Como montar um site de vendas

Como montar um site de vendas

3330
1
Como montar um site de vendas
Como montar um site de vendas

O atual quadro econômico mundial vem fazendo com que cada vez mais pessoas e empresas busquem solução no comércio eletrônico ou e-commerce.

A internet é uma opção de gerar renda ou adquirir sucesso nas vendas, por ser um ‘espaço democrático e de grande abrangência. As pequenas e grandes empresas, bem como os profissionais liberais estão empreendendo com sucesso na internet.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Mas, como montar um site de vendas on-line? Para se criar um canal de negócios virtuais é necessária uma estrutura inicial, montada ou adquirida por meio dos chamados provedores de hospedagem, que oferecem suporte completo e seguro para o registro e funcionamento da loja virtual.

Medidas como pesquisar como e o que está sento feito nesse sentido ajudará a definir o perfil do site e a área em que irá atuar. O nicho de mercado, ou seja, o ramo de atuação e o público alvo devem ser delimitados, isso aumenta as chances de êxito do negócio. O uso das ferramentas adequadas para a divulgação e buscas pode levar o site a ser referência em seu segmento.

Para obter destaque, o vendedor digital precisa se preparar, com qualificação e aquisição de informações técnicas sobre o assunto. Existem cursos especializados a preços bem acessíveis e até mesmo gratuitos. Assim, o site pode entrar em funcionamento de forma eficaz. O investimento inicial para montar um site de vendas é, geralmente, baixo e pede uma estrutura simples, onde o cliente visualiza os produtos à venda.

Os negócios on-line tem os mais variados tipos de produtos, que aparecem em forma de serviços, mercadorias físicas ou virtuais. A venda pela internet tem como atrativo fundamental as imagens e textos. Os textos devem ser curtos e diretos, e as imagens, de boa qualidade e com a máxima fidelidade ao produto físico. A Imagem é um fator determinante para que o consumidor olhe o site com atenção, podendo decidir pela compra.

É importante que exista um canal de comunicação com o vendedor, como um espaço “fale conosco” em que o cliente possa sanar suas dúvidas. Um link com as redes sociais da loja aumenta tráfego de divulgação. Facilidades em opções de pagamento, frete e entrega, também contribuem para promover a página.

Outro determinante para que o projeto seja bem sucedido é o marketing. Este deve ser bem elaborado e bem aplicado. Isso chama a atenção, e conquista mais compradores. A divulgação deve ser baseada em conteúdo de interesse do público, Técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que melhora os mecanismos de busca para e redes sociais e dão maior visibilidade ao negócio, por aumentar o número de visitantes. Esse procedimento cria ligações entre diversos canais e facilita a busca pelo site por meio de palavras chaves, quase sempre contidas no título da página.

O vídeo marketing também vem sendo cada vez mais utilizado, e atinge um número significativo de possíveis clientes. Segundo especialistas, essa modalidade aumenta a sensação de veracidade, o que dá credibilidade ao site.

O comerciante digital deve manter uma relação de confiança com o seu cliente, cumprindo o que a oferta propõe, como prazo de entrega e qualidade do produto. A falta de confiança aparece como o maior motivo da não efetivação das compras on-line. No site de vendas deve conter informações verdadeiras e completas, para não gerar desconfiança. Garantia e possibilidade de troca também são atrativos importantes.

Mesmo aplicando todas essas técnicas, o bom atendimento ainda é o maior motivo pelo qual a compra é efetivada. O cliente quer atenção, cuidado e respeito. Com a efetivação da venda é interessante que o site ofereça ao consumidor soluções que o ajudem a suprir suas necessidades. Fazer promoções, com vantagens úteis, de forma gratuita, ou a preços mais acessíveis, servirão de atrativo para que o cliente realize novas compras.

Artigo anteriorQuanto tempo uma loja leva para dar lucro?
Próximo artigoComo usar o cupom desconto em sua loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA