Como montar uma loja virtual de cosméticos

Como montar uma loja virtual de cosméticos

3263
1
Loja virtual de cosméticos

O relatório Webshoppers que saiu no inicio de 2015, nos mostra que cosméticos, beleza e saúde é o segundo mercado com mais pedidos hoje em dia. Isso quer dizer que é um mercado enorme e quer dizer também que existe uma concorrência que já atua aí há muito tempo e eles são muito bons. Por isso antes de abrir sua loja virtual de cosméticos, lembre-se que você já tem grandes concorrentes.

Se você pensa em entrar no mercado de comercio eletrônico para vender cosméticos, você vai ter que pensar um pouco aonde entrar e como entrar, porque não adianta se você não tiver um diferencial. Qualidade e atendimento não são diferenciais, são básicos. Se você for se diferenciar por preço você vai morrer em pouco tempo porque os grandes compram os produtos muito mais barato do que você que é pequeno consegue comprar do seu fornecedor e eles vendem muito mais barato do que o preço que você paga para o seu fornecedor, eles  ainda parcelam em doze vezes e dão frete grátis. Não tá fácil concorrer com esse povo.

Venda perfumes e produtos de beleza

Como concorrer num mercado como esse em que eu não posso concorrer por preço e onde está cheio de gigantes? Você precisa se diferenciar, pensar em um mercado específico onde os grandes não têm o interesse de atuar e no qual você possa ser diferente. Um exemplo que nós vemos em relação aos cosméticos é você se especializar em produtos específicos para um determinado tipo de alergia. Assim como existem pessoas intolerantes à lactose, existem pessoas que precisam de maquiagens antialérgicas, você já reparou como os alimentos sem lactose ganharam espaço nas prateleiras? Isso tem um motivo, existe procura por esses produtos.

Então você que trabalha no ramo de cosméticos, que tipo de publico que é muito específico e que muitas vezes as grandes marcas não têm interesse de atuar e que você pode atuar? Vender para um nicho específico é muito bom porque você pode ser a maior loja do Brasil em vendas de produtos para determinada alergia. E isso é interessante porque você se vincula ao cliente, você consegue se diferenciar e consegue fidelizar o cliente para que ele volte a comprar de você de novo. Se diferencie, não tente vender os mesmos produtos que os grandes vendem, escolha um nicho de mercado diferente para você.

Cosméticos profissionais e cosméticos naturais

Você pode se diferenciar vendendo para os salões, são empresas que compram em quantidades maiores e buscam por produtos com maior rendimento sem perder a qualidade. Assim sua marca também vai ficar conhecida pelas clientes dos salões e depois um tempo as pessoas vão querer usar em casa o mesmo produto do salão, assim você conquistará novas clientes. E ai você criou mais que uma estratégia para vender online, você criou uma estratégia de plantar a semente da sua marca para colher frutos a longo prazo. Isso mesmo, não vá achando que depois de fazer a primeira venda para um salão, já vai ter clientes na sua porta.

Outra dica é começar com cosméticos naturais, pare para refletir quantos cosméticos naturais de verdade você conhece?  A maioria dos cosméticos feitos de plantas e frutas existentes nos mercado são todos industrializados, mas antes de começar a vender qualquer produto online, lembre-se de verificar se existem pessoas querendo comprar esse tipo de produto. Uma coisa muito importante numa loja virtual de cosméticos é a concorrência, fique sempre de olho no que seus concorrentes estão fazendo, e faça melhor.

➜ Planilha para análise da concorrência

Antes abrir uma loja virtual seja ela de cosméticos ou qualquer outra coisa, você precisa entender de comércio eletrônico. Não adianta você querer vender na internet sem entender de internet ou de como funciona o comércio por lá. Nós te ajudamos com isso, você pode conferir nossos vídeos no youtube, e todos os textos do nosso blog, mas recomendamos especialmente esse aqui:

➜ 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Essa foi nossa dica de hoje e nós esperamos ter te ajudado e mostrado como é simples vender cosméticos, esperamos que você faça bom uso dos nossos ensinamentos e logo abra sua loja virtual de cosméticos. Boas vendas.