O PDV(Ponto de Venda) influencia sua loja virtual?

O PDV(Ponto de Venda) influencia sua loja virtual?

2953
0
O PDV(Ponto de Venda) influência sua loja virtual
O PDV(Ponto de Venda) influência sua loja virtual

Será que o ponto de venda influencia sua loja virtual?

O comportamento de um consumidor pode ser definido como um tipo de atividade em que a pessoa se ocupa, quando obtêm, consome ou dispõe de serviços e produtos. Outra definição pode ser a alegação de que o comportamento de um cliente são as atividades mentais e físicas que são realizadas pelo consumidor de bens de consumo e industriais que acabam resultando em ações e decisões.

Desse modo, podemos afirmar que o objetivo do consumidor no momento da compra é saber fazer a melhor escolha ao mesmo tempo em que consegue reduzir o esforço na hora de tomar decisão, minimizando suas emoções negativas e, também, maximizando sua capacidade de justificar a decisão.

Como é possível constatar, o comportamento do consumidor acaba sendo definido por diversas variáveis, sendo que o processo decisório de compra é construído pelo próprio consumidor e isso, necessariamente, acaba envolvendo o ambiente no qual as decisões acabam sendo feitas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Nessa lógica, podemos entender que a internet acabou alterando muito a lógica do PDV, conhecido como Ponto de Venda, já que há um aumento considerável de opções de escolhas e de níveis de controle sobre a mensagem da sua empresa. Do mesmo modo, também foi alterado o ambiente em que a decisão é tomada, por meio do formato, do tipo e da quantidade de informação que é disponível para os consumidores.

A internet é um grande provedor de ferramentas que facilitam a busca e o armazenamento de informações, o que acaba impactando na análise de decisão. Instrumentos como mecanismos de busca acabam sendo possivelmente grandes influenciadores no processo de busca de informação.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Nesse quesito, é um campo árido para as empresas, que passam a se esforçar cada vez mais para conseguir se manterem competitivas. Nessa lógica em que há a emergência desse novo tipo de consumidor, o virtual, que utiliza a internet para comprar serviços e produtos, como fica a questão do PDV? Ele é necessário? Como? De que forma?

O PDV é necessário?

Para simplificar a resposta, na grande maioria dos casos ele não é. Nem você irá desejar que o seu ponto de venda seja um pré-requisito para o seu negócio. A pergunta que você deve se fazer é bem simples: o produto ou o serviço que eu desejo vender está limitado a uma área geográfica? Provavelmente a resposta será não.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceDesse modo, então você pode vender para todo o Brasil. Nessa lógica, o que você deve estar atento é em como poder atender as mais diversas regiões, sempre visando aumentar seu lucro. Para isso, é fundamental que você tenha uma boa rede de entregadores (pode ser pelos

Correios ou por empresas transportadoras privadas). Mas é fundamental que você ofereça um serviço eficiente e barato. O frete costuma ser decisivo quanto a escolha do cliente pelos seus serviços. Então, foque nisso.

O que é Ponto de Venda Virtual

Utilizar a internet como um PDV tem também vantagens quando relacionados aos pontos de vendas físicos. Como sabemos, o PDV é um segundo tipo de local de exposição que se soma ao local primário, que nesse caso é denominado como ponto natural ou permanente e que, por esse motivo, tenta ampliar a rotação do seu produto.

Nessa lógica, um PDV também pode vir a ser usado em ambientes dentro de uma loja, tentando destacar o produto em relação ao restante da loja. Isso, por sua vez, acaba lhe oferecendo uma maior visibilidade e dá maiores possibilidades para que o produto venha a ser adquirido.

Dessa forma, podemos chegar à conclusão que um site, então, quando não é uma loja como o Submarino, também pode ser entendido como um anexo a loja, ou seja, como um PDV. Então, a pergunta a se fazer é simples: porque as empresas ainda acabam deixando a internet de lado e só veem o site como uma forma de dar boas vidas aos clientes?

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Pense no caso clássico do consumidor de um PDV. Ele precisa passar por uma série de etapas para ver e, talvez, vir posteriormente a adquirir o produto: ele tem que estacionar o carro, andar muito dentro do supermercado por seus corredores, se for mulher pode estar de salto alto após um cansativo dia de trabalho, precisa encontrar o que deseja (se souber o que precisa), colocar no carrinho, ir pra fila do caixa e depois pagar o que foi comprado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Por sua vez, na internet, estudos mostram que o consumidor embora saiba com mais clareza o que deseja, acaba adquirindo até três vezes mais do que compra em lojas normais. Então, mesmo que você tenha um comércio físico, pense na possibilidade de expandi-lo com um ponto de venda para comércio eletrônico. Isso pode vir a lhe render uma renda extra que será fundamental para o correto desenvolvimento dos seus negócios.

Estratégias para fazer crescer um PDV Virtual

Saiba que as estratégias para que seu ponto de venda virtual consiga crescer adequadamente acabam sendo muito semelhantes aquelas utilizadas no comércio físico. Ou seja, será enfatizada a questão de chamar a atenção e de ser visível, para que venha a ser encontrado facilmente pelos eventuais clientes. Tudo isso, é claro, pode ser resolvido de forma simples com uma boa estratégia de links patrocinados e com uma boa otimização do seu site.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Claro, para tanto, é necessário ter um bom site, com design limpo, interativo e, se possível, que seja bem responsivo. Sabendo como atrair os clientes, você pode conquistar um importante público que pode fazer com que seu Ponto de Venda virtual se torne essencial para o crescimento e fortalecimento deste negócio.

Mas para isso, é claro, se faz necessário que você saiba identificar tendências, que consiga enxergar as mudanças necessárias que precisam ser feitas no seu site, que tenha recursos para fazer um investimento adequado e que mantenha pessoal especializado cuidando exclusivamente dessa parte do seu negócio.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Só tratando isso de forma profissional, com planejamento adequado, que você terá possibilidade de prosperar com seu PDV do comércio eletrônico. Agora, com essas dicas, comece a planejar a melhor forma de aumentar os seus lucros.

Artigo anteriorEstratégia do oceano azul em sua loja virtual
Próximo artigoComo usar as palavras-chave em sua loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA