Como ser um bom vendedor online

Como ser um bom vendedor online

633
1
Como ser um bom vendedor online

Leia nesse artigo como ser um bom vendedor online.O que você deve saber sobre como ser um bom vendedor online e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Quando se fala sobre como ser um bom vendedor em lojas físicas, algumas qualidades não faltam na lista de pré-requisitos, como simpatia, atenção e educação. Mas e quando as vendas são online? Como transmitir os mesmos predicativos, que costumam caracterizar os melhores vendedores?

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Na realidade, é possível sim transferir algumas qualidades, sendo que outras devem ser adaptadas ao mundo virtual. Em primeiro lugar, é preciso definir quem são os vendedores de um e-commerce. Se você está vendendo sozinho em sua própria loja virtual ou mesmo em outra plataforma de vendas, como os classificados online, então, você o único vendedor.

Em uma loja virtual com uma equipe maior, onde se tem o gerente e demais profissionais, como o contador, o programador, etc, o vendedor é aquele que está em contato mais diretamente com os usuários que acessam a loja virtual. Nesse caso, pode ser a pessoa responsável pelo chat online, quando ele existe para esclarecer dúvidas sobre a venda.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

O gerente de um aloja virtual também é considerado o vendedor ou mesmo o coordenador de vendas, quando comanda uma equipe que lida mais diretamente com os clientes, seja adicionando produtos no e-commerce, respondendo pelo atendimento ao cliente, fazendo levantamentos sobre as vendas, comprando os produtos para revender, etc.

Nesse caso, é possível que um maior número de pessoas deva trabalhar em conjunto para que seja criado um tipo de vendedor virtual, como se cada profissional fosse uma parte desse personagem. O responsável pela equipe deve ter consciência disso e transmitir a sua equipe a importância de trabalhar de forma conjunta, inclusive, trocando informações.

Como vender online com sucesso

Características como gosto pelo que faz, conhecer o cliente, profissionalismo e persistência também são bem comuns de ouvir inumeradas quando se deseja traçar o perfil de um bom vendedor. No entanto, um predicativo muito importante e nem sempre listado com frequência é a disciplina.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Os demais exemplos estão ligados principalmente à atitude que o vendedor deve ter durante a venda e são realmente importantes, porém, a disciplina consiste no que é feito “atrás dos bastidores”, como as informações e o conhecimento que são obtidos quando não se está realizando uma venda. Ler sobre o assunto é um ótimo exemplo de ser disciplinado.

Mas também transformar o conhecimento e a percepção em números. Com uma tabela é possível quantificar melhor as vendas e assim avaliar as melhores estratégias (sugestão link. Um exemplo é usar técnicas variadas de vendas e na planilha fazer as anotações necessárias para depois com mais exatidão saber quais as que oferecem os resultados mais promissores.

Já que nas vendas online não existe o encontro tradicional entre comprador e vendedor, é preciso ainda mais ter disciplina, ou seja, reunir os dados obtidos com cada venda para ao final obter indicativos. Com isso, o e-commerce pode identificar melhor quais os produtos mais vendidos, em que dias e horários são mais vendidos e mesmo em que momento a compra é cancelada.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Analisando esses dados, é possível entender melhor como funciona a dinâmica no seu site de vendas e, a partir disso, criar estratégias que aumentem as chances de vender mais . Portanto, um bom vendedor online é aquele que consegue mensurar as informações coletadas por meio das aquisições dos clientes na loja virtual e interpretá-las.

Dicas para vender mais pela internet

Embora todo o planejamento e detalhamento das vendas formem bons vendedores, porque

isso lhes dá o conhecimento necessário para ser mais persuasivo com o público alvo, mesmo que de maneira virtual e, geralmente, visual, as demais características de bons vendedores de lojas físicas podem ser trazidas para o meio online.

Um exemplo é a simpatia. Na loja virtual não há como o consumidor perceber se quem está por trás da plataforma é simpático. Porém, existem formas de atendimento que podem levar o cliente até mesmo a dizer que a equipe de um e-commerce é simpática, mesmo que não a conheça pessoalmente.

Isso é possível com uma resposta rápida quando são enviadas mensagens pelos clientes e consumidores em geral, com dúvidas. Mesmo que a resposta seja automática e padronizada, ela pode começar com algo do tipo “Olá, tudo bem?”. São detalhes que fazem toda a diferença, pois quanto mais o atendimento for personalizado mais vai fazer com que o consumidor se sinta valorizado.

Já a persistência pode ser dar por meio de uma mensagem que o consumidor que não finalizou a sua compra receba, convidando-a a acessar a loja virtual para conclui-la. É possível até mesmo que a mensagem pergunte a razão pela qual a compra não foi concluída. Essa é uma forma eficiente de ser atencioso com o cliente e, ao mesmo tempo, detectar possíveis problemas pelos quais a plataforma do seu site esteja passando.

Atenção e educação também são transmitidas pela equipe de vendas de um e-commerce quando a mensagem parece se comunicar com o cliente em outras ocasiões. Isso pode ser feito quando o consumidor finaliza uma compra e ele recebe uma mensagem em que a loja virtual agradece a sua compra ou a sua visita.

Bons vendedores online também criam formas de fidelizar cliente, ou seja, fazer com que eles se lembrem da sua empresa e aqui vale a máxima: quem não é visto não é lembrado. Isso significa que quem vende na internet deve criar estratégias para que seja visto e, por consequência, lembrado pelos seus clientes.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Um cartão desejando feliz aniversário enviado na data para o cliente é um exemplo bem clássico e muito eficiente, mas não é o único. Newsletter, programa de fidelidade (quando o cliente ganha pontos e troca por brindes ou descontos sempre que realiza novas compras) e e-mail marketing são outras maneiras de fidelizar clientes.

Por fim, outras características de bons vendedores que funcionam tanto nas lojas físicas quanto virtuais são diferenciar-se da concorrência, oferecendo produtos e serviços que se destaquem de alguma forma e, ainda mais importante, conhecer o seu produto. Quando um e- commerce revende mercadorias é essencial que o conheça como se fosse a sua produção própria. É preciso, ainda, acreditar no potencial dos produtos e nos benefícios que possui.