Como vender na OLX: passo a passo de como criar anúncio +...

Como vender na OLX: passo a passo de como criar anúncio + dicas

73449
83
Como anunciar na OLX

A OLX é uma rede mundial de classificados que permite comprar e vender de tudo: desde pequenos objetos que não são mais utilizados até edifícios inteiros. A OLX é voltada para todos os perfis de público e vender por lá é mais fácil do que você imagina.

Além de simples e intuitiva, essa plataforma oferece inúmeras vantagens ao vendedor. Anunciar um produto para vender no OLX é realmente fácil, mas existem alguns pontos que fazem toda diferença e que poderão ajudá-lo a vender de forma mais rápida.

Pensando nisso, criamos este artigo para explicar como vender na OLX. Aqui você encontrará todas as informações que você precisa saber para anunciar seus produtos e fazer muito sucesso na rede. Confira!

COMO FAZER ANÚNCIO NA OLX: APRENDA A CRIAR UM ANÚNCIO DA OLX

Como comentamos, vender na OLX é realmente muito simples. Para tornar esse processo ainda mais fácil, fizemos um passo a passo para ajudar você a criar um anúncio de sucesso! Você verá que o anúncio pode ser criado de forma rápida.

Mesmo assim, recomendamos que você reserve algum tempo para o momento em que for cadastrar os produtos que pretende vender no OLX. Assim você poderá se dedicar de forma integral e evitar erros no anúncio. Veja como vender na OLX com segurança:

1. FAÇA UM CADASTRO

Acesse o site da OLX e faça um cadastro. Insira um e-mail que você costuma acessar com frequência para não perder nenhuma notificação e crie uma senha de acesso. Um e-mail de confirmação de cadastro será enviado a você solicitando que verifique sua conta e confirme que tem acesso a esse e-mail. Clique no botão indicado na mensagem e aguarde até que uma nova página seja aberta.

2. COMPLETE SUAS INFORMAÇÕES

Nessa nova página, aparecerão alguns campos solicitando que você defina se o perfil é pessoal ou comercial e que preencha suas informações, como nome completo, CPF ou CNPJ (dependendo do tipo de conta escolhido), número de telefone para contato e endereço. É importante que seja colocado o máximo de informações possíveis para facilitar as próximas etapas de anúncio no OLX.

3. INSIRA UM ANÚNCIO

Depois de preencher o seu cadastro, será possível inserir um anúncio no OLX. Para isso, clique no botão “inserir anúncio” na parte superior direita da tela. Nesta etapa, será necessário preencher algumas informações sobre o seu anúncio:

CATEGORIA

Escolha qual é categoria do produto que você deseja vender no OLX. Em seguida, selecione a subcategoria mais adequada. Por exemplo: se você está vendendo uma cadeira, selecione a categoria “para sua casa”; e na subcategoria, selecione “móveis e decoração”.

TÍTULO DO ANÚNCIO

O título será o principal chamariz para atrair possíveis compradores, pois é o primeiro contato do público com o produto anunciado. Dessa forma, faça uma boa escolha das palavras de forma estratégica e seja criativo para chamar a atenção.

Uma boa dica para vender no OLX é usar nomes curtos, pois eles costumam ter um retorno melhor, já que a pessoa interessada consegue saber do que se trata apenas de passar o olho pelo anúncio.

Se for algum produto de marca ou feito com algum material específico que faça diferença na peça, insira essa informação logo no título, pois isso ajuda a chamar ainda mais a atenção dos compradores, além de facilitar na busca por palavras-chave.

DESCRIÇÃO DO ANÚNCIO

Depois de chamar a atenção do possível comprador com um título bem elaborado, é a hora de fazer a descrição do anúncio. Nesse momento, é importante que você detalhe minuciosamente tudo que seja relevante sobre o produto, de modo que o comprador tenha segurança em adquirir.

Lembre-se de que ele não tem o produto em mãos para avaliar as condições, então é de suma importância que a descrição seja rica em detalhes. Informe se ele é novo ou usado, se apresenta garantia, nota fiscal, alguma avaria, acessórios que acompanham, entre outros pontos que sejam relevantes.

Também coloque as medidas do objeto, o peso, as possibilidades de uso e, inclusive, as formas de limpá-lo. Todas as informações adicionais são importantes para demonstrar sua seriedade como vendedor e a qualidade do produto que você está vendendo.

Uma dica interessante: na hora de preencher o campo de descrição do anúncio, leve em consideração todas as informações que você gostaria de saber se estivesse procurando esse produto para comprar.

FOTOS

Não é obrigatório inserir fotos, mas quanto mais detalhes do produto, mais fácil será vendê-lo. É importante que você seja bem fiel e sincero quanto ao estado atual da mercadoria para que o comprador não se sinta lesado ao receber o que comprou.

Tenha um cuidado especial com a qualidade das imagens, pois elas transmitem mais profissionalismo e cuidado com a venda, além de fazer com que o comprador sinta mais segurança em fechar negócio, pois uma boa foto permite analisar melhor os detalhes do produto ofertado.

Evite imagens “poluídas”, com muitas informações ou elementos que não façam parte do que está sendo vendido. Procure um ambiente iluminado que favoreça os detalhes da peça e fotografe de todos os ângulos para enriquecer ainda mais o anúncio, mas evite colocar imagens muito parecidas, pois isso costuma “cansar” o possível comprador.

PREÇO

Assim como acontece com as fotos e com a descrição, não é obrigatório inserir o preço do produto, mas a chance de alguém se interessar por algo que não tenha preço é consideravelmente menor.

Uma boa dica é sempre colocar um valor maior do que realmente deseja receber. Por exemplo, caso queira R$ 600, peça R$ 750 e marque a opção “topo negociar”. Assim, você deixa aberta a possibilidade de negociar o valor da mercadoria — afinal, quem não gosta de dar aquela famosa pechinchada?

4. FINALIZE O SEU ANÚNCIO

Após realizar os passos anteriores, incluindo título atraente, descrição detalhada e fotos reais do produto, agora é hora de aguardar. O anúncio será enviado para análise e você receberá uma notificação assim que ele for publicado. Geralmente essa etapa não demora muito tempo.

Existe ainda a possibilidade de você impulsionar sua publicação para que ela receba mais destaque e, consequentemente, tenha mais acesso e mais chances de ser vendida. Se optar por fazer isso, pense em um valor que, se investido, ainda torne a venda do produto rentável.

Fique atento ao seu e-mail, principalmente à caixa de SPAM e lixo eletrônico, pois muitos provedores de e-mails podem sinalizar os contatos do OLX como mensagens indesejadas e movê-las automaticamente para essas pastas.

FIQUE ATENTO COM A FORMA DE PAGAMENTO

O ideal é que você possa encontrar o cliente para que ele confira a mercadoria antes de fechar a compra. Como sabemos que nem sempre isso é possível, até mesmo porque o comprador pode ser de outra cidade ou estado, sugira uma forma de pagamento que dê segurança sobre o recebimento do valor, como o Paypal, por exemplo.

Essa forma de pagamento garante mais segurança e conforto para ambos os lados, evitando possíveis fraudes e dores de cabeça.

COMO VENDER NA OLX COM SEGURANÇA: TAXAS E COBRANÇAS

No que diz respeito às burocracias de pagamento, anunciar um produto na OLX tem um processo bem simples e barato aos vendedores. As cobranças aos clientes são feitas de acordo com o combinado entre as partes.

No caso de parcelamento, que pode ser feito em até 12 vezes, o anunciante recebe o valor à vista. O dinheiro é liberado em até 14 dias após a confirmação do pagamento e é possível sacá-­lo a qualquer momento, retirando tudo ou parte do saldo no site.

O valor também pode ser utilizado para realizar outras compras na página, caso o usuário deseje. Essa alternativa é positiva apenas se o vendedor pretende adquirir algum produto que está à venda na OLX.

Em nenhuma dessas transações são cobradas taxas ou pagamentos extras. A única cobrança feita ocorre no caso de a pessoa desejar que o dinheiro seja depositado em uma conta bancária. Nesse caso, é cobrada a taxa única de 5% do valor transferido.

COMO FAÇO PARA ANUNCIAR NA OLX: VEJA ALGUMAS DICAS PRECIOSAS

Anunciar na OLX é simples e costuma trazer bons resultados. Através do anúncio no site, você pode divulgar os produtos que deseja vender, descrevê-los e adicionar fotografias. Lembre-se que, provavelmente, o site terá outros anúncios com produtos semelhantes aos seus, portanto, quanto mais você conseguir se diferenciar, melhor.

Além disso, é interessante se esforçar para passar credibilidade para quem está do outro lado da tela. Por isso, fale a verdade sobre o estado em que o produto se encontra e, no caso de manchas ou falhas, descreva-as. Se não fizer isso, você corre o risco de ter a compra desfeita, uma vez que vendeu algo que não estava nas condições prometidas.

Se você quer se tornar um ótimo vendedor no OLX e conseguir um dinheirinho em troca de objetos que você nunca usou ou não usa mais, fique atento a essas duas abaixo. Elas o ajudarão nas vendas:

DISPONIBILIZE IMAGENS DO PRODUTO

Há algumas questões que devem ser observadas para se obter o máximo aproveitamento no site. Uma das principais dicas de como vender na OLX é abusar das fotos do produto que será comercializado.

Não se trata de algo obrigatório, mas todo cliente gosta de ver o que está adquirindo para ter certeza de que não está sendo enganado e que o produto está em perfeitas condições, conforme as ditas na descrição.

Seja honesto e disponibilize imagens do produto, de preferência sendo utilizado por alguém, como se fosse um modelo, se for possível. Caso o objeto seja novo, publique uma foto da embalagem e procure fotos de divulgação no site da marca. Se for de marca própria, tudo fica mais fácil.

Além disso, quando você for tirar fotos do produto, busque registrá-lo em um fundo neutro, como uma parede ou um sofá sem estampa, e tenha atenção para a luz, o foco e a nitidez da foto. É claro que o registro não precisa ser profissional, mas deve valorizar o produto. Assim você aumentará as chances de vendê-lo mais rápido.

DISPONIBILIZE O PREÇO DO PRODUTO

Assim como as fotos, os preços não são obrigatórios, mas esse é um fator determinante no momento de fechar negócio. Então, por que não divulgar essa informação? É possível também colocar um valor e deixar a informação de que o vendedor está aberto à negociação.

São pequenos detalhes que chamam a atenção do comprador. Além disso, sempre existem aqueles clientes “chorões”, que irão tentar diminuir o preço até que o valor esteja dentro do que cabe em seu bolso.

Por isso, uma dica é colocar uma quantia que esteja um pouco acima do que você pretende receber pelo produto. Assim, depois da negociação, sua pretensão ainda será alcançada e todos saem satisfeitos.

Se você tem dúvidas sobre o preço do produto que está vendendo, procure por produtos semelhantes anunciados no OLX ou no Mercado Livre e avalie as condições de preservação deles. Assim você terá uma ideia do quanto vale o seu item.

Caso você tenha urgência para vender, uma estratégia é anunciar o produto por um preço um pouco mais baixo do que os anunciados pela concorrência. Assim você atrairá aquelas pessoas que estão sempre em busca de uma boa oportunidade e logo finalizará a venda.

Gostou das nossas dicas sobre como vender pela OLX? A experiência de ser um vendedor no OLX é muito válida, e pode ser um exercício interessante para quem pensa em abrir um comércio eletrônico no futuro e transformar a aptidão para vendas em uma profissão.

Agora que você já sabe como anunciar no OLX e como atrair clientes, aprenda mais sobre o mundo do e-commerce: leia este guia completo para iniciantes que querem montar uma loja virtual. Com essas dicas você ficará expert em vendas online!

83 COMENTÁRIOS

  1. […] Ter uma loja virtual pode ser o sonho dos empreendedores virtuais iniciantes, que ainda estão fazendo o seu planejamento estratégico. No entanto, nem sempre é preciso começar a vender pela internet só quando tiver o seu e-commerce. Quem é novo na área e deseja experimentar a atividade antes de se envolver por completo pode usar os sites que funcionam como classificados. […]

  2. Cara eu coloco TD certo lá e na hora de enviar vc clica lah envia dá aparece tá garantido pra escolher mais rápido anuncio Plata etc , então quero saber oq tá dando errado

DEIXE UMA RESPOSTA