(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como vender jóias em uma loja virtual

Por Marcio Eugênio | 24/07/2016
2961
|
0
Como vender jóias em uma loja virtual

Com a expansão dos e-­commerce no Brasil, hoje em dia é possível encontrar de tudo na internet. A facilidade em começar um negócio e a possibilidade de divulgação para os clientes certos de uma forma extremamente simples, faz com que cada vez mais as pessoas apostem nesse tipo de empreendimento. Dentre os vários produtos e serviços que estão ganhando espaço no mundo online, está o mercado de comercialização de jóias e bijuterias. O tempo em que era necessário estar perto do cliente para mostrar um folheto ou catálogo de produtos está chegando ao seu fim. Afinal, é muito mais fácil aprender como vender joias em uma loja virtual do que sair batendo de porta em porta diariamente a procura de um cliente em potencial que possa se interessar pelas suas mercadorias.

Mas não pense que os clientes irão aparecer espontaneamente em seu e­-commerce, também é preciso trabalhar duro para conquistar a clientela. Se você está pensando em mergulhar de vez nessa ideia, é preciso seguir algumas dicas para ter certeza de que o negócio será de sucesso. Siga os passos necessários, enfrente os desafios e transforme esse sonho em realidade.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Dando início ao projeto da loja online

Antes de começar a vender seus produtos online, é preciso que você organize todo o seu trabalho para ter certeza do quê será vendido para, em seguida, selecionar a melhor plataforma de comercialização. Se você está trabalhando sozinho, é indicado que seja criada uma planilha com a quantidade de produtos, nomes e uma boa descrição. Existem alguns softwares que fazem todas essas anotações se transformarem em um ótimo catálogo para consultas futuras.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Feito isso, é hora de registrar os preços do fornecedor ou custos da fabricação e decidir os valores a serem cobrados. Nesse momento, é interessante dar uma olhada nas lojas que seriam suas principais concorrentes para garantir que seus preços estejam competitivos.

Escolhendo um espaço para vender jóias na internet

Quando tudo estiver devidamente organizado, é hora de escolher onde os produtos serão vendidos. Uma das questões mais importantes sobre como vender jóias é saber exatamente onde seu público alvo está. Como se trata de um tipo de clientela bastante específica, você deve fazer uma rápida pesquisa sobre suas preferências, pois há duas maneiras básicas de ofertar suas jóias no mundo online. A primeira delas diz respeito a criar sua própria loja virtual. Esse é um método mais complexo, pois exige a contratação de um servidor, profissional de programação, design, métodos de pagamento e muitas outras questões. Entretanto, há o lado positivo de que sua marca se torna muito mais forte e gera maior confiança no cliente. Não se esqueça de fazer uma boa pesquisa para encontrar as melhores ferramentas na hora de construir o seu site, além de ter a certeza de que escolheu o servidor e o modelo de loja corretos.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Já a segunda opção de como vender jóias online é usar um site de vendas de outra empresa para expôr seus produtos. O Mercado Livre, por exemplo, é uma ótima opção. Tudo que você precisa fazer é se cadastrar, fotografar os produtos, criar uma boa descrição e atrair os clientes. A maior vantagem nesse momento é que não é preciso ser nenhum especialista para começar a trabalhar e você pode fazer tudo por conta própria.

Lembre­-se que também é possível utilizar outros sites para anunciar promoções, como por exemplo o Grupon e o Peixe Urbano. Em resumo, eles funcionam como uma plataforma de vendas coletivas, onde os produtos são anunciados por preços promocionais, enquanto vários clientes têm a oportunidade de comprar. A divulgação da sua loja é feita, vários consumidores têm a oportunidade de adquirir as jóias por um menor preço e você lucra com as vendas ainda mais.

Vendendo joias na internet com terceirização de estoque

Uma dica valiosa sobre como vender jóias em uma loja virtual é a possibilidade de implementação de um estoque terceirizado. Na internet, não é necessário que você possua em sua empresa todos os produtos que estão sendo comercializados. É possível fechar parcerias com outras empresas para que você anuncie os principais produtos e eles mesmos fiquem responsáveis pelos envios aos clientes. Esse tipo loja online é chamada de marketplace, em que a empresa que anuncia os produtos recebe seu lucro por meio de comissão das vendas conquistadas.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Se no seu caso estão sendo vendidas apenas peças personalizadas, que as jóias são de produção própria, o caminho inverso também pode ser bastante interessante. Entre em contato com grandes lojas, que já estão consolidadas no mercado e possuem um público fidelizado. Assim, você terá a oportunidade de anunciar sua marca por meio de outra empresa e aumentar as vendas, mesmo que pagando uma porcentagem do lucro como comissão.

Vendendo e divulgando jóias em redes sociais

Quem compra uma jóia ou bijuteria está procurando um aspecto puramente estético, para ressaltar a beleza do ser humano. Por isso, é preciso investir na imagem dos produtos para que os clientes sejam atraídos. Antigamente, era comum comprar esse tipo de mercadoria por meio de catálogos de venda, exatamente pelo motivo de as fotos serem o maior atrativo para as compras. Na internet, o público não pensa de uma forma muito diferente, somente o formato de divulgação é que se transforma nesse ambiente. Por isso, invista no relacionamento com os clientes por meio de redes sociais que possibilitam a postagem de belas fotos.

Existem diversas opções: Tumblr, Pinteres, Instagram e até mesmo o próprio Facebook. É importante que você se lembre, no momento de postar as imagens, que o trabalho não se resume em tirar uma foto com o celular e colocar uma boa legenda. Invista em um ensaiao de fotografia profissional, caso os produtos sejam de fabricação própria, ou disponibilize imagens oficiais das marcas que está revendendo. A estética significa tudo nesse momento, por isso é importante criar uma identidade visual perfeita, que condiz com o tipo de mensagem que o produto tem a passar. Além disso, disponibilize promoções, interaja com o seu público e crie um vínculo forte de relacionamento. É dessa forma que você fideliza seus clientes e garante as vendas a cada mês.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados