Omnicommerce: entenda o que é e qual a sua importância

Omnicommerce: entenda o que é e qual a sua importância

503
0

Termo relativamente novo no mundo do varejo e que consiste, basicamente, na perfeita e consistente integração entre todos os canais de vendas, o omnicommerce, para muitos, já deixou de ser tendência para se tornar uma realidade. 

Também conhecido como omnichannel, seu conceito é simples: proporcionar ao cliente a experiência de compra que melhor se adéque a ele, oferecendo conveniência e promovendo um bom relacionamento. 

Neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber para entender sobre o “movimento” omnicommerce. Continue a leitura e confira! 

Mas então, o que é omnicommerce?

A palavra omnicommerce é praticamente uma descrição do que se espera do mercado varejista para os próximos anos. De modo mais objetivo, estamos nos referindo a um modelo de negócio que corresponde à multiplicidade dos canais de venda e atendimento, integrando o espaço físico (comércio tradicional) com o virtual (comércio eletrônico).

A premissa do omnicommerce é fundamentada na ideia de que os consumidores tendem a utilizar o meio de compra que lhes forem mais conveniente. Para provar esse fato, pense na forma como você mesmo faz a suas compras.

Nesse sentido, é provável que existem determinados produtos que você não se importa de comprar em um e-commerce, talvez até prefira. No entanto, também há a possibilidade de você não abrir mão de verificar outros itens de maneira pessoal, certo? Pois então, para unir esses pontos o conceito do omnicommerce foi criado. 

Qual a importância de estar presente em todos os canais? 

A capacidade de interagir com uma marca através de diferentes canais nada mais é do que o estilo de vida multicanal dos consumidores de hoje. Em suma, essa é a importância do omnicommerce: fazer com que as empresas se adaptem às características e preferências de consumo do público atual. 

Entenda que se fazer presente em todos os pontos de contato torna a experiência de compra mais simples e eficaz, o que pode contribuir significativamente para o sucesso do negócio. 

Como o seu e-commerce pode se preparar para se transformar em omnicommerce?

Para quem já possui uma loja física, transformar o e-commerce em omnicommerce é uma tarefa um pouco mais simples. Quando o consumidor entra na primeira e sai sem levar nada, é importante orientar os vendedores a apresentarem a loja virtual.

Entretanto, é preciso ter em mente que, diante da abrangência da internet, o que mais ocorrerá é o contrário, ou seja, consumidores entrando no site e saindo sem comprar nada.   

A questão a salientar, nesse caso, é que esse público está dividido entre inúmeras cidades. Portanto, a pergunta que fica é a seguinte: como se fazer presente fisicamente para todos os clientes se eu só tenho uma loja física em minha cidade?

A resposta é essa: formar parcerias com as empresas que podem ajudá-lo a ter um ponto de contato físico com todo esse público. É necessário utilizar a criatividade, buscando sempre estar 100% disponível às demandas do consumidor.  

Quais são os benefícios que essa transformação traz para o negócio? 

Antes de concluirmos, não poderíamos deixar de falar sobre os benefícios do omnicommerce para o negócio. Resumidamente, ao ajudar o cliente ao longo de sua jornada de compra, os varejistas desfrutam do aumento das vendas e da taxa de fidelização: a consequência disso é o tão esperado crescimento da empresa.

Por fim, vale ressaltar a importância de pesquisar pelos cases de sucesso relacionados à implantação do omnicommerce. A internet está cheia de exemplos! Analise o maior número que puder, pois é certo que você conseguirá tirar algumas ideias para aplicar a sua realidade. 

Se quiser saber mais, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os nossos melhores conteúdos diretamente em seu e-mail! 

Artigo anteriorProduto extraviado pelos correios: como o e-commerce deve agir?
Próximo artigoE-commerce no Brasil: entenda esse cenário!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA