UX: 5 coisas que você precisa saber sobre a experiência do usuário

UX: 5 coisas que você precisa saber sobre a experiência do usuário

404
0

Nos últimos anos, a expressão experiência do usuário, também chamada de user experience (UX), passou a ser utilizada por profissionais de e-commerce. Conhecer seu significado e pôr em prática os preceitos de UX pode otimizar os resultados de sua loja virtual.

Diversos profissionais resumem que a UX tem como objetivo atender à necessidade do cliente final da forma como ele precisa. Porém, o conceito vai além disso. A ideia principal está em oferecer a melhor experiência possível para que o cliente se sinta motivado em comprar e a continuar fazendo negócios com sua empresa.

Quer saber mais sobre experiência do usuário? Continue a leitura!

1. Conheça a experiência do usuário no e-commerce

Quando o assunto é UX em e-commerce, alguns pontos são fundamentais, e, apesar de parecem básicos, devem ser revisados constantemente. Essa revisão garantirá que eles atendam às necessidades dos clientes de sua loja virtual.

Podemos citar a velocidade de carregamento da loja virtual, a facilidade de navegação, a qualidade das informações e imagens dos produtos, o processo de logística e o atendimento tanto na venda quanto no pós-venda quando falamos em experiência do usuário.

Apesar do processo de UX estar relacionado a muitos aspectos de um site, a experiência de compra precisa ser positiva também na entrega e no pós-compra. Dessa forma, não adianta pensar um layout que converta vários clientes se, ao ter um problema, os mesmos não conseguem entrar em contato e solicitar a troca de um produto.

2. Entenda que UX contribui para o SEO do e-commerce

O Google já declarou que a experiência do usuário é um dos fatores de ranqueamento dos resultados apresentados. Então, é essencial apresentar conteúdo relevante com uma experiência positiva de carregamento da página, de linkagem interna e de responsividade.

Junto ao seu planejamento de SEO, você deve observar as necessidades do seu cliente para oferecer a melhor experiência possível e ajudar a otimizar sua estratégia de SEO, aumentando o número de visitas e a conversão em vendas.

3. Facilite o caminho de compra

Facilitar o caminho de compra para o cliente pode trazer bons resultados em vendas para sua loja virtual.

Reduzir a quantidade de campos que os usuários precisam preencher no check-out e automatizar esse processo sempre que possível são bons exemplos de facilitadores. Pergunte apenas o necessário para concluir a venda e elimine campos que solicitam dados inúteis.

4. Pesquise e entenda as necessidades dos clientes

Como falamos no início do post, a experiência do usuário tem como objetivo atender às necessidades dos clientes de sua loja virtual. Portanto, é necessário se colocar no lugar dele para que as otimizações aconteçam.

Conhecer o seu cliente, entender o que e como ele busca seu produto é um fator extremamente importante para oferecer a solução que ele procura — e também para surpreendê-lo.

5. Teste tudo e mude rapidamente

Analise os dados coletados da sua loja virtual e faça testes. Ao tentar solucionar a necessidade de um cliente, levante hipóteses de melhorias, faça testes A/B para comparar essas hipóteses e assim aplicar as melhores versões no seu e-commerce.
Isso pode ser feito em ciclos, testando e alterando sua loja virtual para ser cada vez mais um canal de vendas que converte. 

Agora que você sabe o que é UX e como otimizar a experiência do usuário, lembre-se que os consumidores digitais estão carentes de boas experiências de compra. Invista em ações e melhorias e garanta o sucesso do seu e-commerce.

Gostou deste conteúdo sobre experiência do usuário? Curta nossa página no Facebook e continue recebendo posts com informações importantes como este!