Como vender artesanato pela internet

Como vender artesanato pela internet

11971
1
Como vender artesanato

Este texto é destinado a todos os artesãos que querem fazer do seu dom uma forma de ganhar dinheiro extra. Hoje em dia quando você pensa em comprar alguma coisa, a primeira coisa que você faz é uma pesquisa na internet. Então se você é um artesão e quer ganhar dinheiro extra, onde você pode vender seus produtos? Exatamente, na internet. Comprar na internet já está na rotina das pessoas, é fácil e prático. Mas não vamos ficar aqui falando sobre os benefícios de porque vender na internet, isso você pode descobrir aqui, hoje nós vamos falar sobre como vender artesanato pela internet.

Um problema muito comum, é que alguns artesãos não querem cadastrar todos os seus produtos na internet, ok. Nós sempre frisamos que o foco é importante, separe os produtos não cadastrados para levar nas feiras e exposições que você participar, e não coloque a culpa na internet se esses produtos não estiverem vendendo, afinal de contas você não os colocou lá.

Como vender artesanato na internet

Agora já separamos os produtos que você não quer cadastrar, vamos focar em como vender artesanato pela internet. Escolha o produto que vai vender pela internet, pense em algo que você consiga reproduzir mais de uma vez, porque apesar de ser um produto artesanal, não vale a pena na internet, você ter apenas uma unidade de cada produto. Como o produto é artesanal, de tempos em tempos, troque a foto, para que ela seja o mais parecida possível com o produto que vai chegar na casa do cliente.

Você vai produzir apenas após o pedido efetuado? Ok. Deixe isso claro na hora da compra, e principalmente, calcule esse prazo de produção na hora de calcular o prazo de entrega. Lembre-se mesmo que seja sua renda extra, você vai precisar dedicar no mínimo 2 horas por dia para gerenciar sua loja virtual de artesanato, mais o tempo de produção de peças vendidas. Se você for produzir todos os produtos vendidos durante a semana no sábado, de novo, lembre-se que esse tempo entre o pedido efetuado e o inicio da produção precisa estar muito bem calculado no prazo de entrega.

Se você já tiver produtos prontos, em estoque enquanto estão em venda, ótimo! Lembre-se geralmente artesanatos são peças delicadas, você precisa embalar seu produto cuidadosamente para que ele chegue lindo na casa do seu cliente. E não, não resolve só escrever frágil na caixa, você precisa de muito plástico bolha, isopor e dependendo do que for o seu produto outros materiais para proteger e transportar sua peça em segurança. Aqui nós temos um outro texto que fala sobre formas de entrega, vai ser muito útil para você.

Para ter uma loja de artesanato de madeira, por exemplo, você vai precisar da mesma técnica que uma loja virtual de celulares. Afinal não é parte técnica que faz as lojas virtuais terem sucesso ou não. Existem coisas que são básicas: qualidade, atendimento, preço. E daí você se faz aquela clássica pergunta como vender pela internet? Da mesma forma que você vende na praça, ou na feira, ou na casa vizinha. Mas se você ainda não se sente seguro, baixe o nosso e-book sobre como montar uma loja virtual.

➜ 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Você vai estar oferecendo seu produto, informando todas as características e ressaltando aquela que for especial. Para que os clientes virtuais de artesanato se convençam que comprar na internet é sinônimo de comprar na sua loja, ela precisa ter algo muito especial. E nem sempre é o preço, pode ser a qualidade dos seus produtos, seu acabamento ser o melhor do mercado, ou por exemplo, a diversidade, você faz a mesma bonequinha de biscuit que todas as outras pessoas, mas usa cores mais variadas e diferentes.

Como ganhar dinheiro com artesanato

Vender artesanato na internet não é tão diferente assim do que vender produtos industrializados, afinal,  para que o cliente compre do seu site, e não dos milhares de concorrentes que existem, seu produto precisa se diferenciar. Sim, já falamos isso, mas é tão importante que decidimos falar de novo, vai que você esquece né? Você pode começar fazendo uma pesquisa com seus concorrentes, analisando o que eles tem de melhor, e o que você tem de melhor. Para que o cliente compre de você, nem preciso dizer quem deve ganhar essa disputa não é mesmo? Temos uma planilha para isso, veja:

➜ Planilha para análise da concorrência

Além de concorrência você precisa pensar em como fazer seu site ser conhecido, como as pessoas vão te encontrar. Mas isso também é técnica, e pode ser usada para qualquer tipo de produto que você estiver vendendo na internet, não só artesanato. Afinal toda loja virtual precisa ser encontrada, essa é uma desvantagem em relação as lojas físicas, o cliente não olha sua vitrine enquanto passeia, você precisa fazer ele ir até sua vitrine. Você pode fazer uma plaquinha com o link da sua loja virtual e deixar exposto sempre que participar de alguma feira ou exposição.

Antes de sair anunciando, você precisa estudar, e verificar onde deve investir seu esforço e seu dinheiro. E analise também, qual produto vale a pena anunciar, as vezes o produto que você mais gosta, nem sempre é o que tem mais saída. Então por mais que seja difícil, lute contra seu coração e siga seu cérebro, anuncie o que vende mais, para que continue vendendo. Para te ajudar, aqui nós temos mais algumas dicas sobre isso, veja:

➜ Os 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Então é isso, as técnicas são as mesmas, e reforçamos isso para que fique MUITO claro para você. Vender artesanatos de E.V.A. ou roupas esportivas, as técnicas para as duas lojas virtuais são as mesmas, mas só as técnicas, os meios de atuação variam de acordo com seu nicho. Artesanato é um produto muito beneficiado pela internet, porque as lojas, ou as feiras, são muitos segmentadas por região. Por exemplo, tem uma conhecida da sua amiga que faz crochês lindos, mas ela mora em outra cidade, você não vai até lá comprar. Agora, se ela tivesse uma loja, você já teria feito uns 4 pedidos.

Como começar a vender artesanato pela internet

Chega de técnicas, agora vamos focar nos artesanatos:

➨ 1 Se você está iniciando agora, provavelmente não tem muito dinheiro para investir em plataformas, ou seja, você precisa achar uma solução de baixo custo ou gratuita. Se você ainda não conhece o Elo7 está na hora de se informar, como vender artesanato no  Elo7, que é um marketplace de produtos feitos à mão, lá você pode criar sua loja personalizada, e pagar apenas por vendas realizadas, é uma ótima oportunidade para quem está começando.

 ➨ 2 Na hora de descrever seus produtos, descreva materiais utilizados, texturas, e especificações, do tipo, não pode molhar, não pode lavar. Coloque todas as informações técnicas necessárias, e depois, faça a descrição para mostrar para o cliente porque ele deve comprar seu produto. São 2 tipos de descrição para o mesmo produto: especificar, e mostrar porque deve comprar. Não pense que só com descrições técnicas sua loja vai se diferenciar, porque descrições assim tem aos montes por aí, e não esqueça, é um artesanato, não é uma blusa, algo que vemos todos os dias, o cliente precisa entender o que é o produto.

➨ 3 Seja pessoal e próxima dos seus clientes, você produz produtos artesanais, são praticamente exclusivos, um nunca fica exatamente igual ao outro. Então trate seus clientes de forma que eles se sintam tão especiais quando as peças que estão comprando. Porque não faz o menor sentido, comprar um produto exclusivo e ter um atendimento genérico.

Depois de tanta informação, você já está ciente de como vender artesanato pela internet, então mãos à obra, não tenha medo de tentar. Lembre-se talvez as recompensas pelo seu esforço demorem, mas isso não significa que elas não virão. Boa sorte.

 

 

 

 

Artigo anteriorIdéias ruins não vendem – aprenda a vender online
Próximo artigoComo montar uma loja virtual de acessórios femininos
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigada pelas dicas…estou há meses no ELO7 só efetuei uma vende entre mais de mil visualizações….eu creio que há ainda mais curiosos do que compradores infelizmente…ou medo que o produto não chegue até suas casas…queria uma renda extra…mas o povo ou está sem dim dim ou tem medo ainda de usar essas plataformas virtuais

DEIXE UMA RESPOSTA