(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como ganhar dinheiro na internet de forma segura e confiável

Por Matheus Luvier | 19/01/2021
353
|
0
Como ganhar dinheiro na internet de forma segura e confiável

Não há dúvidas de que a maior motivação das pessoas para investir no mercado digital é o retorno financeiro, não é mesmo? Cada vez mais as relações online têm se mostrado como uma boa alternativa para quem quer criar um negócio na internet e se consolidar a curto ou médio prazo.

Mas não se engane: para prosperar nesse mercado é essencial ter conhecimento e planejamento. Se você quer entender como ganhar dinheiro na internet, continue lendo esse texto! Aqui falaremos sobre as ferramentas mais utilizadas para ganhar dinheiro online. Boa leitura!

Como ganhar dinheiro na internet?

Quando falamos sobre o mercado digital, muitas pessoas pensam no comércio eletrônico. É claro que essa é uma forma viável e muito próspera de investir na internet, mas está longe de ser a única. 

Além do e-commerce, existem muitas outras maneiras de ter um negócio online consistente. Mas como ganhar dinheiro na internet? A seguir veja 15 alternativas inusitadas para criar uma fonte de renda online. 

1. Crie um blog

Essa é uma maneira muito comum de investir no mercado digital. Para criar um blog com potencial de crescimento, é necessário escolher um segmento sobre o qual você tenha interesse e propriedade para falar. 

Há quem escreva sobre esportes, viagens, moda, mercado financeiro, marketing, etc. Mas como ganhar dinheiro com a escrita? É possível monetizar o blog a partir dos banners ou de programa de afiliados, no qual você compartilha links de serviços do setor e recebe comissão sobre a venda.

2. Invista no Google Adsense

O Google AdSense é o mecanismo do Google para veicular anúncios em sites e blogs. Essa é uma das formas mais comuns de os criadores de conteúdo ganharem dinheiro e tornarem o seu trabalho rentável.

Para aderir ao Google AdSense, é necessário apenas fazer um cadastro na plataforma e configurar as preferências. Na maior parte das vezes, a remuneração é feita por número de cliques ou de visualização do anúncio.

3. Crie um canal no Youtube

Se você conhece bem algum segmento, também pode investir em um canal do YouTube. Na prática, o conteúdo gerado será semelhante ao do blog, com a diferença de que você falará em vídeos e não escreverá por texto.

Conforme o seu canal for crescendo, você poderá torná-lo rentável, seja a partir de parcerias com patrocinadores do seu segmento, seja com a remuneração da própria plataforma, que bonifica os canais maiores.

4. Crie conteúdo para web como redator

Aqui está outra possibilidade para quem quer entender como ganhar dinheiro na internet. Jornalistas, publicitários e profissionais do marketing podem direcionar o seu trabalho para a criação de conteúdo como redatores.

Isso pode ser feito em agências digitais ou de forma autônoma, como freelancer. Há muitas marcas que contratam profissionais da área para criar conteúdo e fortalecer a sua presença no mercado digital.

5. Montar uma loja virtual

A loja virtual é uma das principais maneiras de exercer uma atividade remunerada no mercado digital. A principal questão para quem quer investir nesse setor é encontrar um produto ou serviço que tenha demanda.

Além disso, é necessário estudar o segmento e o público-alvo e, é claro, contratar uma boa plataforma de e-commerce. Quanto mais estruturada for a fase inicial da loja virtual, maiores serão as chances de crescer. 

6. Venda em sites de compra e venda

Os marketplaces são outra alternativa para quem quer trabalhar com vendas online. O maior deles é o Mercado Livre, que concentra um grande número de vendedores dos mais variados segmentos.

Em resumo, esse tipo de plataforma funciona como um shopping center online, com a oferta de produtos de todos os tipos, como roupas, materiais esportivos, acessórios para computadores, celulares e até carros e apartamentos.

7. Compre itens com desconto e venda mais caro

Aqui está uma alternativa para quem nasceu com o dom para vender. Esta modalidade de vendas envolve a compra de itens com um grande desconto e a venda dos mesmos a preços maiores.

Há quem trabalhe nesse setor vendendo itens novos e há quem prefira investir em usados, como roupas, artigos de decoração e outros produtos de nicho. Esse é um negócio menos habitual mas, se for bem feito, pode garantir um bom retorno.

8. Venda fotos

Os fotógrafos de plantão também têm a possibilidade de tornar o seu trabalho rentável na internet. Muitos bancos de imagem trabalham com a venda de fotografias e remuneram os autores com comissões previamente combinadas.

Mas, para isso, é claro que é necessário fazer registros de qualidade. Além disso, você também pode trabalhar com fotografias para lojas virtuais, marketplaces e redes sociais, fotografando os produtos que serão cadastrados por lá.

9. Aposte no sistema de afiliados

Se você quer entender como ganhar dinheiro na internet, aqui está uma outra possibilidade. Você já deve ter visto que blogs segmentados compartilham links com serviços complementares, não é mesmo?

Trata-se de uma modalidade de vendas chamada de sistema de afiliados. A cada compra feita pelo link, o produtor de conteúdo recebe uma comissão. Essa prática é muito comum em blogs sobre viagem, que recomendam hotéis, passagens e seguros de saúde.

10. Monte sua empresa online

Se você é especialista em um nicho, pode apostar na criação da sua empresa online. Engana-se quem pensa que a internet é terra fértil apenas para a venda de produtos. Os serviços também têm espaço no mercado digital.

Há muitos consultores financeiros ou de marketing que trabalham de forma remota, a partir de plataformas específicas. Também é possível criar um site para divulgar o seu trabalho e prestar assessoria a partir de aplicativos instantâneos, como WhatsApp ou Skype.

11. Crie conteúdo para web como designer

Já falamos que profissionais do jornalismo, publicidade e marketing podem escrever conteúdo para a web, lembra? E aqui fica outra ideia para os publicitários e designers: desenvolver peças voltadas para o mercado digital.

Existem muitas possibilidades para quem trabalha com artes visuais, como a criação de cards para Instagram e Facebook, bem como a concepção das páginas para o comércio eletrônico. Esse trabalho pode ser feito a partir de agências ou de forma autônoma.

12. Crie conteúdos para Instagram

Não é à toa que as pessoas decidem navegar pelo Instagram nas suas horas livres: a rede social reúne muito conteúdo e o seu algoritmo trata de fazer uma segmentação bem assertiva das informações, mostrando para os usuários justamente o que é da área de interesse deles.

Por isso, muitas marcas decidem reforçar a sua presença na rede, aproveitando o grande número de usuários para vender. Se você entende de marketing, pode criar conteúdos para essa rede e assessorar os profissionais a fortalecerem a sua presença por lá.

13. Venda produtos nas redes sociais

Já falamos do comércio eletrônico e do marketplace, mas ainda há uma alternativa para quem quer vender um produto ou serviço online: as redes sociais. Cada vez mais, o Facebook e o  Instagram são meios de concretização de pedidos.

Por isso, recomenda-se que as lojas virtuais invistam nestas redes, criando canais fortes onde não apenas apresentem os produtos que vendem, mas também estreitem o vínculo com os consumidores.

14. Venda infoprodutos

Aqui está mais uma ideia sobre como ganhar dinheiro na internet. Plataformas como Hotmart trabalham com a distribuição de infoprodutos como livros e cursos digitais, possibilitando a criação de conteúdos consistentes e com profundidade.

Mas como ganhar dinheiro com isso? É possível ganhar dinheiro de duas formas: criando conteúdo e cadastrando no Hotmart ou sendo um afiliado, ou seja, compartilhando os links de determinados itens e ganhando comissões sobre as vendas.

15. Tráfego pago para experts

Por fim, mas não menos importante, se você entende os pormenores do mercado digital, também pode se tornar um consultor em tráfego pago. Esse conhecimento pode contribuir muito para o crescimento de uma série de empresas digitais. 

Embora muitas pessoas acreditem que já têm conhecimento suficiente de tráfego, apenas os experts é que conhecem todos os detalhes do mercado, possibilitando investimentos que ofereçam resultados consistentes para os empreendedores.

Aplicativos para ganhar dinheiro online

Deu para ver que não faltam opções para criar um negócio online, não é mesmo? Essa escolha depende principalmente das suas habilidades e das áreas de interesse. Há pessoas que, por exemplo, têm mais habilidade para vender produtos ou serviços, enquanto outras, para criar conteúdos em blogs ou no próprio YouTube.

Se você está pensando numa solução que envolve como ganhar dinheiro na internet, há ainda a alternativa de investir em aplicativos que geram um retorno financeiro no mercado digital. Você com certeza já conhece alguns deles. Veja aqui: 

Workana

O Workana é um dos principais aplicativos para profissionais autônomos – os famosos freelancers. Lá estão profissionais de diversas áreas, como produtores de conteúdo, designers, diagramadores, tradutores, etc.

As empresas usam a rede para cadastrar os trabalhos que precisam. Depois disso, são contactadas pelos profissionais que se dispõem a prestar o serviço. O aplicativo é responsável por fazer a gestão do pagamento, dando segurança às duas partes. 

Udemy

O Udemy é uma das plataformas de cursos online mais completas do mercado. Nela, é possível encontrar cursos de absolutamente todos os assuntos, como marketing, música, saúde, finanças, tecnologia da informação e assim por diante.

Se você tem conhecimento aprofundado sobre uma área específica, pode usar o aplicativo para criar o seu curso online tendo acesso a todos os recursos necessários para distribuir o seu conteúdo.

Enjoei

O Enjoei é um dos maiores cases de sucesso do mercado de roupas usadas. A plataforma é intuitiva e reúne vendedores dos mais variados estados do Brasil, que vendem roupas e acessórios que não usam mais.

Para participar, basta tirar uma foto do produto e cadastrá-lo na plataforma. O próprio vendedor é o responsável pelo envio – e o Enjoei faz a gestão do pagamento, ficando uma parte da comissão.

Foap

O Foap é o aplicativo ideal para os amantes de fotografias. Ele faz a intermediação entre os fotógrafos e os clientes, divulgando as fotografias e pagando uma comissão para os autores quando as imagens são vendidas. 

O app tem um recurso de gamificação, no qual estimula a participação dos usuários a partir de missões – dando bonificações quando as metas são atendidas. 

PiniOn

O PiniOn é o sonho de quem gosta de dar pitaco! Em resumo, esse aplicativo recruta os participantes para responderem perguntas e darem opinião sobre serviços que já usaram. Além disso, também pode pedir fotografias e preços de produtos em determinados pontos de venda.

E ainda há o recurso de cliente oculto, que pede para que o usuário tenha uma experiência de compra na loja ou no restaurante indicado, compartilhando a sua impressão sobre o atendimento, ambiente, serviço, etc.

Google Opinion Rewards

Esse aplicativo segue a mesma lógica do anterior, com a diferença que é do Google. Ele pede para que os usuários compartilhem a opinião sobre diversos temas, como produtos, marcas, vídeos, etc.

Ao contrário do PiniOn, onde o participante recebe um dinheiro que pode ser sacado, no Google Opinion Rewards o valor se transforma em créditos para ser usado na Play Store.

Fronto

O Fronto é uma maneira bem inusitada de ganhar dinheiro! O aplicativo compartilha anúncios na tela dos celulares dos usuários e os remunera a cada visualização. Simples assim. 

Cada vez que um anúncio for visto, o usuário ganha pontos que podem ser usados em produtos da Play Store, Amazon, Walmart, iTunes, Target e Paypal. Bom, né?

Translated.com

Por sua vez, o Translated.com oferece o serviço de tradução profissional em 185 idiomas e em 40 áreas de especialização. A tradução engloba documentos, manuais, softwares, sites, etc. Tudo no mínimo tempo possível.

Além disso, o site conta com soluções para as empresas, moldando-se às necessidades específicas de cada negócio. Se você manda bem em um idioma, pode se candidatar no próprio site.

YouTube

O YouTube dispensa apresentações, não é mesmo? Ele funciona ao mesmo tempo como rede social e como buscador de conteúdo, reunindo vídeos sobre absolutamente todos os segmentos.

Justamente por isso, é comum ouvir as pessoas falando que é possível encontrar de tudo no YouTube. E é verdade! A plataforma conta com a participação de produtores de conteúdo de muitas áreas do conhecimento, que tornaram a produção de vídeos o seu trabalho. 

WordPress

O WordPress é a principal plataforma para quem quer criar um blog e compartilhar textos da sua área de conhecimento. Seus recursos são bastante completos e têm como vantagem o caráter intuitivo, que permite que o próprio produtor de conteúdo personalize o site.

Em geral, produtores iniciantes contratam a categoria gratuita, que já conta com muitos recursos. Conforme o canal de comunicação cresce, migram para uma categoria mais completa, com domínio próprio.

Instagram

Por fim, o Instagram é um aplicativo que reúne muitas oportunidades para quem quer crescer no mercado digital. Nele, é possível criar conteúdo ou peças de design para marcas que querem aumentar a sua visibilidade na internet.

Além disso, também pode-se fazer a divulgação de trabalhos de diferentes segmentos, publicando fotografias e vídeos no feed e nos stories e aumentando o vínculo com possíveis clientes.

Crie uma loja virtual e comece a ganhar dinheiro vendendo os seus produtos/serviços

Como você viu, existem muitas formas de trabalhar na internet e de criar um negócio consistente. Mas é claro que, para isso, você terá que estudar e se qualificar. Apenas o conhecimento aprofundado permite que você tenha uma trajetória sólida no mercado digital e que possa alcançar a independência financeira a curto ou médio prazo.

Não podemos deixar de destacar que o comércio eletrônico é uma excelente possibilidade para quem quer vender um produto ou serviço online. Esse setor anda na contramão do comércio tradicional e, cada vez mais, apresenta números animadores. Uma das razões disso é o investimento inicial, que no caso das vendas online é bastante pequeno.

Além da compra dos produtos junto aos fornecedores, o vendedor precisa apenas contratar uma plataforma de e-commerce, que é o local onde fará o cadastro dos produtos e a gestão dos pedidos. Sem dúvidas, a Simplo 7 é uma ótima possibilidade para quem quer criar uma loja virtual, uma vez que reúne muitos recursos essenciais para a boa gestão da loja virtual. 

Muitos empreendedores não se dão conta sobre a necessidade de contarem com recursos completos e acabam optando por plataformas gratuitas, que deixam a desejar tanto na experiência do cliente quanto na otimização dos processos internos do negócio. Confira aqui os principais recursos da Simplo 7:

  • Configuração do layout
  • Integração com Bling, Tiny e Google Analytics
  • Recuperação de carrinho
  • Chat online
  • Newsletter 
  • Pop-up de saída
  • Pesquisa de satisfação
  • Cupom de desconto
  • Relatórios
  • Formas de entregas variadas
  • Múltiplos meios de pagamento

Agora que você já sabe tudo sobre como ganhar dinheiro na internet, que tal planejar o seu negócio digital? Lembre-se que suas chances de sucesso são maiores se criar uma empresa bem estruturada e com muito planejamento! Sabendo disso, sugerimos que leia esse artigo muito completo sobre plano de negócios. Sem dúvidas, ele vai contribuir muito para que seus passos sejam sólidos e duradouros. Boa leitura! 

Matheus Luvier

Posts relacionados