Como vender na OLX

Como vender na OLX

534
0

Muita gente não sabe, mas a OLX e Bom Negócio.com pertencem ao mesmo grupo de empresários e, embora não pareça, a OLX é uma rede mundial de classificados, diferente do Bom Negócio.com que é um site nacional.

Em ambas as redes de classificados, é possível comprar e vender de tudo, desde pequenos objetos que não são mais utilizados até prédios inteiros. São redes de compra e venda voltadas para todos os perfis de públicos, pois vender na OLX é mais simples do que você imagina.

Além de simples e intuitiva, essa plataforma oferece inúmeras vantagens ao vendedor. Anunciar um produto para venda na OLX é muito simples, mas existem alguns pontos que fazem toda diferença.

Pensando nisso, criamos este artigo com tudo que você precisa para aprender de uma vez por todas como vender na OLX. Confira!

Aprenda a criar um anúncio na OLX

Como comentamos, vender na OLX é muito simples. Para tornar esse processo ainda mais fácil, criamos um passo a passo para ajudar você a criar um anúncio de sucesso!

1. Faça um cadastro

Acesse o site da OLX e faça um cadastro. Insira um e-mail que você costuma acessar com frequência para não perder nenhuma notificação e crie uma senha de acesso. Um e-mail de confirmação de cadastro será enviado a você solicitando que verifique sua conta e confirme que tem acesso a esse e-mail. Clique no botão indicado na mensagem e aguarde até que uma nova página seja aberta.

2. Complete suas informações

Nessa nova página, aparecerão alguns campos solicitando que você defina se o perfil é pessoal ou comercial e que você preencha suas informações, como nome completo,  CPF ou CNPJ (dependendo do tipo de conta escolhido), número de telefone para contato e endereço. É importante que seja colocado o máximo de informações possíveis para facilitar as próximas etapas.

3. Insira um anúncio

Terminado o preenchimento do seu cadastro, já é possível inserir um anúncio. Para isso, clique no botão “inserir anúncio” na parte superior direita da tela. Nesta etapa, será necessário preencher algumas informações sobre o seu anúncio:

Categoria

Escolha em qual categoria se encaixa o produto que você deseja vender. Em seguida, selecione a subcategoria mais adequada. Por exemplo: se você está vendendo uma cadeira, selecione a categoria “para sua casa”; e na subcategoria, selecione “móveis e decoração”.

Título do anúncio

O título será o principal chamariz para atrair possíveis compradores, pois é o primeiro contato do público com o produto anunciado. Dessa forma, faça uma boa escolha das palavras de forma estratégica e seja criativo para chamar a atenção. Uma boa dica é usar nomes curtos, pois eles costumam ter um retorno melhor, já que a pessoa interessada consegue saber do que se trata apenas de passar o olho pelo anúncio.

Se for algum produto de marca ou feito com algum material específico que faça diferença na peça, insira essa informação logo no título, pois isso ajuda a chamar ainda mais a atenção dos compradores, além de facilitar na busca por palavras-chave.

Descrição do anúncio

Depois de chamar a atenção do possível comprador com um título bem elaborado, é a hora de fazer a descrição do anúncio. Nesse momento, é importante que você detalhe minuciosamente tudo que seja relevante sobre o produto, de modo que o comprador tenha segurança em adquirir. Lembre-se de que ele não tem o produto em mãos para avaliar as condições, então é de suma importância que a descrição seja rica em detalhes.

Informe se ele é novo ou usado, por exemplo, se apresenta garantia, nota fiscal, alguma avaria, acessórios que acompanham, entre outros pontos que sejam relevantes. Na hora de preencher esse campo, leve em consideração tudo o que você gostaria de saber se estivesse procurando esse produto para comprar.

Fotos

Não é obrigatório inserir fotos, mas quanto mais detalhes do produto, mais fácil será vendê-lo. É importante que você seja bem fiel e sincero quanto ao estado atual da mercadoria para que o comprador não se sinta lesado ao receber o que comprou.

Tenha um cuidado especial com a qualidade das imagens, pois elas transmitem mais profissionalismo e cuidado com a venda, além de fazer com que o comprador sinta mais segurança em fechar negócio, pois uma boa foto permite analisar melhor os detalhes do produto ofertado.

Evite imagens “poluídas”, com muitas informações ou elementos que não façam parte do que está sendo vendido. Procure um ambiente iluminado que favoreça os detalhes da peça e fotografe de todos os ângulos para enriquecer ainda mais o anúncio, mas evite colocar imagens muito parecidas, pois isso costuma “cansar” o possível comprador.

Preço

Assim como acontece com as fotos e descrição, não é obrigatório inserir o preço do produto, mas a chance de alguém se interessar por algo que não tenha preço é consideravelmente menor.

Uma boa dica é sempre colocar um valor maior do que realmente deseja receber. Por exemplo, caso queira R$ 600,00, peça R$ 750,00 e marque a opção “topo negociar”. Assim, você deixa aberta a possibilidade de negociar o valor da mercadoria — afinal, quem não gosta de dar aquela famosa pechinchada?

4. Finalize o seu anúncio

Após realizar os passos anteriores, incluindo título atraente, descrição detalhada e fotos reais do produto, agora é hora de aguardar. O anúncio será enviado para análise e você receberá uma notificação assim que ele for publicado. Existe ainda a possibilidade de você impulsionar sua publicação para que ela receba mais destaque e, consequentemente, tenha mais acesso e chance de ser vendida.

Fique atento ao seu e-mail, principalmente à caixa de spam e lixo eletrônico, pois muitos e-mails podem sinalizar como mensagens indesejadas e mover automaticamente para essas pastas.

Fique atento com a forma de pagamento

O ideal é que você possa encontrar com o cliente para que ele confira a mercadoria antes de fechar a compra. Como sabemos que nem sempre isso é possível, sugira uma forma de pagamento que dê segurança para você do recebimento do valor, como o Paypal, por exemplo. Essa forma de pagamento garante mais segurança e conforto para ambos os lados, evitando possíveis dores de cabeça.

Vender na OLX é fácil, prático e proporciona segurança tanto para o vendedor quanto para o comprador, mas é preciso ficar atento às dicas dadas neste artigo para garantir uma venda de sucesso. Capriche nas informações e criatividade que, certamente, você obterá um retorno muito positivo de seus anúncios!

Gostou do artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então curta agora mesmo nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade!