Como vender artesanato pela Internet?

Como vender artesanato pela Internet?

982
0

Já imaginou vender artesanato pela Internet? Se ainda não pensou a respeito, saiba que existem várias maneiras de fazer com que o que você produz em sua casa renda uma grana extra.

E o melhor de tudo isso é que você poderá utilizar um espaço exclusivamente voltado para tal, possibilitando um alcance que poderá ser muito maior do que o atual.

Por isso, se você quer dar um upgrade no seu orçamento fazendo produtos exclusivos e originais, como todo artesanato deve ser, então, continue lendo este artigo e saiba um pouco mais!

Onde vender artesanato pela Internet?

Existem diversas formas de vender artesanato pela Internet, como você verá a seguir — alguns são sites exclusivamente voltados para esse nicho, enquanto outros se aproveitam do crescimento das mídias sociais.

Além disso, em tempos de crise financeira, é muito importante procurar por novas maneiras de negócio e, quem sabe, assegurar a sua independência financeira. Por isso, vamos a algumas dessas opções!

Portais de artesanato

Uma das opções mais conhecidas no que se refere à venda de artesanato via Internet, o Elo7 é um portal que, desde 2008, reúne artesãos e, por ser algo tão específico, é bastante popular, acima de tudo, representando um ótimo primeiro passo para quem está começando.

Marketplaces

Os marketplaces funcionam como um shopping on-line, e os mais conhecidos e utilizados, hoje em dia, são o Mercado Livre e o eBay, além de serem os mais tradicionais.

Classificados on-line

Olx é um dos melhores exemplos a serem explorados por quem quer um veículo para a divulgação de seus produtos, uma vez que são sites de anúncios.

Facebook

O Facebook, certamente, é uma ferramenta importante para você, que quer vender artesanato pela Internet, afinal, é a rede social mais acessada do Brasil e do mundo.

Para que você possa utilizá-lo nesse sentido, é preciso criar uma fanpage e, a partir daí, interagir em grupos que compartilhem desse interesse, o que é ótimo para pequenos empreendedores.

Como vender bem os meus produtos?

Por fim, abaixo você encontrará algumas dicas importantes para você que quer vender artesanato pela Internet valorizando o seu produto e chamando a atenção para clientes.

Descrição dos produtos

É importante que você capriche nas descrições dos produtos, destacando, por exemplo, o uso de materiais recicláveis (se for o caso) ou a sua qualidade, além de comentar também sobre o processo, caso haja especificidades (costurado ou pintado à mão, por exemplo).

Isso é fundamental para garantir o seu diferencial em todas as plataformas citadas acima, além de oferecer credibilidade a quem produz esse tipo de produto.

Imagens dos produtos

As imagens têm papel fundamental dentro dos nichos de vendas. Algumas dessas dicas, você pode encontrar aqui, mas, em resumo, utilize fotografias de qualidade, se possível profissionais.

Destaque os detalhes de cada produto. É recomendável que se utilize um local apropriado para isso e equipamentos de iluminação e que valorizem o que é produzido.

Se necessário, faça, ainda, uso de programas para tratamento de imagens.

Essas dicas são válidas para todas as plataformas acima. Marketplaces valorizam essas características nas imagens, assim como nas redes sociais garante credibilidade.

No caso de roupas, dê preferência a fotografá-las com modelos, para que o cliente tenha uma melhor noção de como elas “vestem”.

Anúncios

Todas as plataformas citadas possuem ferramentas de anúncio. Assim, utilizá-las em prol do seu negócio e para a divulgação de seu artesanato é crucial para alavancar as vendas.

Invista em anúncios e utilize sempre as redes sociais ao seu favor. Algumas ferramentas, como o Facebook Ads, por exemplo, são essenciais para atingir o seu público-alvo com os seus anúncios. Por isso, conheça bem o tipo de persona que se interessa pelos seus produtos, afinal, quanto mais específica ela é, maiores são as chances de venda!

Gostou deste artigo sobre como vender artesanato pela Internet? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e marcar os seus amigos?