Como fazer a primeira venda online com 3 passos práticos e infalíveis

Como fazer a primeira venda online com 3 passos práticos e infalíveis

8643
2

Seu novo site de comércio eletrônico finalmente foi lançado. Parabéns! Agora você tem a capacidade de vender para um grande público potencial. Se você tem um negócio completamente novo ou uma marca existente, mas acaba de lançar um site de comércio eletrônico, conseguir suas primeiras vendas pode ser intimidante.
Assim que você aprender como fazer a primeira venda online, outras seguirão.Vamos mostrar para você que abriu a loja virtual, mas não sabe como fazer a primeira venda? Aqui você vai descobrir quais são os 3 passos que deve seguir para fazer a primeira venda!

QUANTO TEMPO DEMORA PARA FAZER A PRIMEIRA VENDA ONLINE?

Como fazer a primeira venda online é um marco na vida de todo mundo, paciência é a palavra do momento. Verifique se está tudo ok, com a estrutura e a gestão do seu negócio online. Nesses casos, da primeira venda, o tempo pode  variar em um período médio de até 90 dias.

DEPOIS DE ABRIR O E-COMMERCE O QUE É PRECISO PARA COMEÇAR A VENDER?

Você escolheu um nicho. Você tem um nome e URL da empresa. Agora…Como fazer  a primeira venda online? Mantenha um documento ou planilha com todas as suas idéias. as aqui estão alguns segredos:

SEGREDO 1: DIRECIONE O TRÁFEGO

A venda de produtos online é única devido à enorme variedade de clientes que você pode alcançar. De certa forma, isso equilibra o campo de jogo, mas lembre-se, os milhões de clientes em potencial que você pode alcançar também têm possivelmente milhares de sites concorrentes lutando por sua atenção.
Primeiro, você precisa direcionar o tráfego para o seu site e depois oferecer um ótimo serviço e produtos. A boa notícia é que o custo indireto da venda online de produtos é significativamente menor do que a abertura de uma loja física.

O segredo nº 1 é simples: o trabalho funciona. As coisas provavelmente vão mudar lentamente quando você começar, mas quanto mais tempo e esforço você dedicar à criação e promoção de sua loja online, mais vendas você verá. Lembre-se de que você precisará criar vários canais para comercializar seus produtos. Mídias sociais, conteúdo, SEO e publicidade paga levam tempo para serem aprimorados e um pouco de trabalho todos os dias.

Saiba que você precisará investir gradualmente energia em sua loja para aumentar sua base de clientes e chegar ao ponto em que você estará mais focado na manutenção.

SEGREDO 2: ESCOLHA O NICHO CERTO

A primeira pergunta que a maioria faz ao iniciar um novo negócio é como fazer a primeira venda online e o que vender. Não há necessariamente uma resposta certa ou errada.

Dito isto, considerar o nicho de mercado que você deseja atingir é vital para o sucesso do seu negócio. Os nichos menores terão menos concorrência, oferecendo uma melhor chance de se conectar com potenciais compradores. Por outro lado, seu pool de clientes será menor. Passe algum tempo pensando em seu nicho e equilibrando o nível de concorrência com o tamanho do mercado.

Pense no papel que a localização desempenha na venda de produtos online. Você precisará incluir os custos e a logística da entrega em seu planejamento. Lembre-se de que produtos digitais como software, música e e- books podem ser vendidos internacionalmente e entregues instantaneamente e, portanto, possuem uma estrutura de custos ligeiramente diferente.

SEGREDO 3: FACILITE A COMPRA  

Os visitantes do seu site ou blog tendem a ter um curto espaço de atenção; portanto, você geralmente tem cerca de 10 segundos para chamar a atenção deles quando chegam à sua página. Não coloque obstáculos em seu caminho ou faça-os pensar demais. Muitos visitantes deixarão o site no momento em que encontrarem algum problema.

Três regras de ouro:

  • Não force os visitantes a se registrarem quando visitarem seu site pela primeira vez;
  • Não torne a navegação no seu site ou blog complicado de usar. Coloque a navegação na parte superior da página e mantenha-a consistente;
  • Não demore o processo de compra e não tente coletar muitas informações dos compradores. Quanto mais etapas e informações forem solicitadas, maior o atrito e mais vendas você perderá à medida que os compradores abandonarem sua compra.

Um monte de software de comércio eletrônico não é fácil de usar da perspectiva de um comprador, forçando-o a fazer uma pausa e avançar até a eventual compra. Dica: tente comprar seu produto como um comprador em potencial faria. Você pode fazer isso de maneira rápida e fácil sem pensar demais?

SEGREDO 4: OFEREÇA UM ÓTIMO SERVIÇO AO CLIENTE

Quando os consumidores consideram comprar em um site, procuram garantias antes de comprá-los. Ajude-os a comprar com confiança.

Fato: as notícias de mau atendimento ao cliente atingem mais que o dobro de ouvidos e elogios a uma boa experiência de serviço. Uma técnica de venda, independentemente de o negócio ser online ou físico, é oferecer uma garantia de que, se o cliente não estiver satisfeito, você o reembolsará sem fazer perguntas.

Outra é mostrar que seu site é seguro. Se você planeja manipular as informações do cartão de crédito, seu site ou blog precisará estar em um servidor seguro. Isso exige muito trabalho, tempo e investimento. Uma alternativa melhor seria construir sua loja por meio de uma plataforma de comércio eletrônico. Se você vende produtos digitais, a entrega deve ser automatizada. Se você vende produtos físicos, a entrega imediata é importante, assim como fornecer ao comprador a capacidade de rastrear sua remessa.

SEGREDO 5: PROMOVA SUA LOJA

Ter um ótimo site ou blog por si só não é suficiente para gerar tráfego e vendas. Você precisa atrair pessoas para sua loja e ajudá-las a dar um passo na compra.

Coloque-se no lugar do seu potencial comprador. O que eles farão? Provavelmente…

  • Pesquise no Google algo que eles estão procurando;
  • Peça conselhos em um fórum ou de outras pessoas em redes sociais;
  • Procure recomendações ou críticas de outros sites ou mídias sociais.

Você precisará investir uma quantidade considerável de tempo e energia a cada semana para se promover. Tente escrever artigos relevantes ou postagens de blog em seu site ou encontre oportunidades de postagem de visitantes em outros sites que seus clientes em potencial visitarão. Peça a outras pessoas que analisem seus produtos no site deles.

Concentre-se em fazer com que clientes em potencial visitem seu blog ou site. Use o Google Analytics para ver quais fontes trazem os clientes mais em potencial e quais convertem melhor em vendas.

INVISTA EM SEO

As técnicas para ajudar seu site a aparecer mais nos resultados de pesquisa são chamadas de Search Engine Optimization, ou SEO, para abreviar. Você também pode investir anunciando seu site em mecanismos de pesquisa ou outros sites – isso é chamado de Search Engine Marketing (SEM) ou Pay Per Click (PPC). As duas grandes redes de publicidade são o Google Ads e o Facebook Ads.

Repetir negócios é outro aspecto vital da construção de uma loja online de sucesso. Os clientes existentes são os mais lucrativos. Incentive seus clientes a visitar seu site regularmente, atualizando seu conteúdo, criando uma lista de e-mails e enviando informações relevantes de forma consistente e atualizando as áreas do site que você considera que estão com desempenho abaixo do esperado (você pode ver isso usando o Google Analytics).

INCENTIVE O COMPARTILHAMENTO

Incentive seus clientes a compartilhar um link ou dois em suas contas de mídia social. Lembre-se de que você não está apenas pedindo a eles para fazer uma compra, mas a compartilhar sua loja online com a rede deles – recomendações pessoais podem ser extremamente valiosas e podem se converter como fonte de novos clientes.

Nosso último conselho é ser paciente. É preciso muito tempo e esforço para criar uma audiência e construir um negócio. Mas não desista. É desafiador, mas gratificante, e você receberá de volta o que colocou.

APRENDA COMO FAZER A PRIMEIRA VENDA ONLINE COM 3 PASSOS 

Como comerciante online, como fazer a primeira venda online é tão simbólico quanto necessário. A conclusão de como fazer a primeira venda online parece bastante direta, mas o otimismo e a garantia que ela traz podem torná-la o maior ponto de virada na vida de seus negócios.

No entanto, não deixe o conceito simples de uma primeira venda enganar você. A obtenção desse primeiro cliente pode às vezes ser uma batalha longa e árdua.Para facilitar a batalha, abaixo estão 3 passos seguros de fazer sua primeira venda e mais algumas.

1- FAÇA UMA OFERTA ATRAENTE

Uma maneira de oferecer negócios atraentes é implementar estratégias criativas de preços e descontos.Em vez de simplesmente colocar os itens à venda, implemente uma estratégia de preços em que os compradores possam comprar seu produto, mas que sejam incentivados a comprar pares adicionais.

Isso permite que sua loja estimule os compradores a comprar sem treiná-los a esperar por ofertas.

2- TENHA UMA PLATAFORMA DE FÁCIL ACESSO

Como em qualquer site, você deve se concentrar na facilidade de navegação, legibilidade, acessibilidade e, acima de tudo, na otimização do fluxo de um usuário que desembarca na sua página inicial e, em seguida, direciona-se para as zonas de destino, seja um checkout ou um formulário de contato. Seu site deve ser acessado de qualquer dispositivo móvel, sem problemas.

Lembre-se da escala e do fluxo, e seu layout pode realmente melhorar o desejo de fazer uma compra.

3- DIVULGUE OS PRODUTOS

Essa terceira dica é a mais importante. Divulgue seu produtos – aquilo que você vende. Faça isso por meio de  formas de divulgação pagas como SEO e Google Adwords. Todo o conteúdo da sua loja, desde descrições de produtos até postagens de blog, deve ajudar seu site a ter uma classificação mais alta no Google.

Você tem a melhor chance de os clientes encontrarem você e seus produtos ao pagar  pela divulgação. Verifique se o conteúdo da sua loja online está diretamente relacionado ao seu produto. Você deseja atrair a presença online certa para que os visitantes tenham mais chances de fazer uma compra.

CRIE ANÚNCIOS SEGMENTADOS

Tenha um suporte de SEO. Eles facilitam a integração do Google Analytics, que mostra toda uma carga de dados sobre seus clientes – do local até a idade. Informações que você pode usar para melhorar sua loja.

O AdWords é a imensamente popular e é uma rede de publicidade paga por clique do Google. Usando as opções de campanha do Google AdWords, você pode criar anúncios segmentados que são acionados e exibidos juntamente com as pesquisas do Google quando os navegadores da Internet pesquisam palavras-chave predefinidas. Além disso, seus anúncios também serão exibidos em sites e artigos que contêm palavras-chave semelhantes.

COMO ESTRUTURAR O PROCESSO  DE VENDAS DA LOJA VIRTUAL?

Para mover suas operações de vendas online, é necessário examinar as necessidades de negócios e os requisitos de tecnologia da informação ( TI ) e as opções disponíveis para formular uma estratégia de implementação e implementação de comércio eletrônico. Aqui estão algumas perguntas a serem consideradas:

  1. O comércio eletrônico é realmente a opção certa para minha empresa? Se sim, por quê?
  2. Quem são meus concorrentes online e quão bem estão estabelecidos?
  3. Os processos do meu sistema de negócios existentes na minha loja física são colocados online? Como faço a integração?
  4. O que eu preciso que o site faça – por exemplo, existem categorias e subcategorias diretas ou preciso de funcionalidades adicionais?
  5. Preciso que o carrinho de compras possa fazer algo além de receber pagamentos?
  6. Quais recursos ou base de conhecimento eu preciso para configurar uma loja online?
  7. Como direcionar o tráfego para minha loja online?

Depois de respondidas todas essas perguntas é hora de começar a estruturar o seu processo de venda online.

PLANO DE MARKETING: EM QUAIS CANAIS ANUNCIAR PARA AUMENTAR AS VENDAS 

O marketing de comércio eletrônico é a prática de direcionar o tráfego no topo do funil para converter em vendas e clientes. E existem centenas de maneiras de fazer isso.

Mas nem a estratégia de marketing é estática. À medida que as táticas de marketing e os algoritmos de mercado evoluem, também deve sua estratégia evoluir, a fim de obter o maior retorno sobre o investimento em anúncios – bem como o retorno sobre os custos operacionais associados a estratégias não pagas, como SEO. Veja em quais canais anunciar:

MARKETING DE REFERÊNCIA

Um programa de referência pode ser altamente eficaz para atrair clientes mais relevantes para os seus negócios. Ofereça aos clientes existentes um desconto, recompensa ou outra oferta especial em troca de atrair novos clientes para o seu negócio. 

Você pode oferecer algo pequeno para quem divulga, como por e-mail para um certo número de pessoas; e então algo maior para quem realmente atrai novos clientes. Outra abordagem a ser adotada é que o árbitro recebeu um desconto. 

O marketing de referência é uma estratégia eficaz, porque as pessoas confiam mais em um feedback positivo sobre um negócio quando se trata de clientes existentes do que do próprio negócio; e melhor ainda, dos clientes existentes que eles conhecem e confiam. Outra vantagem dessa estratégia de marketing é que ela cria uma comunidade unida em torno da sua marca.

REDIRECIONE ANÚNCIOS 

Você sabia que apenas 2% dos visitantes do site convertem na primeira visita? Anúncios de redirecionamento são aqueles que aparecem na frente de consumidores que já visitaram seu site. Você usa um pixel no seu site para que, após a saída, eles vejam anúncios para sua empresa em outros sites ou nos feeds das mídias sociais. 

O redirecionamento é uma estratégia eficaz de marketing para pequenas empresas, pois ajuda a trazer as pessoas de volta ao seu site que já manifestaram interesse, aumentando as chances de conversão e também melhorando a quantidade de tráfego relevante que entra no seu site.

TENHA UM BLOG  

Para tornar o blog uma estratégia de marketing que vale a pena para sua pequena empresa, preencha seu blog com conteúdo sempre novo que seus clientes em potencial estão buscando.

Ao fornecer informações úteis e gratuitas que eles podem encontrar por conta própria, você permite que seu público-alvo construa um relacionamento com seus negócios ao longo do tempo. Quanto mais eles recorrem às postagens do seu blog, mais familiarizados com a sua marca podem aprender, mais aprenderão a confiar em você e mais propensos a recorrer a você quando precisarem do seu produto ou serviço.

Os blogs são reproduzidos na estratégia de SEO do seu site, pois as postagens do seu blog podem ajudar você a ser encontrado no Google e aumentar o tráfego para o seu site. Você também pode alavancar o tráfego do seu blog inserindo frases de chamariz para ofertas que possam mover leitores interessados ​​pelo seu funil.

MARKETING DE MÍDIA SOCIAL

As mídias sociais podem apoiar suas iniciativas de SEO e website, pois uma presença ativa nessas plataformas direciona o tráfego para o site e envia sinais positivos para o Google.

MARKETING DE E-MAIL 

Quase todo mundo tem um endereço de e-mail e quase todo mundo verifica seu e-mail regularmente. Até novo aviso, o email marketing deve sempre fazer parte do seu mix de marketing para pequenas empresas. A comunicação regular mantém você diante dos seus clientes e com toda a atenção para que da próxima vez que eles estiverem no mercado pelo que você tem, eles sigam o seu caminho. Para obter o maior retorno do investimento em suas campanhas de marketing por e-mail,

  • Segmente sua lista de endereçamento e direcione suas mensagens de forma adequada;
  •  Ofereça conteúdo útil através de campanhas de incentivo para levar os leads mais adiante no seu funil;
  • Mantenha seu conteúdo diversificado, mantendo a consistência no idioma e na formatação;
  • Muitos e-mails podem resultar em cancelamentos de inscrição.

O marketing por e-mail ajuda na conscientização da marca, na promoção de leads e no tráfego do site, além de ajudar a criar a voz da sua marca e uma comunidade em torno do seu negócio.

EBOOKS E WHITEPAPERS

Aproveite ainda mais as postagens do seu blog e o conteúdo do site, redirecionando-os para partes mais longas, como eBooks e whitepapers. Essa é uma ótima estratégia de marketing que não apenas mostra sua experiência em seu campo, mas também pode gerar leads para seus negócios. 

Ao oferecer conteúdo gratuito, mas valioso em troca de um endereço de e-mail, seus guias podem se tornar algumas das melhores ferramentas de geração de leads, além de criar confiança e credibilidade para o seu público.

ESTUDOS DE CASO E DEPOIMENTOS DE CLIENTES 

Os estudos de caso e depoimentos de clientes são uma ferramenta de marketing especialmente eficaz quando seus serviços são diversos ou difíceis de explicar. Descreva o problema de um cliente, a solução da sua empresa e os resultados. Os melhores estudos de caso contam uma história, para que sejam fáceis de seguir e lembrar. Eles também usam resultados quantificáveis ​​sempre que possível para destacar o valor que sua empresa agrega aos seus clientes.

Cada uma das estratégias de marketing acima é gratuita, mas exige um investimento do seu tempo. Se você criar um calendário de conteúdo e um plano de implementação em torno dessas estratégias, e alocar tempo semanalmente para elas, poderá impedir-se de passar horas no conteúdo e começar a ver seus esforços valerem a pena.

Depois de ter sua presença no Google, seu site, listagens e perfis de mídia social cobertos, saiba que tudo pode variar de empresa para empresa e serão uma mistura de estratégias pagas e gratuitas. As estratégias certas para o seu negócio são aquelas que geram retorno para o seu investimento. Comente sobre a sua estratégia!

Artigo anteriorComo vender por telefone com 5 técnicas que realmente funcionam
Próximo artigoO que é budget? Veja como utilizá-lo em suas campanhas de marketing
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA