(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Case de Sucesso: Como a Carqueijo Artesanato impusionou sua marca através do e-commerce

Por Marcio Eugênio | 15/04/2016
3076
|
0
Case de Sucesso: Como a Carqueijo Artesanato impusionou sua marca através do e-commerce

Estando localizada na localidade do Carqueijo, um bucólico distrito da cidade de Mucambo, no interior do Ceará, a pequena Carqueijo Artesanato impressiona pela ousadia, qualidade e força de vontade. Além de tudo, atesta a força de como o e-commerce é capaz de transformar a vida de pequenos artesãos.

A viagem é longa. O distrito do Carqueijo fica a 282 quilômetros de Fortaleza. Mas após cruzar boa parte do sertão cearense, a paisagem recompensa. Ao lado de um braço de serra, fica a pequena comunidade que possui uma igreja azul no centro. Mas o que chama a atenção é a pequena loja que se destaca pelo primor de sua decoração. Trata-se da sede da Carqueijo Artesanato. Empresa de artesanato e decoração fundada por Gilmar Martins, neto e filho de artesãos.

Os produtos

Apesar da pequena fragilidade externa da lojinha, ao entrar, o cliente depara-se com produtos premiados nacionalmente pelo selo TOP 100 do Sebrae, entre outros. E não são poucos os clientes, a maioria cearenses vindos de férias do sudeste que chegam à loja não só para comprar, mas também para tirar um dedo de prosa e tomar um café.

“Tudo isso começou quando fizemos uma capacitação com uma designer de fora”, conta Gilmar, fundador da Carqueijo Artesanato. “Ela deixou algumas revistas que eu achei muito interessantes. Pus as revistas debaixo da cama e, alguns meses depois, eu adaptei os modelos utilizando fibras de talisca e palhas de taboa que encontramos na região.”

O resultado da inovação de Gilmar foi um imenso sucesso, em pouco tempo ele estaria vendendo para a CEART de Fortaleza e para diversos outros estados do Brasil. “Foi um período muito bom. Faturamos bastante. Mas com a troca de governos, perdemos o acesso a mercado que tínhamos antes. E isto, para um artesão, é de suma importância. Eu precisava inovar novamente”, conta Gilmar.

A internet e o e-commerce

Após alguns anos operando quase no vermelho, o artesão decidiu que sua próxima inovação deveria ser sua loja virtual. Como resultado de uma conversa no Sebrae cearense, ele recebeu uma consultoria em negócios e e-commerce e renovou sua loja virtual, que há anos estava praticamente parada.

Gilmar conta que: “Percebi que tinha de investir em outros mercados. O Brasil é muito grande. Já percorremos o país e sabemos que há pessoas que adoram nossos produtos, sua qualidade e que valorizam o trabalho do artesão. Precisávamos chegar a estas pessoas.”

“Tiramos as primeiras fotos dos produtos em um estúdio improvisado. Separei uns pedaços de madeira e algumas folhas de madeira. As fotos não ficaram lá essas coisas, mas deu para aproveitar”, conta o artesão.

Através da consultoria, Gilmar conseguiu atualizar o seu e-commerce e, mais do que isso, conseguiu conhecimento para gerenciar melhor os seus processos e estímulo para continuar inovando..

“Antes estávamos usando uma plataforma muito ruim. Ela não era adaptada para a maioria dos celulares. Migramos, foi bom, mas eu queria mais. Então migramos de novo, mas ainda não estou satisfeito.Eu queria exportar.”

E conseguiu, mais ainda não diretamente com o e-commerce, mas a partir das fotos dispostas no mesmo, uma trader brasileira que mora na Espanha adorou seus produtos e já está preparando suas encomendas.

“O mundo virtual é sensacional. Pessoas de São Paulo, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul compram os produtos que são fabricados por moradores daqui! O e-commerce veio realmente para ajudar o pequeno a pensar grande! Estar vendendo todo mês em sites como Americanas, Ponto Frio e Shoptime é incrível, eu até chorei quando fizemos a primeira venda lá.”

Mas apesar de possuir uma loja virtual e de ter muito sucesso com ela, a Carqueijo Artesanato utiliza várias outras ferramentas para impulsionar os seu negócio, confira.

Ferramentas

Conferências – Utilizam o Skype para conferências em áudio e vídeo com clientes e fornecedores. Já utilizaram até para negociações com um cliente na Espanha.

Vendas em grandes varejistas – Segundo o artesão, foi no Olist onde aprenderam os principais processos do e-commerce. Isto desde a publicação e escolha das fotos dos produtos, descrição, títulos a entregas e envio de notas fiscais. Segundo ele, a ferramenta é excelente para que artesãos iniciem suas atividades no e-commerce. Ganhamos visibilidade e fazemos vendas em sites como Americanas, Ponto Frio, Shoptime, etc.

Financeiro – A Carqueijo Artesanato utiliza um gerenciador financeiro e erp para suas operações. Muitos programas online possuem planos a partir de R$ 75,05/mês, pode-se fazer o gerenciamento financeiro, de estoque, ter cadastro de clientes e emissão de notas ficais, recibos e boletos.

E você, também possui uma boa história com e-commerce. Compartilhe conosco nos comentários.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados