(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como vender online e ganhar dinheiro de forma fácil e segura

Por Matheus Luvier | 26/12/2020
224
|
0
Como vender online e ganhar dinheiro de forma fácil e segura

Você já deve ter ouvido falar que o mercado digital é o melhor ambiente de vendas para quem quer ganhar dinheiro de forma fácil e segura. Essa afirmação é verdadeira, mas precisa ser analisada com cautela. Afinal, para crescer na rede, é essencial criar um negócio consistente, ou seja, com base em estudo e em planejamento.

Apenas desta forma é que o empreendedor digital poderá consolidar uma empresa com possibilidade de crescimento, seja em loja virtual, em marketplace ou em outra modalidade de vendas. Se você quer entender como vender online, siga lendo esse artigo. Aqui falaremos sobre o que é necessário para criar um negócio digital forte!

Como vender online sem ter loja virtual?

Quando falamos sobre as vendas online, a loja virtual é a primeira modalidade lembrada. No entanto, existem outras maneiras de criar um negócio digital consistente e que possa oferecer um bom retorno ao lojista. Cabe destacar que todas as modalidades de venda online são viáveis, desde que sejam feitas com estudo.

Mas o que esse estudo significa? Significa que o empreendedor deve ir atrás de informação sobre o mercado digital, pois assim poderá entender as especificidades do setor, focar em pontos fortes e prevenir pontos fracos. A seguir apresentaremos as principais soluções para quem quer saber como vender online. Confira: 

Marketplace

Você sabe o que é um marketplace? Esse tipo de vendas online funciona como um shopping center online que reúne vendedores dos mais variados segmentos. No Mercado Livre, por exemplo, você pode encontrar desde aviamentos de costura até carros e apartamentos à venda. Mas qual é a vantagem deste tipo de comércio?

Os empreendedores buscam o marketplace por uma série de motivos, a começar pela facilidade em se cadastrar e em começar a vender, sem ter que criar uma plataforma para a loja virtual. Além disso, o marketplace é o responsável por atrair os consumidores ao canal de vendas, fazendo com que o empreendedor se preocupe apenas com os produtos e com o envio. 

Venda de serviços

A venda de serviços é outra possibilidade interessante para quem quer investir no mercado digital. Quando falamos de vendas online, logo pensamos na comercialização de um produto, como roupas, acessórios, artigos esportivos ou até alimentos. No entanto, a prestação de serviço também tem espaço na internet. 

Quer alguns exemplos? Consultorias de marketing, limpeza de sofás e camas, reparos elétricos e hidráulicos, empresas de mudança, etc. Todos esses são serviços variados, mas que podem ser comercializados a partir de um site, redes sociais ou da presença em plataformas específicas do setor. 

Programa de afiliados

O programa de afiliados tem se tornado popular no mercado digital nos últimos tempos justamente por possibilitar o ganho de dinheiro sem investimento inicial. Para trabalhar desta forma é preciso ter boa vontade e habilidade em vendas. Mas o que um afiliado faz? Essa pessoa auxilia na divulgação de produtos ou de serviços que estão à venda na internet.

A cada concretização da venda, o afiliado ganha uma bonificação, que na maior parte das vezes é um percentual sobre o preço total. Nesse contexto, o Hotmart é a plataforma mais conhecida de afiliados, que divulgam os links de produtos em redes sociais como Facebook e Instagram, blogs e WhatsApp.

Instagram e Facebook

E falando em redes sociais, aqui estão elas! Sem dúvidas, o Facebook e o Instagram são ótimos canais de vendas para quem quer vender online sem investir em uma loja virtual. Há quem diga que o Instagram tem roubado a cena, mas na prática ainda se vê muitas vendas sendo concretizadas pelo Facebook, por isso vale considerar as duas redes para vender.

Se você quer divulgar o seu produto ou serviço por lá, crie um perfil e dedique-se a criar conteúdo valioso. Isso significa que você não apenas deve apresentar os itens que vende, mas compartilhar informações sobre o seu segmento, criando uma voz ativa e que queira ser ouvida pelo seu público-alvo.

O que é necessário para começar a vender online?

Agora que você viu que a loja virtual não é a única alternativa para quem quer crescer no mercado digital, vamos falar dos requisitos para todos os negócios online, independente do canal de vendas. Veja aqui como vender online e conquistar o seu espaço:

Ter bons fornecedores

Tenha em mente que todo negócio digital precisa contar com bons fornecedores. Essa parceria de trabalho permite que você tenha acesso a produtos de qualidade, bons preços e prazo rápido para receber os produtos que vende em seu e-commerce. 

Quanto mais perto geograficamente o lojista e o fornecedor estiverem, mais fácil será para estabelecer o processo de reposição dos itens, afinal, um dos grandes desafios do empreendedor digital é gerenciar o estoque e cuidar para que a loja nunca fique com produtos zerados.

Planejar a distribuição e logística

A logística de um comércio virtual tem grande impacto no custo e na satisfação do consumidor. Por isso, a escolha entre Correios e transportadoras deve ser feita levando em consideração fatores como preço e prazo de envio.

Isso também depende do tipo de produto que o seu e-commerce vende, pois dependendo das dimensões, peso ou fragilidade dos itens, será necessário optar por uma ou outra modalidade. Pesquise bem as alternativas e negocie antes de fechar contrato com uma empresa.

Divulgar os produtos nas mídias sociais

A divulgação nas redes sociais garante que mais pessoas interessadas no seu segmento conheçam a sua loja virtual. Lembre-se que um e-commerce deve equilibrar as suas vendas entre os clientes recorrentes, que já compraram de você, e os novos consumidores.

Para isso, é essencial recorrer a publicações orgânicas e pagas em redes sociais, que façam uso de uma linguagem adequada conforme o seu segmento e que convidem os clientes a conhecer e a comprar do seu negócio.

Desenvolver um plano de venda

Existem uma série de ações que podem ser incluídas no plano de vendas de um negócio, como a definição das metas de venda da empresa, a adoção de uma estratégia ideal considerando as especificidades do público-alvo e, inclusive, a motivação da equipe de vendas, caso haja.

Lembre-se que tão importante quanto desenvolver um plano de vendas para o e-commerce é, de tempos em tempos, revisar os passos e reajustar a rota. Desta forma, você garante que está tomando as melhores decisões possíveis conforme a situação atual. 

Como vender online de forma rentável e segura?

Muitas pessoas se aventuram no mercado digital sem ter estudado o produto, segmento e público-alvo que querem atender. Por dominarem as principais tecnologias, acreditam que já sabem tudo o que é necessário para venderem online. No entanto, o mercado digital tem características próprias que precisam de aprofundamento.

Por isso, podemos dizer que todo empreendedor digital precisa conhecer o mercado onde está entrando e buscar se aperfeiçoar em vendas, marketing, gestão financeira e assim por diante. Esse conhecimento fará com que esteja mais preparado para enfrentar as instabilidades e incertezas do mercado. Veja aqui duas dicas valiosas para quem quer crescer online:

Crie uma loja virtual

Se você quer ter um e-commerce de sucesso, dedique-se a encontrar a melhor plataforma para ele. Para isso, não se baseie apenas no preço, esse não é o único critério que deve ser considerado. Procure por recursos completos, que possam otimizar o trabalho de gestão e deixar todas as etapas de venda mais rápidas.

Sem dúvidas, a Simplo 7 é a plataforma mais completa do mercado e que oferece o melhor custo benefício. Entre seus recursos está a integração com sistema de emissão de nota fiscal e de gestão de estoque, automação de marketing, múltiplas formas de pagamento e muitos meios de entrega. 

Vale destacar que muitos gestores escolhem plataformas gratuitas ou baratas para começarem a vender online, no entanto essa não é uma boa estratégia. Em pouco tempo, vão sentir a necessidade de ter mais recursos disponíveis e precisarão fazer uma migração, o que demanda trabalho e coloca em risco os dados da empresa. 

Invista em consultoria para e-commerce

Aqui entra outro ponto muito importante para quem quer entender como vender online e crescer no mercado digital. Uma consultoria de e-commerce pode contribuir de variadas formas para o seu negócio, independente se ele já está no ar ou se ainda está em fase de planejamento.

A consultoria da Turby oferece uma série de soluções para o mundo das vendas online, seja orientando os empreendedores por onde devem começar ou seja auxiliando empreendedores mais experientes a minimizar os erros e focar nos acertos da empresa. Além disso, a consultoria também conta com treinamentos presenciais e online que qualificam a equipe para trabalhar cada vez melhor nas vendas. Agora que você já sabe tudo sobre as vendas online, que tal ler sobre a escolha de produtos para vender no e-commerce? Escolher o item certo é uma tarefa desafiadora, já que é necessário levar em consideração o gosto pessoal e as características do público-alvo e mercado onde você quer entrar. Por isso, vale o estudo e qualificação. Boa sorte!

Matheus Luvier

Posts relacionados