Entenda o que são e como conseguir backlinks para seu e-commerce

Entenda o que são e como conseguir backlinks para seu e-commerce

585
0

Quem tem um e-commerce e busca resultados efetivos, com certeza, já entendeu que uma boa estratégia de SEO faz toda a diferença nos resultados. Com o trabalho correto de alguns pontos, é possível obter o reconhecimento necessário para se destacar nos mecanismos de busca e atrair mais clientes.

Os backlinks são um desses itens que trazem mais autoridade para a sua página, ajudando no ranqueamento. Por isso, neste texto, vamos explicar o que são backlinks e como conseguir backlinks relevantes para a sua página.

Deseja uma estratégia de SEO mais eficiente? Continue sua leitura!

O que são backlinks?

De maneira bem direta, os backlinks são links que levam o usuário do seu site para outra página, que pode ser do mesmo ou de outro site. Eles são usados como forma de entregar conteúdo relevante sobre os temas apresentados para o leitor, de forma que ele possa encontrar tudo o que precisa no seu blog post.

Quando os backlinks são internos, eles ainda trazem o benefício de aumentar o tempo do usuário no seu site, melhorando indicadores.

Mas isso não significa que você só deve fazer links para seu próprio site. Os backlinks externos são importantes quando seu site não tem mais informações sobre o tema do texto ou, até mesmo, quando uma página tiver explicações que são relevantes, mas não estão dentro de sua expertise.

Nesse caso, escolha sempre páginas confiáveis, que sejam autoridades no assunto. Como veremos adiante, essa é uma boa estratégia para conseguir parcerias de conteúdo.

Como funcionam os backlinks?

Se você está envolvido de alguma forma com estratégias de SEO, certamente já aprendeu que os mecanismos dos sites de busca têm algumas táticas para decidir quais sites devem aparecer primeiro nos resultados, com foco em entregar a melhor experiência para o usuário.

Nesse contexto, a quantidade de backlinks relevantes que uma página tem ajuda a demonstrar que o conteúdo que ela oferece é de qualidade, por isso, merece uma boa posição no ranqueamento da palavra-chave trabalhada.

Sendo assim, a sua estratégia de SEO deve ser pensada para obter backlinks de sites que sejam relevantes no contexto em que sua empresa atua, e também em conceder ligações com contexto quando uma página parceira tiver um texto de qualidade sobre o assunto.

Mas cuidado! Não basta ter links sem qualidade espalhados pela web. O Google só vai considerar aqueles que estão em páginas de temas relacionados ao que você trabalha e que são bem contextualizados.

Como conseguir backlinks?

Você provavelmente já está convencido sobre a importância dos backlinks em sua estratégia de SEO. Por isso, vamos explicar quais são as melhores maneiras de obter ligações para a sua página e obter posições melhores nos mecanismos de busca. Confira!

Não compre backlinks

A tentação de obter diversos links de forma rápida é forte, mas saiba que o Google tende a penalizar as páginas que utilizam essas ferramentas. Por isso, tenha paciência e se organize para obtê-los de forma natural.

Faça comentários

Deixar comentários em blogs e fóruns que tenham temas similares ao seu é uma forma excelente de se mostrar para o mercado. É como se você dissesse: ei, eu tenho conhecimento por esse tema, que tal conhecer melhor meu trabalho? Aos poucos, os backlinks vão começar a aparecer.

Produza conteúdo relevante.

Verdade seja dita, a melhor forma de se tornar uma autoridade sobre determinado tema é se dedicando a escrever bons artigos sobre ele. Conforme sua produção ganha qualidade, naturalmente vai começar a despertar a atenção de outros sites do mesmo nicho.

Para facilitar os backlinks, você pode começar a produzir conteúdos que costumam receber mais links, como tutoriais, dicas e cursos.

Busque parceiros de conteúdo

Isso significa, literalmente, entrar em contato com sites que são concorrentes e propor parcerias. Se a ideia parece desconfortável, opte por temas semelhantes, mas cujas empresas relacionadas tenham objetivos diferentes. Assim, ocorre uma troca de conteúdo saudável e as duas ganham backlinks de qualidade!

Obter links de qualidade é uma etapa importante para quem deseja fazer um site ranquear melhor no Google e obter bons resultados. Agora que você já sabe o que são backlinks e como conseguir backlinks relevantes, essa etapa vai ser muito mais fácil na sua estratégia.

Gostou deste conteúdo? Então, complemente seu conhecimento em SEO! Faça um curso completo sobre o tema e acabe de vez com todas as dúvidas sobre quais ações funcionam melhor para o seu site e público!

Artigo anteriorAprenda como fotografar produtos do e-commerce de maneira incrível
Próximo artigo9 dicas para fazer ações eficientes e aumentar as vendas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA