(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como vender na Hotmart de forma simples [Guia Completo]

Por Matheus Luvier | 18/01/2021
243
|
0
Como vender na Hotmart de forma simples [Guia Completo]

Cada vez mais, o mercado digital apresenta boas perspectivas para quem quer investir no setor. Mas engana-se quem pensa que vender na internet significa somente ter um comércio eletrônico e oferecer produtos ou serviços. Há cada vez mais modalidades de vendas, como é o caso dos produtos digitais. Você já ouviu falar sobre eles?

Os produtos digitais podem ser livros eletrônicos, cursos online, clubes de assinatura ou outras modalidades que a criatividade criar! E é aí que entra a plataforma Hotmart, que permite a distribuição de todas essas formas de produto, tornando o conhecimento palpável e acessível a um clique.

Se você quer aproveitar o aquecimento do mercado online, descubra aqui como vender na Hotmart. E tem mais: você vai se surpreender ao descobrir que nem sempre precisa criar um produto digital para ganhar dinheiro por lá. A seguir, veja todos os passos necessários sobre como vender na Hotmart!

O que é a Hotmart e como ela funciona?

Antes de falarmos sobre como vender na Hotmart, vamos explicar um pouco sobre essa plataforma. Em resumo, a Hotmart foi criada em 2011 para distribuir conteúdos digitais. Nela, é possível cadastrar itens como livros eletrônicos e cursos online, permitindo que usuários de diversas localizações acessem o conteúdo de maneira remota.

Com isso, pessoas especializadas em diferentes áreas de conhecimento podem criar conteúdos digitais e vendê-los na Hotmart. Não é à toa que na plataforma encontram-se materiais de muitos setores, como saúde, comunicação, marketing, viagens, finanças, etc. 

E se você quer entender como vender na Hotmart, saiba que há mais de uma maneira de ganhar dinheiro com a plataforma. A primeira é cadastrando e vendendo um produto de sua autoria na plataforma. Já a segunda é atuando como afiliado, ou seja, vendendo o produto de terceiros e ganhando uma comissão a cada pedido realizado. 

A Hotmart conta com uma série de ferramentas para simplificar a participação dos usuários, deixando a plataforma de vendas completa e assertiva. Veja aqui alguns recursos: 

  • Área de membros: ambiente para ministrar cursos online
  • Pagamentos: sistema de pagamentos completo e seguro, com alta taxa de aprovação
  • Programa de afiliados: divulgação de produtos por afiliados que ganham comissão
  • Editor de páginas: personalização da página do produto
  • Analytics: acesso a dados de vendas, clientes e desempenho
  • Estratégia de vendas: integração do provedor de e-mail marketing à plataforma da Hotmart 

Como vender na Hotmart?

Vamos à pergunta que mais importa: como vender na Hotmart? Essa plataforma tem como objetivo simplificar a inclusão dos produtos e, da mesma forma, potencializar o acesso dos usuários ao conteúdo lá cadastrado. Por isso, podemos dizer que vender na Hotmart é tão simples quanto vender num marketplace.

Aliás, essa é uma comparação válida, já que a estrutura da Hotmart equivale a de um marketplace de produtos digitais – uma vez que os itens vendidos por lá são principalmente livros eletrônicos e cursos online. Ou seja: quem procura por algum material digital de uma área específica provavelmente vai fazer recorrer ao Hotmart.

Vale saber, porém, que o criador do conteúdo ou o afiliado são responsáveis pela divulgação do material que está à venda na plataforma. Sim, não basta apenas criar o material e cadastrá-lo na Hotmart – também é preciso divulgá-lo em canais de comunicação onde o seu público-alvo participa. Veja alguns exemplos de canais em que você pode fazer isso:

  • Site pessoal
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp
  • E-mail marketing

Quanto mais forte for a sua imagem nas redes sociais e em outros pontos de contato com o seu público-alvo, maiores serão as possibilidades de conversão, ou seja, de as pessoas que o acompanham e o admiram comprarem o seu produto. Justamente por isso é que é necessário manter as suas redes integradas, com um conteúdo alinhado ao que você aborda no seu infoproduto. 

No caso de um nutricionista que transforma parte da sua dissertação de mestrado sobre alergias alimentares em um livro eletrônico, caberá a ele entrar em contato com pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Se as suas redes sociais forem seguidas por profissionais do mesmo segmento, o canal poderá ser propício para a divulgação.

No entanto, se o Facebook e o Instagram desse profissional reunirem pessoas leigas que estão interessadas em conteúdos mais superficiais sobre alimentação, não será uma boa estratégia falar sobre o e-book por lá, já que não se trata do público-alvo do produto. Assim, o contato por e-mail e WhatsApp com colegas de profissão poderá ser mais assertivo.

Ou seja: a estratégia de divulgação que será adotada é tão importante quanto o conteúdo do material desenvolvido. Justamente por isso é que entram os afiliados, que são pessoas que já tem participação em determinados grupos, podendo conseguir uma visualização mais reforçada. 

Mas, afinal, o que é necessário fazer para vender na Hotmart? Veja aqui os passos:  

1. Acesse o site Hotmart e cadastre-se

Como vender na Hotmart? O primeiro passo para vender nessa plataforma é fazer o seu cadastro. Para isso, será necessário informar o nome completo, o e-mail e a senha que será utilizada na plataforma. Também é possível se cadastrar por lá a partir das suas credenciais do Facebook.

2. Verifique a senha de acesso para a plataforma

O passo seguinte para quem quer saber como vender na Hotmart será verificar a senha e acessar a plataforma. Assim, terá acesso ao painel de controle, onde estão todas as funções disponíveis do Hotmart, como cadastrar um produto, se afiliar a um produto ou comprar um produto. 

3. Faça o cadastro como afiliado

Como você pode ver, o cadastro para vender um produto próprio ou para trabalhar como afiliado de produtos de terceiro é o mesmo. O que muda é a sua decisão sobre como vender na Hotmart. Você pode, inclusive, ter um produto de sua autoria cadastrado na plataforma e trabalhar para a divulgação de outros materiais, ganhando uma comissão. 

4. Faça o cadastro como produtor

Se você quer entender como vender na Hotmart, saiba que a descrição do produto é muito importante para trazer resultados sólidos ao negócio. Por isso, é essencial escrever sobre os detalhes do produto e as vantagens que aquele item oferece. Todos os produtos da Hotmart têm garantia de 7 dias, que é o prazo que o cliente pode desistir da compra e ter o seu dinheiro de volta. 

Comece a vender produtos digitais na Hotmart

Como vender na Hotmart e ganhar dinheiro com isso? Se você quer produzir um conteúdo digital, primeiro deve pensar em uma área em que possa compartilhar o seu conhecimento de forma que desperte o interesse de outras pessoas. Para deixar isso mais palpável, vamos dar alguns exemplos de conteúdos que fazem sucesso na Hotmart:

  • Saúde e alimentação: excelente para nutricionistas que queiram compartilhar conteúdo sobre as suas áreas de atuação, como reeducação ou alergias alimentares, ou para profissionais da gastronomia que queiram compartilhar receitas. Nesse caso, é possível segmentar o conteúdo, como, por exemplo, “receitas veganas”, “receitas com gostinho de casa de vó”, “receitas de Páscoa”, etc.
  • Negócios e carreira: espaço para profissionais de áreas como recursos humanos, psicologia, administração e finanças falarem sobre perspectivas do mercado, entrevistas de emprego, recolocação profissional, investimentos para leigos, etc.
  • Conteúdo técnico: também existe a alternativa de profissionais das mais variadas áreas de conhecimento criarem livros eletrônicos ou cursos focados somente em pessoas do seu segmento que queiram aprofundar o conhecimento. Esse tipo de conteúdo pode ser criado por engenheiros, arquitetos, físicos, etc. 

Na verdade, a Hotmart oferece tantas possibilidades quanto a criatividade mandar, já que o produtor do conteúdo será o responsável pela criação do material, o que também inclui a diagramação ou, no caso dos vídeos, a gravação. É importante destacar que assim como o conteúdo precisa ter qualidade, a sua apresentação também deve ser excelente.

Isso confere profissionalismo ao material, gerando valor agregado, ou seja, reforçando a ideia de que se os aspectos sensoriais são bons, os conteúdos ali registrados também têm valor. Veja aqui alguns formatos que podem ser vendidos na Hotmart:

  • Ebooks: esses são uns dos produtos digitais com maior demanda na Hotmart. Existe a possibilidade de o produtor de conteúdo disponibilizá-lo de maneira gratuita ou cobrar um valor pelo download, que ocorre de maneira instantânea após a confirmação do pagamento. Os livros eletrônicos podem ser criados em PDF ou podem ser disponibilizados em formatos específicos para leitores digitais, como Kindle e Kobo.
  • Cursos online: aqui está outra modalidade popular na Hotmart, justamente porque permite que um profissional compartilhe o seu conhecimento com um grande número de pessoas, que podem estar em diferentes localizações geográficas. Em geral, os profissionais disponibilizam materiais de apoio em PDF e algum meio de contato direto, como grupo de WhatsApp, para que os alunos aproveitem o conteúdo de maneira integral.

Como você pode ver, existem alternativas que vão além dos tradicionais comércios eletrônicos com produtos ou serviços disponíveis no mundo offline. A vantagem de criar um infoproduto é que não é necessário fazer a distribuição dos itens, ou seja, não cabe ao produtor de conteúdo da Hotmart ter contato com fornecedores e com transportadoras ou Correios.

Mas como ocorre o processo de compra na plataforma? Em resumo, o criador de conteúdo é responsável por criar o material do livro eletrônico ou do curso online e por cadastrá-lo na Hotmart. Da mesma forma, caberá a ele fazer a divulgação do produto em canais como redes sociais, grupos de WhatsApp e email marketing, o que também pode ser feito por afiliados que ganham uma comissão.

Após o cliente acessar a página do produto, será hora de fazer o pagamento, caso o item seja cobrado. Após a confirmação do pagamento, que ocorre em poucos segundos, o material fica disponível para download e já pode ser acessado pelo cliente. Isso ocorre de forma automatizada, ou seja, sem o envolvimento do produtor do livro ou do curso. 

Agora que você já sabe como vender na Hotmart, sugerimos que leia sobre marketing de conteúdo. Esse conhecimento pode ajudá-lo a criar um material eletrônico de qualidade e que desperte o interesse do seu público-alvo. Da mesma forma, também conseguirá ajudá-lo a dialogar da melhor forma possível com seus prováveis clientes em canais como redes sociais e e-mail marketing. Boa leitura e boa sorte! 

Matheus Luvier

Posts relacionados