(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como vender mais: dicas para aplicar em 3 canais de venda

Por Marcio Eugênio | 01/02/2020
6151
|
0
Como vender mais: dicas para aplicar em 3 canais de venda

Muita gente que quer conquistar a tão sonhada liberdade financeira decide empreender no mercado digital. Sem dúvidas, esse é um espaço que está cada vez mais forte e que apresenta boas perspectivas de crescimento. Porém, para tirar bons frutos das vendas online, é fundamental criar estratégias assertivas.

Se você está procurando ideias sobre como vender mais na sua loja, fique atento a este conteúdo! Aqui apresentamos dicas para aplicar no comércio eletrônico, no Instagram e no Mercado Livre. Com elas, você conseguirá alcançar mais consumidores e aumentar o seu faturamento! 

O QUE FAZER PARA MELHORAR AS VENDAS DA MINHA LOJA?

Se você quer saber como vender mais na loja virtual, em primeiro lugar precisa entender qual é o público-alvo que você atende e em qual segmento atua. Apenas assim conseguirá criar uma linguagem adequada para dialogar com seus consumidores em todos os canais da marca, aumentando as chances de conversão. 

Sabendo disso, terá os instrumentos necessários para criar um e-commerce com a identidade do setor e aplicar os mesmos conceitos nos outros pontos de contato da marca, como é o caso das redes sociais. Além disso, sempre deverá disponibilizar o máximo de informações para seus clientes. Por isso, é fundamental que seu e-commerce tenha:

  • Fotografias de qualidade do produto e/ou serviço
  • Descrição completa sobre os itens
  • Facilidade de navegação
  • Segurança para as transações financeiras
  • Estabilidade de conexão

DICAS DE COMO VENDER MAIS APLICANDO TÉCNICAS DE VENDA

Além dos pontos que citamos acima, existem outras dicas que falam sobre como vender mais, ajudando o empreendedor da loja virtual a estabelecer um contato eficiente com o seu público-alvo. O ideal é que esses pontos sejam considerados ainda antes de a loja virtual começar a vender. 

No entanto, se você já está no mercado há algum tempo e segue buscando entender como vender mais na loja virtual, sempre é possível reformular as estratégias, aplicando-as de maneira mais eficiente. A seguir, veja essas 5 técnicas de venda que podem ajudá-lo bastante: 

1. AJUDE O CLIENTE A ENTENDER O QUE ELE PRECISA

Por incrível que pareça, muitas vezes o cliente não sabe exatamente o que precisa. Lembre-se que o propósito principal de qualquer marca é resolver um problema. Tendo isso em vista, comunique em seus canais o que a sua marca se propõe a resolver. Ou seja, deixe claro o que o cliente ganha quando compra o seu produto. Tempo? Conforto? Status?

2. ESTABELEÇA UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM O CLIENTE

É claro que toda marca quer vender e aumentar seu faturamento. No entanto, não pode colocar esse objetivo à frente da confiança. Afinal, mais importante do que vender uma vez é passar credibilidade para o cliente, criando uma relação em que ele volte e compre muitas e muitas vezes. Fale sempre a verdade sobre o produto que oferece.

3. SEJA FLEXÍVEL

Lembre-se que do outro lado da tela está uma pessoa que possivelmente não conhece o seu produto. Por isso, dedique-se a atendê-la com paciência e tolerância. Além disso, esteja aberto aos contatos e às propostas dos clientes. Cada interação pode carregar consigo uma oportunidade para o negócio. 

4. NUNCA SUBESTIME O CLIENTE

Se o movimento na sua loja virtual tem sido fraco ou se os contatos dos clientes com a marca são repletos de dúvidas que parecem óbvias, provavelmente a culpa não é do consumidor. Avalie a sua estratégia de divulgação e de descrição dos conteúdos, adequando tudo o que for possível para facilitar o entendimento. 

5. CRIE UMA ESTRATÉGIA

Como vender mais na sua loja virtual sem uma boa estratégia? Realmente, sem um plano de vendas bem estruturado será complicado de fazer bons negócios. A estratégia serve para conduzir a marca por um caminho mais seguro, colocando em prática as decisões baseadas nas necessidades dos clientes.

COMO VENDER MAIS E MELHOR NA INTERNET?

Se você quer entender como fazer uma loja vender mais, deve se dedicar a entender quem é o seu cliente. Apenas compreendendo qual é o perfil do seu público-alvo é que você conseguirá desenvolver projetos e ações voltados para atendê-lo. Desta forma, sua divulgação será direcionada para seu cliente, sem precisar esperar que ele venha até você.

Tenha em mente que cada comércio possui um tipo de público diferente: por exemplo, um grupo de pessoas entre 20 e 30 anos requer uma campanha diferente da realizada para um grupo com mais de 50 anos. Conhecer os comportamentos do seu público é fundamental para direcionar a campanha de marketing e o próprio atendimento do e-commerce.

Essas informações podem ser usadas em várias situações, mas têm serventia ainda mais relevante no momento da prospecção, quando é feita a aproximação com o público. Nesse momento, é necessário demonstrar que você conhece o cliente, sabe das suas necessidades e está disposto a ajudá-lo. Veja essas dicas sobre como vender mais:

1. CONSTRUA UMA BOA EQUIPE

Ter vendedores não é suficiente se você não investir neles. O melhor que você pode fazer pelo seu e-commerce é capacitar sua equipe e treiná-la para executar as vendas com maestria. Algumas pessoas têm dom natural para a venda, porém outras precisam de um estímulo. Não tenha medo de ser esse suporte para os seus colaboradores.

Para que possam entender exatamente a que a sua marca se propõe, forneça informações detalhadas sobre os produtos, o público-alvo e a concorrência. Seus funcionários precisam ter conhecimento sobre o mercado em que estão inseridos para poder prestar um serviço de qualidade e que ofereça valor à empresa. 

2. CRIE UMA LOJA AGRADÁVEL

Se ponha no lugar do cliente e pense qual seria a sua sensação clicando no site de uma loja e encontrando um e-commerce cheio de cores, produtos e confusão. Você ficaria perdido, né? Então não faça isso com seus clientes! Muitas pessoas acham que para ter uma boa loja virtual devem incluir todos os produtos sem separação por categoria.

Lembre-se que uma loja virtual deve ter um cuidado redobrado com a estética e com a praticidade de navegação. O seu público tem que conseguir achar os produtos que precisa de maneira fácil e assertiva, ao mesmo tempo em que sente conforto em navegar pelo e-commerce.

3. DESENVOLVA DIFERENCIAIS

Na maior parte das vezes, o cenário digital é um mercado de entrada fácil, uma vez que não precisa de muito investimento financeiro. Isso é excelente para quem quer trabalhar com vendas, mas tem um porém: a concorrência entre as lojas virtuais é bem acirrada. Por isso, melhor forma de se destacar nesse universo é se diferenciando das demais marcas. 

Para isso, seja criativo e pense em alternativas para valorizar seu negócio, apresentando-se de forma atrativa para o seu cliente. Vale se colocar no lugar do seu público-alvo ou até mesmo conversar com ele. Com certeza, boas ideias vão aparecer. Lembre-se que você precisa mais do seu cliente do que ele de você!

4. TRABALHE COM PUBLICIDADE

Quem não é visto não é lembrado. Essa frase é muito repetida pelas pessoas em geral e, embora pareça clichê, resume bem o cenário das vendas. Uma empresa que não investe em publicidade não é lembrada pelos consumidores na hora em que eles buscam pelo produto. 

Você já conhece seu público-alvo, então use essas informações para se aproximar dele a partir da publicidade. Para isso, utilize estratégias de marketing digital, que garantem ótimos resultados com investimentos baixos. A propaganda é a alma do negócio, já dizia outro velho ditado.

5. FAÇA PROMOÇÕES

Sem dúvidas, as promoções são um excelente incentivo para os consumidores conhecerem a sua marca. Aproveite as datas festivas para promover descontos e motivar os clientes a comprarem aqueles produtos que estão há tempo desejando. Essa estratégia tem poder de potencializar seu lucro e ainda ajuda no relacionamento com o público.

A matemática é simples: Quem não gosta de uma boa promoção? Se você pretende atrair novos clientes para sua empresa, as promoções pontuais são as mais recomendadas. No entanto, se você quer aumentar o ticket médio do e-commerce, recomenda-se as promoções prolongadas, como descontos progressivos, frete grátis, etc. 

6. FIDELIZE OS CLIENTES

Para continuar vendendo bem, você precisa manter ao seu lado os consumidores que estão te apoiando. Fidelizar os clientes é uma estratégia que traz ótimos benefícios para a empresa. Sabe aqueles consumidores que estão sempre frequentando sua loja e gastam valores elevados? Ofereça um desconto especial ou crie um clube de vantagens para eles.

Isso faz com que você crie um relacionamento com esse consumidor. Naturalmente, sua marca será uma das primeiras a ser lembrada. Além disso, dependendo da confiança estabelecida com a sua marca, esse cliente nem fará pesquisa de preço, pois prefere comprar da sua marca custe o que custar.

7. TENHA UM BOM PLANEJAMENTO

Nenhuma das dicas citadas acima vai funcionar se você não planejar as ações. Você já tem um objetivo estabelecido, que é vender mais. Mas você também precisa organizar sua empresa para conseguir treinar seus funcionários, deixar um ambiente agradável para o cliente, pensar no bom atendimento, investir em marketing e criar ações de promoção. 

Sem definir todos esses parâmetros, será difícil conseguir atingir suas metas. Por isso, planeje cada estratégia e avalie exatamente onde você quer chegar com cada ação. Além disso, mensure os resultados: eles são importantes para medir a assertividade de cada setor e indicam os pontos que precisam ser melhorados. 

COMO VENDER MAIS NO INSTAGRAM?

O Instagram é a rede social que mais registra crescimento e interesse dos usuários. Ela funciona principalmente com a publicação de fotos, sendo bem interessante para as lojas virtuais divulgarem os seus produtos, mostrando como se aproximam do estilo de vida do seu público-alvo. Mas como vender mais no Instagram? Confira essas dicas:

1. USE PERFIL COMERCIAL

O Instagram tem dois tipos de perfil: o pessoal e o comercial. A primeira modalidade é voltada para pessoas comuns, enquanto a segunda é direcionada para celebridades e marcas. Ao usar o perfil comercial, você tem acesso a métricas que ajudam a avaliar a presença da empresa na rede social.

2. DEIXE AS INFORMAÇÕES CLARAS NA BIO

Bio é a sigla usada para biografia e se refere a um espaço de descrição da marca no perfil do Instagram. Nesse campo, recomenda-se que a empresa coloque uma frase com o seu propósito e inclua informações relevantes, como site, e-mail, etc. A bio é uma das primeiras coisas que os usuários olham quando entram num perfil e, por isso, deve estar impecável. 

3. USE O INSTAGRAM SHOPPING E CRIE SUA LOJA

O Instagram Shopping é um recurso da rede social voltado para as lojas. Nele, é possível incluir produtos e preços. Quando um usuário se interessa por algum item, é direcionado para o e-commerce. Sem dúvidas, o Instagram Shopping funciona como uma vitrine e ajuda nas conversões da loja virtual. 

4. OFEREÇA CONTEÚDO DE VALOR

Você não precisa falar apenas sobre os produtos que vende. O Instagram também é um bom ambiente para você dialogar com o seu público e criar publicações que gerem valor para a marca. Sabendo disso, é importante abordar temáticas sobre o segmento em que você atua, deixando o produto em segundo plano.

5. UTILIZE O STORIES

Os stories são um recurso interessante para aumentar o vínculo entre a marca e os consumidores. Nele, é possível publicar vídeos que ficam no ar durante 24 horas. Esse é um bom local para mostrar sobre o dia a dia da empresa, mostrar lançamentos e anunciar ações promocionais. 

6. EXPLORE O DIRECT

O direct é o espaço para os consumidores enviarem mensagens privadas para a marca. Veja cada interação como uma possibilidade de conquistar um cliente e de efetivar uma venda. Por isso, dedique-se a responder atentamente as mensagens, sempre de maneira simpática e cordial. 

7. UTILIZE HASHTAG DE FORMA INTELIGENTE

As hashtags são responsáveis por aproximar os usuários das publicações que têm interesse e, sem dúvidas, ajudam a ampliar o alcance do conteúdo. Quando fizer uma publicação em sua página, inclua algumas hashtags que se relacionam com o tema abordado e com o público que você quer impactar. 

8. OFEREÇA OFERTAS E DESCONTOS

As ofertas são excelentes maneiras de despertar o interesse dos consumidores para o seu e-commerce. Além disso, a divulgação desses descontos faz com que os usuários marquem pessoas do seu círculo social em suas publicações, aumentando o alcance da sua página e tornando-a mais conhecida.

9. REALIZE PARCERIA COM INFLUENCIADORES

Os influenciadores digitais do seu segmento podem ser seus aliados na divulgação dos produtos, já que dialogam diretamente com o seu público-alvo. No entanto, para que a parceria ofereça resultados interessantes para o comércio eletrônico, a escolha desses influenciadores deve ser feita com calma e atenção. 

10. ANÚNCIOS NO INSTAGRAM

Os anúncios no Instagram podem ajudar no crescimento do perfil da rede social e também no faturamento do comércio eletrônico. Para fazer bons anúncios na rede, é fundamental usar imagens de qualidade e segmentar a comunicação tendo em vista o público que você quer atingir. 

11. FERRAMENTAS DE GESTÃO

As ferramentas de gestão de rede social podem facilitar a rotina do gestor do Instagram, pois oferecem recursos de agendamento de publicação e de avaliação das métricas oferecidas pelo próprio Instagram. Além disso, dependendo do segmento da marca, também pode ser interessante recorrer a aplicativos de edição de imagens.

COMO VENDER MAIS NO MERCADO LIVRE?

O Mercado Livre também pode ser um bom ponto de venda para as marcas. Muitos empreendedores atuam no e-commerce e no marketplace de forma simultânea, mas assumindo estratégias de divulgação distintas. Quer saber como vender mais no Mercado Livre? Descubra aqui:

1. UTILIZE BONS TÍTULO NOS SEUS PRODUTOS

É fundamental colocar bons títulos nos produtos divulgados no Mercado Livre, já que eles funcionam como palavra-chave na busca feita pelos consumidores. Assim, procure dar títulos curtos, claros e que expliquem exatamente o que é o item. Eventualmente, algum adjetivo pode ajudar a destacar o produto em relação à concorrência.

2. VALORIZE AS IMAGENS

Assim como no comércio virtual e nas redes sociais, a imagem tem um papel muito importante, pois é o único contato visual que o cliente estabelece com o produto. Além disso, ao usar imagens melhores do que os concorrentes, você aumenta as chances de o cliente confiar em você.

3. INSIRA UMA BOA DESCRIÇÃO NO PRODUTO

Quanto mais completa for a descrição do produto, maiores serão as possibilidades de os clientes se sentirem seguros para comprar. Pense que o Mercado Livre funciona como se fosse o vendedor do seu produto e, por essa razão, deve apresentar todas as características necessárias para que o cliente concretize a compra.

4. FAÇA AJUSTES NO PREÇO DE VENDA

Aproveite épocas comemorativas para ajustar o preço de venda ou oferecer frete grátis para seus clientes. As pessoas gostam de comprar quando sentem que têm alguma vantagem e, sem dúvidas, o desconto é sempre uma motivação interessante. Além disso, acompanhe o preço aplicado pelos seus concorrentes.

5. GERENCIE SUA REPUTAÇÃO COMO VENDEDOR

No caso das compras online, a reputação do vendedor conta muito, já que o cliente não tem garantia de que, de fato, receberá o produto que está adquirindo. Assim, sempre ofereça um serviço de excelência e mantenha a sua boa reputação como vendedor. Sem dúvidas, esse é um dos segredos sobre como vender mais na sua loja. 

6. OBTENHA IMPULSO EXTRA POR MEIO DA PUBLICIDADE

No mercado virtual, a publicidade tem um papel bem importante: conduzir o público-alvo para o ponto de venda. Sem ações de divulgação, dificilmente os consumidores encontrarão os produtos que buscam, pois a estrutura de vendas online é bem diferente da estrutura de vendas físicas. 

Agora que você já sabe tudo sobre como vender mais, que tal pensar nas estratégias que pode aplicar em seus canais de comunicação? Sem dúvidas, um bom planejamento pode ajudá-lo a alcançar cada vez mais clientes. Se você quer saber mais sobre o tema, confira esse texto sobre marketing no Instagram

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados