Análise de concorrência: por que é importante para o sucesso do comércio...

Análise de concorrência: por que é importante para o sucesso do comércio eletrônico

138
0

Compreender o mercado onde sua loja virtual atua é fundamental para criar uma base sólida e tomar as decisões adequadas ao longo do tempo. Isso envolve o conhecimento sobre o público-alvo, sobre o produto e sobre os concorrentes. Muitos empreendedores dedicam-se a entender seus consumidores e a aperfeiçoar o seu produto, mas não têm o costume de olhar para as empresas que disputam o mesmo nicho do mercado.

Analisar a concorrência é indispensável para que o comércio eletrônico tenha sucesso. Ao olhar para a atuação de empresas que oferecem produtos semelhantes ao seu, você conseguirá enxergar tendências que podem trazer ideias para serem aplicadas na sua loja virtual, além de poder perceber algumas práticas que já não trazem os benefícios esperados. Em outras palavras, às vezes é mais fácil enxergarmos nos outros do que em nós mesmos, né?

Você sabe quem são seus concorrentes?

Existem dois tipos de concorrência: a direta e a indireta. As empresas que vendem produtos semelhantes ao seu são suas concorrentes diretas. Já as empresas que vendem algum produto que pode substituir o seu, são suas concorrentes indiretas. No caso de uma loja virtual que vende máquinas de café em cápsula, as concorrentes diretas serão as lojas que também vendem máquinas de café em cápsula, enquanto as concorrentes indiretas serão as lojas que comercializam outras formas de fazer café, como cafeteiras e filtros, por exemplo.  

Embora sejam diferentes entre si, estes dois tipos de concorrência devem ser analisados, uma vez que ambos podem contribuir com ideias para serem aplicadas (ou não) na sua empresa. Vale lembrar que não é porque um concorrente faz que você deve fazer igual. A análise funciona como estratégia para levantar caminhos e pensar se eles condizem com suas metas e objetivos.

Você sabe o que deve analisar nos seus concorrentes?

A análise da concorrência varia de acordo com o mercado em que a empresa está inserida. Em geral, estes itens são os principais a serem vistos:

  • Atendimento aos clientes
  • Design do e-commerce
  • Linguagem usada
  • Feedback dos clientes
  • Formas de entrega
  • Preço dos produtos
  • Produtos
  • Redes sociais

Em resumo, a ideia da análise da concorrência é que você acesse o comércio eletrônico das empresas que atuam no mesmo mercado de você e percorra as etapas como se fosse um cliente. Anote suas observações sobre cada item e suas percepções sobre os pontos forte e fracos de cada e-commerce. Depois, reúna as informações e veja quais insights pode aplicar no seu negócio.

Lembre-se que a maior força do mercado está na diversidade. A análise de concorrência não tem como objetivo incentivar a cópia. Pelo contrário, sua finalidade é contribuir com ideias que possam ser pensadas e aplicadas dentro do contexto de cada e-commerce, considerando o produto, o público-alvo, a localização geográfica e todas as especificidades que tornam o seu negócio único.  

Agora que você já sabe quais pontos olhar para fazer a análise da concorrência, que tal começar?

 

DEIXE UMA RESPOSTA