferramenta de vendas pela internet a D Loja é uma empresa que se preocupa em fazer os seus clientes venderem mais.
  • F1 Soluções empresa do meu amigo Eduardo. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado em diversos setores e tem a ferramenta mais poderosa do Brasil para venda de livros pela internet
  • Vtex A maior plataforma de comercio eletrônico do Brasil. Tem na carteira de clientes empresa gigantes como Walmart, O Boticario, Meu Amigo Pet entre outras…

Como vender pela internet: Lojas Próprias ou instaladas no seu servidor

Aqui é onde vejo muitos pequenos empreendedores iniciantes no comercio eletrônico começarem a acabar os seu sonho de fazer vendas por internet.

As plataformas de código aberto são incríveis, tem muitos recursos e são totalmente flexíveis e são exatamente essas qualidades que viram maldições para  quem quer começar a vender online, explico o motivo:

Grande flexibilidade

Os projetos nunca acabam e muitas vezes ficam sujeitos a falhas e problemas constantes.

A mão de obra é muito cara,

O que mata completamente a questão de ser “Free” e você, muitas vezes, acaba refém não de uma empresa especializada em comercio eletrônico como no caso das loja alugadas, mas de um programador ou de uma empresa / agência generalista e nesses casos a sua loja virtual quase nunca vai ser prioridade para eles.

Muitos Recurso

Você tem recursos de mais e isso deixa a administração lenta e a implantação de novas funcionalidades cara e demorada.

Corram o Técnico Sumiu

Você acaba tendo que gerenciar a parte técnica. Se o servidor caiu você ligar para a empresa de hospedagem. Se deu problema ao finalizar pedido, você reza para o programador te atender.

Já deu para perceber que não sou muito fã né? 🙂

As plataformas mais comuns são:

  • Magento A plataforma com mais lojas virtuais no Brasil. Agências e programadores são fãs de carteirinha.
  • OpenCart Sistema de código aberto que é muito utilizado por ser mais simples e rápido do que o Magento
  • PrestaShop Tem uma comunidade grande e ativa no Brasil. Intuitiva e, relativamente, fácil de usar.

Independente da minha opinião sobre as plataforma de loja virtual (não consegui ser imparcial, né? hehe)  fiz um vídeo onde ensino um processo em três passos para você escolher a plataforma certa para vender na internet:

Fazer Vendas Pela Internet é Seguro?

Fazer Vendas Pela Internet é Seguro?
Fazer Vendas Pela Internet é Seguro?

Desde a minha última visita a Fartura parei de falar que o único lugar que conheço que é seguro é a Fartura, pois se até no interior do interior do Rio  Grande do Sul, há roubo e crimes, logo por que achar que estaremos seguros na internet?

A segurança nas transações online cresceu muito nos últimos anos e arrisco a dizer que é muito mais seguro para quem compra do que para quem vende na internet hoje em dia.

Se você quer começar a vender através da internet, é obrigação sua fornecer um ambiente seguro para os seus clientes realizarem compras. Isso é muito simples e você precisa só se certificar com a empresa que fornece a sua plataforma se ela fornece um certificado de segurança. Quem trabalha com Marketplace nem com isso precisa se preocupar. 🙂

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Se você trabalhar com formas de pagamento direto, é importante ter  um processo de análise de risco para não ter problema com as suas vendas e acabar sofrendo um Charge back,

5. Estudo de caso

Depois de tudo isso, quero apresentar uma estudo de caso de um cliente meu que passou por todos os estágios para vender na internet e depois de seis meses trabalhando com a D Loja Virtual e aplicando a nossa metodologia do e-commerce D Elite, conseguiu aumentar o faturamento em 103% de um ano para o outro.

Como vender pela internet Artesanato: Renda do Nordeste

A Xique Xique Brasil nasceu da inspiração de duas Arquitetas que viraram Mães e encontraram no requinte e no bom gosto das peças que utilizaram para formar o enxoval das suas casas e dos bebês, uma forma única de conciliar trabalho, maridos e maternidade.  A partir de então, dedicaram-se com paixão ao fascinante mundo do empreendedorismo materno. O site entrou no ar em dezembro de 2012 e de lá para cá, mais de 200 cidades brasileiras foram atendidas, com capricho e muito carinho em cada pedido enviado.

Vídeo com entrevista

6. Recapitulando, material de apoio e AÇÃO

Ufah! Se você leu até aqui, já é um ótimo começo. Agora se você quer realmente fazer as suas vendas por internet acontecerem de forma constante e segura você precisa COMPREENDER e AGIR.

Por isso, vou deixar aqui em baixo alguns materiais e alguns links que vão te ajudar a a ter o melhor conteúdo e conhecimento, sem enrolação, para você saber exatamente o que precisa saber sobre como vender pela internet.

#1. Planilha para fazer análise da Concorrência

Para você conseguir montar uma estratégia que vai tornar você diferente e único na internet você precisa saber o que os concorrentes estão fazendo, por isso, criei essa planilha para você verificar TUDO que é importante e conseguir se organizar

>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PLANILHA <<<

#2. Ebook 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Esse foi o primeiro ebook que fiz e já tivemos mais de 2000 downloads. Nele vou ainda mais a fundo na parte técnica do que você precisa saber para conseguir sucesso vendendo pela internet.

>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EBOOK <<<

#3. Palestra online 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Preguiça de ler? Sem problemas, você pode assistir a minha palestra on-line onde falo passo-a-passo o que você precisa fazer e dominar para vender pela internet.

>>> CLIQUE AQUI PARA VER A PALESTRA <<<

#4. Cheklist / Apresentação desse Artigo

Fiz uma apresentação com todos os principais pontos desse artigo para que você possa consultar rapidamente e utilizar ela como um checklist para ir verificando de forma simples todos os conceitos que falei ao longo desse artigo.

[slideshare id=48170478&doc=comovenderpelainternet-oguiadefinitivo-150514234913-lva1-app6892]

7. Como vender pela internet: Conclusão

Talvez você tenha chegado ao fim desse artigo mais perdido e atordoado do que quando começou, se esse é o seu caso, de um tempo e leia ele novamente. Baixe os materiais de apoio, estude, analise e leia e releia esse guia quantas vezes forem necessárias para você internalizar TODAS informações.

 

Esse artigo resume (dá para chamar de resumo?!? heheh) bem, o que aprendi nesses mais de 10 anos de experiência trabalhando com vendas na internet e muitas das coisas que falei aqui, provavelmente, você escutou pela primeira vez, pois vão completamente contra o senso comum.

Mas acredito, é isso QUE FUNCIONA quando se é pequeno e se tem poucos recursos ($$$)

Agora, você me ajuda?

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO para saber se consegui te ajudar ou se ainda há algum tipo de dúvida, pois o meu grande objetivo, minha missão pessoal, é melhorar o mercado de comércio eletrônico, para pequenas empresas no Brasil.

Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas de como vender na internet?

Então faça um favor para ela (e para mim), e compartilhe esse artigo.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Pinterest, Twitter , Google+ ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.

Acredito muito que os empreendedores que aplicarem os passos que falei acima serão o próximo caso de sucesso que vou colocar aqui no blog e no nosso canal do youtube.

O mercado está cheio de oportunidades para quem souber encontrá-las e aproveitá-las.

Sucesso, boas vendas!