Como montar uma loja virtual de livros

Como montar uma loja virtual de livros

1464
1
loja virtual de livros

Você sabia que o primeiro produto que foi vendido através da internet foi o livro? A Amazon começou a divulgar e a vender livros com muito sucesso porque os livros têm todas as características que tornam um produto extremamente interessante para vender na internet.

O preço é atraente, não é tão alto, mas também não é mais barato que o frete, não é muito pesado, ou seja, é fácil de ser transportado e o frete não fica caro. O tamanho é bom, de fácil manuseio, pode ser acomodado em embalagens pequenas, e também não é frágil, não precisa de um transporte com muitos cuidados. Falando assim montar uma loja virtual de livros parece um paraíso, mas vamos com calma.

Como vender livros online

Quando a Amazon começou não tinha concorrência então esse também era um fator vantajoso, atualmente já tem um grande número de lojas virtuais de livros, ou seja, não é mais uma vantagem do mercado. Normalmente as pessoas que compram livros compram muito e com muita frequência. O Marcio Eugênio, colaborador da D Loja Virtual, compra dezenas de livros todos os anos, tem centenas de livros e está sempre comprando e lendo. Ele tem o perfil das pessoas que consomem livros.

loja-virtual-de-livro
Olhem como meu livro é lindo

Se você está achando que já pode comemorar e ir correndo abrir sua loja virtual de livros, calma! Ainda não é a galinha dos ovos de ouro. Veja bem, existem grandes marcas, grandes empresas que fazem um trabalho muito bom na venda de livros, inclusive recentemente a Amazon veio para o Brasil vender livros. Existe também a Estante Virtual que é um sebo gigante que reúne diversos sebos, então a concorrência é muito grande. Como alguém que quer entrar no mercado de livros pode concorrer? De novo aquela questão que a gente sempre fala, a especialização.

Um dos nossos clientes tem uma livraria especializada em itens de agronegócio, a Agrolivros, eles se destacam e conseguem bons resultados porque, os livros que eles vendem as grandes marcas não tem interesse de comercializar. Tem uma outra empresa que é especialista em livros de agronegócio para bovinos de corte, é o especialista do especialista. Você conhece algum site que venda livros para bovinos de corte? Pois é, mas antes de sair abrindo sua loja virtual de livros sobre aves migratórias do Galápagos, pesquise se as pessoas compram livros sobre as aves migratórias do Galápagos.

Na livraria online tudo fica mais fácil

Você consegue se destacar muito facilmente num nicho tão especifico e essa é a dica para quem quer começar a vender na internet hoje. Você tem que se preocupar em ter o foco certo, porque se você focar em vender os mesmos livros que a Saraiva, o Submarino, ou a Livraria Cultura vendem muito provavelmente você não vai conseguir competir com esses caras porque, se você tem o mesmo produto que uma Saraiva ou a Cultura tem e o seu livro tem o mesmo preço que o deles, porque alguém vai comprar de você que é uma loja desconhecida? Porque o cliente vai comprar de você que não tem a mesma quantidade de comentários no produto, a mesma condição de parcelamento, que não oferece o frete a cinco reais sem ser pelos correios?

Você precisa se especializar precisa pensar numa forma de não bater de frente com os grandes, porque se você for bater de frente e não se especializar em algum nicho específico no qual você consiga se destacar muito provavelmente você não vai conseguir ter sucesso vendendo livros online. Reforçando escolher um nicho específico não é só escolher um assunto que não vemos todos os dias, é resolver o problema de pessoas que querem livros sobre determinados assuntos, mas que tem muito dificuldade de encontrar.

Ter uma loja virtual de livros, ou de qualquer outra coisa não é tão complicado quanto parece, mas também não é tão simples como tirar doce de criança, alias o correto aqui seria vender doces para crianças. Já pensou o quanto você pode lucrar com isso? Bom, mas se você quer continuar recebendo nossas dicas e descobrir como é fácil vender, assine nossa lista vip.

➜ Inscreva-se na nossa lista de e-mails VIP

Se você ainda tem dúvidas sobre a parte técnica de como montar uma loja virtual, nós temos um e-book que fala exatamente sobre isso, e você vai perceber que a parte técnica é exatamente isso: técnica, ou seja, não vai ser diferente da loja virtual de livros para a loja virtual de canecas. O que muda são suas estratégias de venda, abordagem com o público e para isso não existe uma fórmula mágica, cada tipo de produto exige coisas diferentes, você precisa saber o que pode ser feito e testar o que tem mais resultado no seu negócio.

➜ 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Boas vendas!