Frete: quando usar correios ou transportadoras

Frete: quando usar correios ou transportadoras

349
0

Na hora de entregar os produtos da sua loja virtual, qual a sua opção para frete: correios ou transportadora? A pergunta parece óbvia, mas certamente paira uma dúvida: a melhor alternativa é usar os serviços da empresa do governo federal ou uma transportadora para e-commerce. Essa interrogativa dá muita, mas muita dor de cabeça para os donos de loja virtual.

A verdade é que, cada tipo de envio possui suas particularidades e, por isso, o empreendedor deve escolher o que for mais satisfatório para seu negócio e também para seus clientes.

Desse modo, nós elaboramos este artigo para você entender de forma prática como aprimorar a sua logística e diminuir os custos. Vamos lá?

Como fazer a escolha certa?

Ao selecionar a melhor maneira de entregar seus produtos, leve em consideração evitar clientes insatisfeitos que poderão comprometer a imagem da sua marca nas redes sociais e, provavelmente, não voltarão a comprar com você.

É aí que está a necessidade de contar com um processo de entrega que atenda realmente às demandas do seu negócio, seja por meio da prestação de serviço dos correios ou transportadora, os quais podem trazer benefícios surpreendentes para sua loja.

Por isso, não adianta ir pelo caminho mais simples. É importante você pesquisar e avaliar alguns fatores que podem fazer toda diferença em seu ROI (Retorno Sobre Investimento) no fim do mês.

Quais fatores devem ser avaliados?

Se você está querendo abrir um e-commerce, saiba que existem 3 variantes principais que se deve levar em conta ao escolher a alternativa ideal de entrega, pois cada um dos serviços possui pequenas diferenças, mas que podem influenciar nas finanças da sua empresa. Confira!

Prazo de entrega

É essencial atentar para esse fator, uma vez que o prazo de entrega pode impactar diretamente na decisão de compra do consumidor e até mesmo na avaliação pós compra.

Dessa forma, é interessante oferecer um mix, com um frete mais barato, mas que demora a chegar, como no caso dos correios, e ainda com a alternativa de entrega mais cara, porém, rápida, por meio de uma transportadora. Dê o poder de escolha ao seu consumidor!

Volume de vendas

Se seu empreendimento trabalha com um grande número de envios, é aconselhável fechar contrato com uma transportadora. Isso porque, ao fechar a capacidade máxima de carga, há um aproveitamento maior do custo-benefício da viagem. E aí, todos os envolvidos saem ganhando.

Possibilidade de negociações

De acordo com a expansão do seu negócio, haverá uma quantidade de pedidos maior e, consequentemente, de entregas. Assim, leve em conta os contratos flexíveis, que permitem alterações à medida que as vendas forem crescendo.

Nesse sentido, tanto os correios, quanto transportadores oferecem essa possibilidade para pessoa jurídica. Isso acaba permitindo que o lojista economize em frete e, como resultado, ofereça descontos ao seu público-alvo.

Afinal, correio ou transportadora?

Em vista do que foi apresentado,  a decisão pela melhor alternativa dependerá da sua análise e avaliação, pois cada opção opera para negócios, produtos, nichos e regiões distintas. Portanto, para verificar cada uma das variantes, considere seus conhecimentos em logística e se o seu e-commerce está no início das atividades.

Como vimos, são diversos pontos que devem ser analisados e testados, pois a escolha pelos correios ou transportadora para e-commerce podem definir o sucesso ou fracasso do negócio, cabendo ao empreendedor escolher o que for mais vantajoso.

Agora que você consegue identificar qual a opção mais viável para seu negócio, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem sobre o assunto também.

Artigo anteriorDesafios do e-commerce: quais os principais e como superá-los?
Próximo artigoComo calcular taxa de conversão de vendas no e-commerce
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA