Como aumentar as vendas na farmácia

Como aumentar as vendas na farmácia

8559
0
Como aumentar as vendas na farmácia
Como aumentar as vendas na farmácia

Um empreendimento com grandes chances de adquirir clientes e gerar lucro assim que aberto, são aqueles que comercializam produtos e serviços indispensáveis para o consumo de qualquer cidadão. Basta escolher a localização exata, definir algumas estratégias de divulgação, começar a atrair os clientes e pronto, o lucro está garantido. Entre as poucas opções que possuem essas características está a ideia de abrir uma farmácia. Principalmente quando se trata de um empreendimento voltado para o comércio do bairro, os investimentos não precisam ser muitos altos e o retorno é garantido. No caso de abrir uma franquia, o processo se torna um pouco mais complexo e o tempo para o retorno um tanto mais longo, mas nada que seja considerado como um grande riso. Sendo assim, vale a pena apostar!

Após aberta, o grande desafio do empreendedor que optar por esse tipo de negócio é como aumentar as vendas da farmácia. O público costuma ser fidelizado rapidamente, mas dificilmente haverá grandes aumentos e chances de crescimento. Entretanto, existem alguns métodos que podem fazer com que suas vendas acelerem de vez. Eles dizem respeito à algumas vantagens a serem oferecidas para os clientes. Para saber quais são elas, basta continuar lendo.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Se cadastre no Farmácia Popular para aumentar as vendas

Obviamente, o que mais chama a atenção de um consumidor e aumenta as vendas da farmácia é o oferecimento de descontos e promoções. O empreendedor precisa ter consciência de que diminuir um pouco o lucro em cada unidade vendida pode fazer com que o ganho total seja vantajoso, pois mais produtos serão comprados. Uma ótima opção para conseguir dar descontos à população é se cadastrando no Farmácia Popular como vendedor. Trata-­se de um programa do governo que amplia o acesso dos cidadãos aos medicamentos essenciais para as doenças com maior ocorrência no país. Normalmente, esses remédios também costumam ser os mais caros.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

O Ministério da Saúde seleciona estabelecimentos farmacêuticos para serem credenciados para a venda dos medicamentos com descontos de até 90%. Não se assuste e ache que vai acabar saindo no prejuízo com essa venda. Todo o desconto que é dado para a população é, na verdade, repassado por meio de transferência de recursos com origem no Ministério da Saúde.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Assim, todos saem ganhando. Os cidadãos conseguem comprar mais e você consegue aumentar as vendas da farmácia. Dentro desse programa, entram os medicamentos para hipertensão, contraceptivos, diabetes e muitos outros. Todo o processo é feito para facilitar a distribuição dos remédios que a população mais precisa, mas não estão disponíveis nos postos de saúde e hospitais gratuitamente.

Perfumaria e cosméticos para aumentar as vendas na farmácia

Além dos medicamentos necessários para a população, as farmácias do Brasil se tornaram procuradas por oferecer uma grande variedade de produtos que dizem respeito a perfumaria e cosméticos. Esse fato só pode significar uma ótima oportunidade para todos os lojistas, afinal, esse tipo de produto tem grande procura no mercado e é utilizado com uma frequência muito maior do que os remédios, em muitos casos. Além disso, existem pessoas que estão dispostas a pagar um preço altíssimo por produtos de qualidade, pois a estética é algo extremamente importante e indispensável no mundo atual.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

Por isso, para aumentar as vendas em uma farmácia, é interessante que seja criada uma seção exclusiva para esses produtos dentro da loja. A quantidade de mercadorias que podem ser oferecidos é imensa: shampoo, condicionador, cremes para pele, maquiagem, esmaltes, produtos depilatórios, perfumes, hidratantes, removedores, desodorante, sabonetes… É produto que não acaba mais. Busque ter uma grande variedade de mercadorias com as marcas mais consolidadas no mercado, inicialmente. Na medida em que a procura for aumentando, converse com os clientes e invista no que eles mais precisam.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Além disso, é interessante trabalhar com um catálogo de produtos sob encomenda também. Adquira aqueles que são de origem das principais marcas e ofereça para os clientes, garantindo um preço mais barato do que o da concorrência.

Farmácia com manipulação própria

Outra dica para aumentar as vendas na farmácia e investir em um laboratório de manipulação próprio. Para que isso seja feito, é necessário estar de acordo com todas as regras pela ANVISA

­ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portanto, informe­-se sobre os requisitos necessários antes de começar os gastos com os investimentos. É interessante consultar um profissional para instrução de como constituir uma empresa formalmente, com base no que você deseja. Mas em resumo, o que você irá precisar é de um profissional formado para realizar a manipulação, além de um espaço adequado, algo que funcione como um laboratório.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Uma farmácia de manipulação ganha a preferência do cliente porque pode preparar os medicamentos necessários, de acordo com o que for emitido pelo profissional de saúde autorizado. A produção é feita de forma personalizada e individualmente, para proporcionar exatamente o que o remédio se propõe a curar. Por oferecer esse tipo de serviço, a farmácia pode cobrar um pouco mais pelos seus produtos, além de conseguir alcançar um público mais amplo do que o de costume.

É necessário ter uma equipe técnica especializada, formada por profissionais de saúde. De acordo com o tipo de medicamento produzido é que você irá escolher qual será tipo de funcionário contratado. Dentre as várias especialidades estão: biomedicina, odontologia, veterinária, ortomolecular, nutracêuticas, fitoterápicas e etc.

Parceria entre médicos e farmacêuticos

Por fim, faça parcerias com médicos e outros profissionais da área da saúde para que os pacientes sejam encaminhados a comprar os medicamentos em sua farmácia. Tudo deve funcionar como uma troca de favores, não é preciso nem mesmo um contrato para firmar a parceria. Médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais podem indicar a sua farmácia para a compra dos remédios receitados. Basta que seja oferecido um cartão, junto com a receita, que comprove a indicação, para que o paciente ganhe um pequeno desconto na hora da compra. Essa é uma maneira de expandir seu público e ainda fidelizar outros clientes.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Na contramão, você também deve ajudar esses profissionais. É muito comum que uma pessoa se sinta mal e vá conversar com um farmacêutico sobre os seus sintomas, na procura de um remédio adequado. Entretanto, essa prática é incorreta. Ofereça um cartão do profissional parceiro, informando que ele presta um serviço de qualidade. Caso a pessoa compareça ao consultório, realmente irá precisar de medicamentos e irá voltar ao seu estabelecimento em busca do desconto.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Artigo anteriorComo montar uma loja virtual de fotografia
Próximo artigoComo escrever bem
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA