(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Blog para e commerce: devo criar um?

Por Matheus Luvier | 01/12/2020
1194
|
0
Blog para e commerce: devo criar um?

Em um artigo em nosso blog, e em um vídeo em nosso canal no YouTube, nós falamos sobre algumas formas de gerar ou aumentar o tráfego na sua loja virtual. Uma das maneiras que falamos nas duas ocasiões, é a utilização de um blog.

Muitas pessoas acreditam que o blog é uma ferramenta e um meio já ultrapassados, com pouca relevância e influência nos dias de hoje. Porém, o cenário pode ser exatamente o oposto: os blogs continuam sendo um dos principais meios pelos quais as pessoas buscam informações online, especialmente sobre determinados produtos e assuntos relacionados a esses produtos. 

Porém, toda estratégia tem dois lados. Nem sempre ter um blog será a tática mais adequada, dependendo da sua situação, do seu produto, do orçamento, seu objetivo, tempo de empresa e outros fatores. O que, em alguns casos pode ser uma ótima estratégia e representar um avanço, em outros, pode ser pouco eficaz e desviar sua atenção de outras táticas mais adequadas à sua situação e objetivos.

Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de criar um blog para e-commerce.

Confira!

Quais são as Vantagens do blog para e-commerce?

Descubra algumas das vantagens de criar um blog para e-commerce.

Aumentar o Tráfego da Loja

Com um blog, você pode aumentar a quantidade de pessoas visitando a sua loja virtual. Se você cria um conteúdo interessante e relevante, que ajude as pessoas a resolverem seus problemas, ou esclareça dúvidas, elas irão querer ler suas postagens. Uma vez dentro do seu blog, é mais fácil ela reconhecer sua marca, e eventualmente entrar na sua loja virtual.

Além disso, o próprio conteúdo do blog pode servir para despertar o interesse do público no seus produtos. Você pode mostrar as funcionalidades, qualidades, benefícios dele, e mostrar como o seu produto pode resolver o problema do cliente. A ideia de atrair a atenção do cliente para um problema, e oferecer o seu produto como solução faz parte da estratégia de Inbound Marketing, que está em voga e tem bons resultados. 

Conquistar a Confiança do Público

Produzindo conteúdo relevante que informe e ajude as pessoas, você pode posicionar sua marca como autoridade em determinado assunto. Se tem uma loja de roupa feminina, e fala em seu blog sobre assuntos relacionados – cores da moda, melhores tecidos, dicas de look, cuidados com diferentes peças, etc -, as pessoas podem ver sua marca como uma referência.

Isso ajuda a construir a credibilidade da sua loja, e conquistar a admiração e confiança dos clientes. Se precisarem de informações sobre determinado assunto, podem recorrer ao seu blog. Se precisarem de determinado produto, podem recorrer à sua loja. 

Melhorar Posicionamento no Google

Se você criar conteúdo original, de qualidade e relevante para os usuários de forma constante, os buscadores (incluindo o Google) podem melhorar a classificação do seu site. Utilizando as técnicas de SEO, você pode conseguir posições ainda melhores nos resultados das buscas. 

Assim, quando alguém fizer alguma pesquisa sobre algo relacionado ao seu produto, seu blog (e consequentemente, sua marca) pode aparecer nos primeiros resultados, melhorando as chances de clique, e a impressão que o público tem sobre sua loja. 

Aumentar a Conexão com Clientes

Outra grande vantagem é aumentar o engajamento com o público. É uma maneira de conversar quase diretamente com os consumidores, e uma maneira deles se aproximarem mais da sua marca. 

Se você oferece o conteúdo e as soluções que os consumidores buscam, além de tornar-se uma referência, você pode criar uma conexão quase pessoal com os clientes, que confiam não apenas na qualidade do seu produto, mas na integridade da sua marca. 

Quais são as Desvantagens de criar um blog para e-commerce?

Vamos conhecer algumas das desvantagens de ter um blog. 

Resultados Não Imediatos

Uma das principais desvantagens acerca do blog, é o tempo necessário para que os resultados apareçam. Não vai ser com uma semana de esforço que você irá atrair uma grande quantidade de tráfego orgânico, ou melhorar seu posicionamento no Google, ou criar uma reputação para sua marca. 

Caso você faça o trabalho de forma constante e correta, os resultados aparecem, mas não de forma instantânea. Pode demorar algumas semanas pra melhorar o posicionamento no Google, ou alguns meses, ou até mais de um ano. Quanto à reputação e confiança, não é possível determinar o tempo exato necessário para tornar-se uma autoridade em um assunto, mas certamente é maior do que alguns meses. 

Investimento

Embora não sejam necessários grandes valores financeiras para criar e manter um blog, você vai precisar investir nesse meio. Seja pagando alguém para cuidar dessa tarefa, ou dedicando seu tempo na produção dos conteúdos. 

É necessário pesquisa, organização de informações, boa escrita, revisão, otimização do texto para SEO, e eventualmente, acompanhamento dos resultados. Isso demanda tempo, e um lojista raramente tem bastante tempo disponível para dedicar a outras tarefas além da operação da loja. 

E também é necessário frequência. Postar um conteúdo por mês, ou “quando tiver tempo de escrever” não vai garantir bons resultados, além de não ter bons efeitos na construção da reputação da sua marca. 

Vale a pena criar um blog para loja virtual?

Após ler esse texto, você pode estar se perguntando: então, eu devo criar um blog pra minha loja virtual ou não? E a resposta é, como de costume, depende

Como falamos, um blog pode sim ter ótimos resultados, melhorar seu posicionamento no Google, atrair mais clientes, posicionar sua marca como referência, aproximar os clientes da marca, aumentar as vendas. Mas, não são resultados imediatos, requerem investimento de esforço e tempo. 

Caso você esteja começando suas operações, ou não tenha um bom volume de vendas e visitas, talvez o blog não seja a estratégia mais adequada. Investir tempo e dinheiro em um meio que trará resultados a médio e longo prazo não é a melhor solução para quem precisa vender hoje. O investimento em tráfego pago é mais recomendado nesse caso, pois, apesar de ter um custo maior, oferece resultados mais rapidamente. 

Porém, caso sua loja já tenha um volume razoável de vendas, e seus objetivos não são apenas vender agora, mas consolidar sua marca no mercado, e buscar garantir permanência e crescimento gradual, o blog é uma ótima opção. 

Analise sua loja, entenda sua situação, suas possibilidades de investimento e dedicação, e então decida sobre a criação de um blog. O blog para e-commerce pode parecer um simples anexo da sua loja, mas tem o potencial de ser muito mais. 

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para sua loja virtual ou negócio local, fale com um de nossos especialistas e se informe sobre nossos serviços de consultoria

Até a próxima, e partiu vender!

Matheus Luvier

Posts relacionados