Portais de vendas: como o agregador de oferta funciona? Veja!

Portais de vendas: como o agregador de oferta funciona? Veja!

3784
0

Não é de hoje que o brasileiro se rendeu às compras pela internet. De fato, o comércio eletrônico oferece uma série de vantagens, a começar pela facilidade em comprar online, sem precisar sair de casa e entrar em várias lojas físicas em busca de algum produto. Além disso, o preço é outro diferencial muito considerado por quem compra pela internet.

Mas com tantas lojas online, não é de se surpreender que os consumidores fiquem em dúvida sobre onde farão as suas compras. Com o intuito de resolver esse problema é que surgiram os sites agregadores de lojas virtuais, inspirados naqueles sites de compras coletivas e de descontos. 

Você já ouviu falar em portais de vendas? Se tem interesse no tema, descubra aqui como funciona e como esse modelo pode contribuir com as suas vendas online! 

O QUE É UM PORTAL DE VENDA?

Um portal de venda é uma plataforma online que reúne diferentes vendedores. Nesse espaço, é possível encontrar os mais variados tipos de produtos e de preços. Assim, o consumidor não precisa acessar uma série de comércios eletrônicos independentes enquanto busca o item que procura. 

PARA QUE SERVE O PORTAL DE VENDA?

O agregador de ofertas tem como objetivo reunir diferentes vendedores em um único ambiente online, chamado de portal de venda ou de marketplace. Com essa organização, há mais chances de o cliente encontrar o que procura e, da mesma forma, de os comerciantes alcançarem pessoas interessadas em seus produtos.  

COMO FUNCIONAM OS PORTAIS DE VENDAS?

O portal de venda funciona de uma forma bem simples e interessante tanto para os consumidores quanto para os vendedores. Para encontrar o produto que quer, o cliente deve navegar pelo site e olhar as possibilidades. Depois que escolher, será encaminhado para a página do vendedor que escolheu e poderá concretizar a compra. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE COMERCIALIZAR PRODUTOS EM SITE DE COMPRA E VENDA ONLINE?

Existem muitas vantagens de participar de um portal de vendas. Sob a ótica do comerciante, é preciso pensar que um site de vendas coletivas tem mais possibilidade de atrair clientes do que um e-commerce individual. Por isso, o portal de venda pode ser interessante até para quem está começando a vender online. 

Vale lembrar que todos os custos de anúncios e de manutenção do site fica por conta dos administradores, de forma que o vendedor precise apenas incluir os seus produtos na plataforma e responder às dúvidas dos clientes. No caso dos consumidores, recorrer a um portal coletivo é interessante porque aumenta as chances de encontrar certo produto.

Além disso, como existem produtos repetidos sendo oferecidos, o cliente já pode observar os preços, de forma que consiga encontrar o que procura ao menor custo possível. Por essa razão, muitos consumidores preferem recorrer a sites de vendas coletivos do que a e-commerces individuais. 

12 MELHORES PORTAIS DE VENDAS

Você já deve ter comprado de portais de vendas ou, se não comprou, já deve ter ouvido falar de algum. O Mercado Livre e o OLX são os principais, mas existem outros agregadores de oferta que podem ser bem interessantes para você. Conheça aqui:

1- MERCADO LIVRE

O Mercado Livre é um dos portais de vendas mais famosos do Brasil. Seus vendedores cadastram produtos das mais variadas categorias. Para ter ideia, lá é possível encontrar desde pequenos objetos, como capas de celular, até carros e imóveis.

2- OLX

O OLX, que também é referência no setor de vendas, reúne 13 categorias de produtos. Lá, você pode encontrar eletrônicos, peças para carros, roupas, materiais de escritório e até vagas de emprego. 

3- EBAY

O eBay é uma empresa americana que também atua no Brasil. Segue a mesma lógica do Mercado Livre e do OLX, com categorias variadas, para agradar pessoas de todos os gostos e estilos. 

4- AMAZON

A Amazon é um dos maiores casos de sucesso das vendas online. Sua história começou exclusivamente com a venda de livros, mas hoje a empresa comercializa produtos de diversos setores, mantendo, é claro, presença no setor editorial. 

5- IFOOD

O iFood é um site e aplicativo que reúne restaurantes para todos os gostos gastronômicos! A empresa trabalha na modalidade de delivery, entregando as refeições nos endereços dos clientes.

6- NETSHOES

O NetShoes é uma loja de artigos esportivos conhecida pela grande variedade de produtos para homens, mulheres e crianças. Entre seus pontos altos estão os preços bastante atrativos. 

7- ENJOEI

O Enjoei reúne pessoas que querem ganhar um dinheiro extra vendendo roupas e acessórios que não usam mais. A plataforma possui uma curadoria, garantindo que os produtos e as fotos tenham sintonia com o propósito do site.

8- EBID

O eBid é um site de leilões online presente em vários países. O vendedor inclui o item que deseja vender e os interessados dão um lance para adquirir o produto. Lá você encontra itens antigos, como moedas, cédulas e flâmulas. 

9- ETSY

O Etsy é uma plataforma norte-americana que reúne vendedores especializados em artesanato, customização e produtos vintage. No site, você verá para vender roupas que não seguem a tendência da moda, lembranças para festas e até brinquedos artesanais. 

10- BONANZA

O Bonanza funciona na mesma lógica da maior parte das plataformas coletivas, como Mercado Livre e OLX, com produtos de diversas categorias e para os mais variados públicos.

11- SUBMARINO

O Submarino é uma das empresas brasileiras pioneiras na área de e-commerce. Embora tenha produtos de muitos setores, vende principalmente itens relacionados com eletrônicos e tecnologia.

12- ZIBBET

O Zibbet reúne artistas independentes e colecionadores de produtos vintage, focando, assim, em um público mais específico. Vende quadros, tapetes, bijuterias e até vestidos e acessórios para noivas. 

AGREGADORES DE SITES DE COMPRAS COLETIVAS

Além do exemplo que falamos acima, existe um outro que merece ser lembrado: trata-se do  MuccaShop, um site que está no ar desde 2010 e tem como objetivo recriar um ambiente de compras semelhante a de um shopping center.

A plataforma reúne mais de 200 lojas atuantes no Brasil, que oferecem mais de 600 mil produtos, divididos entre vestuário, calçados, acessórios, cosméticos, eletrodomésticos, eletrônicos e alimentos. 

SITES AGREGADORES DE LOJAS VIRTUAIS FOCAM EM NICHOS

Outro exemplo de site é o I Love e-commerce, que reúne mais de 100 mil itens de marcas e de lojas online consagradas. Neste caso, o foco é exclusivamente no público feminino. São roupas, acessórios, produtos de beleza, objetos de decoração, livros e filmes. 

Além da variedade de produtos divulgados, a plataforma também se destaca pelas suas publicações, que têm conteúdo editorial e linguagem atraente, oferecendo curadoria e praticidade às clientes.

A PLATAFORMA ADOTA O MODELO CUSTO POR CLIQUE (CPC)

Um ponto interessante da plataforma de compra I Love e-commerce é o modelo de custo por clique. Assim, quando o usuário clica numa oferta, é direcionado para a página de compra da loja que está vendendo o produto. Desta maneira, a plataforma que deu origem ao acesso recebe um determinado valor a cada clique. Por sua vez, o MuccaShop atrai os clientes combinando a publicidade online com a presença em redes sociais.

O que achou deste conteúdo sobre portais de vendas? Se você planeja começar a vender online, participar de uma plataforma coletiva pode ser interessante para reduzir os custos iniciais e entender como o seu produto será recebido na web! Se você quer saber mais sobre o tema, descubra aqui como integrar uma loja virtual a marketplaces!

Artigo anteriorComo melhorar posicionamento no Google? 13 táticas infalíveis
Próximo artigoComo vender em tempos de crise: dicas para aumentar vendas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA