Como ser um vendedor online? Conheça o perfil de um bom vendedor

Como ser um vendedor online? Conheça o perfil de um bom vendedor

9716
1
Como ser um bom vendedor online
Como ser um bom vendedor online

Existe uma lista bem grande com as qualidades necessárias para ser um bom vendedor em lojas físicas. É necessário ser simpático, atender com atenção e se comunicar de forma cordial. Mas e quando as vendas são online? Como demonstrar o mesmo interesse quando a interação é mediada por uma tela?

A estrutura de venda digital é tão diferente da venda física que até a definição do vendedor fica incerta. Há mesmo uma única pessoa lá do outro lado do computador, falando em nome da loja, ou se trata de uma equipe com uma “voz única”?.

Independente se a loja conta com um ou com mais vendedores, o atendimento deve ser conduzido sempre da mesma maneira, buscando dar a atenção que o cliente necessita e garantindo a entrega de um produto de qualidade. 

Você quer começar a vender no setor digital, mas ainda não sabe bem como fazer isso? Continue lendo e descubra como ser um vendedor online.

COMO SE TORNAR UM VENDEDOR ONLINE?

Você não se torna um vendedor online na hora que cria a sua loja virtual, mas sim quando atende o seu primeiro cliente. Mas, basicamente, o caminho para se tornar um vendedor online é planejando um negócio que você tenha vontade de trabalhar.

Para criar o seu comércio eletrônico, deve pensar em que mercado gostaria de atuar, que público-alvo gostaria de atender e que produto gostaria de vender. Se, por exemplo, você não gosta de futebol, já que pensou que chato que seria vender camisetas com caricaturas dos jogadores mais famosos?

Uma boa dica para quem quer se tornar vendedor online é pensar naquilo que o atrairia como consumidor. Reflita sobre as suas paixões, sobre aqueles hobbies que o acompanham há muitos anos, e chegue em alguns produtos que poderão se tornar o seu foco de vendas. 

COMO SER UM VENDEDOR ONLINE?

Um vendedor virtual é aquela pessoa que está em contato com os clientes, respondendo dúvidas, pensando em alternativas para tornar a apresentação do produto mais atraente e buscando insights para deixar as campanhas mais criativas.

Esse vendedor pode atuar na estratégia do e-commerce, no chat online da loja virtual, nas redes sociais da marca e até mesmo no atendimento por telefone e por e-mail. Esse vendedor online pode ser uma única pessoa ou muitos funcionários que falam com um único tom, o tom da empresa.

PERFIL DE UM BOM VENDEDOR

Mas afinal, qual é o perfil de um bom vendedor? Um bom vendedor de e-commerce deve: 

  • Conhecer profundamente o produto
  • Saber sobre as formas de uso
  • Saber sobre as recomendações de limpeza
  • Ter argumentos para convencer o consumidor
  • Ter consciência sobre os pontos que precisam ser aprimorados
  • Saber se comunicar com facilidade 
  • Perceber insights para aperfeiçoar o negócio

VENDEDOR É AQUELE QUE ESTÁ EM CONTATO MAIS DIRETAMENTE COM O CLIENTE

Em uma loja virtual com uma equipe maior, onde existe gerente, contador e programador, o vendedor é aquela pessoa que está em contato direto com os usuários que acessam a loja virtual. Nesse caso, pode ser a pessoa responsável pelo chat online, quando ele existe, para esclarecer dúvidas sobre a venda.

O gerente de uma loja virtual muitas vezes também é considerado vendedor. Nesses casos em que existem muitos funcionários que dialogam com os clientes, cada profissional funciona como uma parte de um grande personagem chamado vendedor digital. 

Assim, a equipe deve trabalhar de forma conjunta, trocando informações, cuidando para que todos os atendimentos sejam conduzidos de uma forma padronizada e tendo atenção e cuidado para falar no tom de voz da empresa.

COMO VENDER ONLINE COM SUCESSO

Muitas pessoas que se perguntam como ser um vendedor de sucesso já sabem a resposta. O sucesso acompanha o gosto pelo que faz, a vontade de conhecer o perfil dos clientes e a disponibilidade para perceber possíveis melhorias para a empresa.

Além disso, a disciplina também é fundamental no perfil de um bom vendedor. Isso se reflete na atitude que o vendedor apresenta durante a condução da venda e no interesse que demonstra pela marca e pelo produto mesmo nos momentos em que não está em contato com os consumidores.

TENHA MAIS DISCIPLINA NA VENDA ONLINE

Como ser um bom vendedor sem enxergar o cliente? Já que nas vendas online não existe o encontro tradicional entre comprador e vendedor, é preciso ter ainda mais disciplina para vender e para organizar os resultados. 

Uma boa técnica para isso é reunir os dados de cada venda para ter indicativos que podem ser importantes para a avaliação do e-commerce. Desta forma, é possível identificar quais produtos são mais vendidos, quais dias e horários são melhores e até mesmo em que momento as compras costumam ser canceladas.

Analisando esses dados, é possível entender melhor como funciona a dinâmica no seu site de vendas e, a partir disso, criar estratégias que aumentem as chances de vender mais. Lembre-se que um bom vendedor online também é aquele que consegue mensurar as informações coletadas por meio das aquisições dos clientes na loja virtual e interpretá-las.

DICAS PARA VENDER MAIS PELA INTERNET

Mas, afinal, como se tornar um vendedor online de sucesso se o mundo virtual oferece relações mais distantes do que o mundo físico? Lembre-se que um vendedor virtual pode demonstrar até mesmo as características menos palpáveis de um vendedor tradicional.

Um exemplo é a simpatia. Na loja virtual não há como o consumidor perceber se quem está por trás da plataforma é simpático. Porém, existem formas de atendimento que podem levar o cliente até mesmo a dizer que a equipe de um e-commerce é simpática, mesmo que não a conheça pessoalmente. Veja como:

FOQUE EM RESPOSTAS RÁPIDAS

Quando os clientes entram em contato com a marca através de chats ou outros dispositivos instantâneos, é esperado que o vendedor ofereça respostas rápidas. É claro que a agilidade é muito importante, mas, mesmo nesses casos, é possível introduzir o diálogo com um “olá, tudo bem?”. 

São detalhes que fazem toda a diferença, pois quanto mais personalizado um atendimento for, mais fará com que o consumidor se sinta valorizado e pense em retornar à loja para comprar novamente.

ATENTE AO BOM COMPORTAMENTO

A atenção e a educação também podem ser transmitidas pela equipe de vendas de um e-commerce. Por exemplo, quando um consumidor recebe uma mensagem de agradecimento da loja virtual por ter finalizado uma compra, está tendo um exemplo claro de atenção e vínculo com a marca. 

Bons vendedores online também criam formas de fidelizar cliente, ou seja, fazer com que eles se lembrem da sua empresa. E aqui vale a máxima: quem não é visto não é lembrado. Isso significa que quem vende na internet deve criar estratégias para que seja visto e, por consequência, lembrado pelos seus clientes.

Veja outras maneiras de demonstrar que seu cliente é importante:

  • Cartão desejando feliz aniversário 
  • Newsletter
  • Programa de fidelidade 
  • E-mail marketing 

DIFERENCIE-SE DOS CONCORRENTES

Ainda existem outras características de bons vendedores que funcionam tanto nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais. Diferenciar-se da concorrência é uma delas, e pode ser feita oferecendo produtos e serviços que se destacam de alguma forma.

Para isso, é fundamental conhecer todas as especificidades do produto. Quando um e-commerce revende mercadorias, deve conhecê-las como se fosse a sua produção própria. É preciso, ainda, acreditar no potencial dos produtos e nos benefícios que têm.

COMO SER UM VENDEDOR ONLINE E SEGUIR A DISCIPLINA DO E-COMMERCE?

A mesma disciplina necessária para vender produtos online e para mensurar os dados de relatórios também deve aparecer na hora de avaliar a entrada de novos produtos no comércio eletrônico.

Um bom vendedor nem sempre consegue convencer um cliente a comprar um produto, mas sempre sabe dizer o motivo pelo qual não conseguiu efetivar a venda. E isso já é muito importante para que o e-commerce possa usar as informações para se aperfeiçoar e chegar cada vez mais perto daquilo que o público-alvo espera.

COMO VENDER ONLINE E TER SUCESSO NO E-COMMERCE

Cada vez mais, os clientes são mais exigentes e têm mais conhecimento sobre os direitos, seja nas compras online ou offline. Por isso, além de saber vender, um vendedor também tem que saber lidar com pessoas – e com seus múltiplos temperamentos. 

Na internet, o fato de o cliente não ter o objeto em mãos torna tudo mais delicado. Como convencer este consumidor de que este produto é aquele que ele procura? Fotos, vídeos e descrições detalhadas ajudam nisso, mas, muitas vezes, a palavra do vendedor é crucial para a decisão de compra. 

O vendedor digital deve informar sobre os detalhes que o cliente não enxerga e saciar dúvidas relacionadas a tamanho, textura e cor. Nessas situações, o vendedor deve ter paciência, principalmente quando se tratam de pessoas que não estão acostumadas a comprar online e que, por isso, não sentem tanta segurança. 

Prestar atenção na pergunta dos consumidores e responder exatamente aquilo que eles querem saber é fundamental para convencê-los a comprar. Um bom vendedor deve demonstrar que se importa com os clientes e saber valorizar as interações.

Um cliente satisfeito pode compartilhar a experiência com seu círculo social e influenciar a compra de outros tantos consumidores. Mas, da mesma forma, um cliente insatisfeito também tem voz para detonar com a imagem de uma marca.

DICAS PARA VENDEDOR DO E-COMMERCE

Quer mesmo saber como ser um vendedor de sucesso? Vamos às dicas práticas. Vale lembrar que, embora o meio físico e digital sejam muito diferentes, muitas das dicas que falaremos agora também se aplicam às lojas de rua:

  • Chame o cliente pelo nome.
  • Escute tudo o que o cliente tem a dizer, para depois falar (ou escrever).
  • Explique quantas vezes for necessário, até que o cliente entenda.
  • Não perca a paciência.
  • Se não souber responder uma pergunta, diga que irá em busca da resposta. 
  • Mostre que o cliente tem o poder de escolha sobre a compra
  • Demonstre que você apresenta uma boa oportunidade para esse cliente
  • Agradeça e seja educado mesmo que o consumidor não compre de você. Ele poderá voltar amanhã. 

RESPOSTAS RÁPIDAS, VENDAS RÁPIDAS

Em primeiro lugar, uma resposta rápida demonstra agilidade e interesse por parte do vendedor. Afinal, se ele respondeu rápido, é porque está disponível para atender o cliente. Além disso, uma resposta rápida demonstra eficiência e, indiretamente, faz com que o produto também pareça eficiente. 

Outro ponto positivo para quem responde rápido é que existem clientes que fazem perguntas sobre o mesmo produto para vários vendedores de forma simultânea. O vendedor que responder primeiro será o escolhido para a compra. Por essa razão, a resposta rápida aos clientes é um passo à frente na concorrência.

No entanto, o bom vendedor não troca a educação pela agilidade. Por isso, antes de responder aquilo que o cliente quer saber, utiliza palavras como “olá”, “boa tarde” e “boa noite”. Além disso, o vendedor interessado não se importa em responder aquelas perguntas que já estão descrição do produto.

BONS VENDEDORES E BONS MODOS

É claro que tem gente que entra em uma loja física e pergunta o preço de uma máquina de lavar louça sem nem cumprimentar o vendedor. Mas isso não é o ideal, né? No mundo virtual as boas práticas de educação são as mesmas.

Existem algumas frases que devem ser usadas por um bom vendedor para tratar o cliente com cordialidade, mesmo nos casos em que o cliente não o trata assim:

  • Bom dia, boa tarde, boa noite
  • Seja bem-vindo
  • Obrigado pelo contato
  • Agradeço o interesse
  • Fico feliz com a preferência
  • Continuo à disposição

A DIFERENÇA DE UM VENDEDOR FÍSICO E O VENDEDOR ONLINE

Outra característica que funciona tanto no mundo físico quanto no mundo online é em relação à concorrência. Um bom vendedor sabe sobre a necessidade de se diferenciar da concorrência, oferecendo produtos e serviços que se destaquem e que atraiam o público.

Além disso, o bom vendedor deve conhecer profundamente o seu produto, até mesmo para saber ressaltar as suas qualidades em relação aos vendidos pela concorrência. A cada dia os produtos estão mais parecidos e, se o vendedor não destacar os pontos fortes daquilo que vende, poderá ser trocado por um artigo que à primeira vista parece igual ao seu.

PARA SER UM BOM VENDEDOR NÃO É SÓ VENDER

Um vendedor faz muito mais do que vender. Não tinha pensado nisso? Veja todas as outras funções que um vendedor ou gestor de loja virtual deve estar atento para garantir uma venda impecável aos clientes:

  • Cuidar da plataforma do comércio eletrônico
  • Ter controle sobre a produção e estoque
  • Ter contato com fornecedores
  • Gerenciar os meios de pagamento
  • Controlar as finanças
  • Atender clientes
  • Ter contato com Correios e transportadoras
  • Fazer o envio dos produtos
  • Atender o pós-vendas

Um bom vendedor de e-commerce projeta, cria e administra todos os procedimentos da sua loja virtual, pensando sempre em oferecer o melhor produto ou serviço aos seu clientes. Vender é somente uma das muitas ações que ele faz.

UM BOM VENDEDOR FAZ SEU MARKETING

Um bom vendedor de e-commerce pode e deve fazer o marketing de sua loja. Quanto mais criativa for essa divulgação, melhor. Isso destaca a loja diante da concorrência e atrai novos clientes ao comércio eletrônico. 

Um ponto importante para quem quer saber como ser um vendedor online: ninguém é melhor do que o próprio vendedor para fazer o marketing dela. Essa pessoa é a que tem mais conhecimento sobre os produtos e, assim, mais chances de mostrar aos clientes os pontos positivos da loja. 

Lembre-se: uma boa campanha, com uma abordagem criativa e com descontos atrativos em períodos que não são de datas comemorativas fazem a diferença. Os clientes ficam motivados com promoções surpresas e produtos novos.

UM BOM VENDEDOR FAZ UM BOM TREINAMENTO

Um bom vendedor não nasce pronto. Ele estuda, se dedica e se aprimora para oferecer um atendimento cada vez melhor. Por isso, qualquer pessoa que tem interesse em se tornar uma boa vendedora pode, de fato, se preparar para isso.

A internet tem uma diversidade de cursos e de informações que ajudam a compreender o universo do e-commerce e do empreendedorismo. Existem cursos gratuitos, e-books e canais do YouTube focados no tema e que podem ajudar muito a ampliar os conhecimentos sobre as vendas.

Lembre-se que cada segmento tem o seu público e o seu produto específico, e, por isso, precisa de uma técnica de venda diferente. Ainda assim, não podemos esquecer das técnicas básicas que servem para todos os setores, como:

  • Planejamento
  • Escolha do nome da loja
  • Escolha do segmento da loja
  • Escolha do layout da loja
  • CNPJ
  • Cadastro dos clientes
  • Cadastro dos fornecedores
  • Cadastros dos clientes
  • Cadastros dos produtos
  • Cadastro dos produtos do estoque
  • Cadastro das empresas de entregas
  • Escolha da plataforma
  • Hospedagem da sua loja
  • Cadastros em redes sociais
  • Atualização constante de todos os dados
  • Descrição dos produtos
  • Conteúdo das páginas
  • Marketing da sua loja
  • Feedback dos clientes

O conhecimento, a disposição para aprender e a ação fazem com que um vendedor de e-commerce se torne cada vez um vendedor melhor. Com o tempo ele saberá exatamente como resolver problemas, acalmar o cliente e verificar as falhas da empresa.

É claro que o bom vendedor faz boas vendas. Mas, além disso, ele tem controle de toda a loja, conhece cada setor e sabe resolver cada problema. Além disso, ele se preocupa com toda a engrenagem de sua loja virtual e sempre está atualizado para fazer o melhor para que ela esteja funcionando bem.

Artigo anteriorFarmácia virtual: como vender? Veja como aumentar as vendas da sua loja!
Próximo artigoComo criar programa de fidelidade para loja virtual? Descubra aqui!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA