(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como criar Instagram para sua empresa

Por Marcio Eugênio | 07/06/2016
2759
|
0
Como criar Instagram para sua empresa

Como criar um Instagram para a sua empresa

Confira as dicas de como criar um Instagram para a sua empresa e torne a rede social um canal eficiente de comunicação

Não é à toa que algumas das principais aliadas do marketing de empresas, hoje em dia, são as redes sociais. Além de contarem com um investimento zero para a sua utilização, oferecem uma série de vantagens, inclusive, para atingir o seu público alvo. Mas não são apenas os sites de relacionamento mais tradicionais, como o Facebook e o Twiter que possuem potencial para a publicidade empresarial.

Até as redes sociais mais novas, como o Instagram, consistem em recursos de grande utilidade. Quem já possui intimidade com a rede social pode criar um Instagram sem mistérios e utilizar-se dos seus recursos. Empresários inexperientes com a ferramenta não vão encontrar dificuldades também e vão massificar a sua presença na web com esse mídia que é uma das que mais cresce em número de usuários.

Trata-se de uma das redes sociais mais simples de usar, bastando apenas realizar um cadastro e começar a enviar imagens para a sua rede de contatos. Claro que assim como é importante antes de utilizar qualquer mídia social você deve avaliar se o Instagram é um recurso que oferece benefícios ao seu plano de marketing.

Por ser uma rede que trabalha basicamente com imagens, negócios de segmentos que possuem o apelo visual possuem mais vantagens ao apostar no Instagram. Exemplos são empreendimentos na área da moda, arquitetura, decoração, culinária, pets, entre muitosoutros, inclusive, venda de produtos como um todo.

No entanto, se o seu produto não é vendível visualmente, digamos assim, isso não impede que aposte na rede social. Se o Instagram é realmente útil para as suas ações de marketing, é possível postar imagens da sua equipe trabalhando, participação em eventos e outros momentos que sejam possíveis registrar.

➜ Por que usar e-mail Marketing na Sua Loja Virtual

O que avaliar antes de criar um Instagram

Ao incluir uma rede social no seu plano de marketing é necessário saber qual é o perfil dos seus usuários e se ele é o mesmo que integra o seu público alvo. Hoje em dia, a maioria dos usuários do Instagram está na faixa etária entre os 18 e 29 anos, sendo que eles são proprietários de um smartphone.

Se esse perfil faz parte dos consumidores que você deseja atingir pode criar a sua conta. No entanto, é importante que exista uma pessoa responsável por divulgar a marca ou produto da sua empresa na rede social. As postagens no Instagram devem ser frequentes e periódicas, seguindo um roteiro.

Ou seja, não podem ser enviadas fotos à rede de contatos de maneira aleatória, sem critérios. É preciso definir que tipo de imagem deve ser enviado e um profissional que domine o básico das habilidades para fazer fotos de qualidade precisa ser o responsável pela tarefa. Além disso, é preciso escolher um pequeno texto para acompanhar a imagem ou não.

Enfim, mesmo que se refira apenas a uma rede social, como algumas pessoas erroneamente podem imaginar, é importante que ela integre um plano maior de ações e que mesmo sendo simples receba a atenção que mereça. Imagine se por engano uma foto for enviada, com um conceito diferente do adequado, em poucos segundos milhares de pessoas podem ver.

Em muitos casos, quando existem enganos, mesmo que eles sejam resolvidos, dificilmente serão esquecidos. Além disso, lembre-se que as redes sociais devem seguir a mesma identidade visual para criar uma associação quando a sua marca está presente em vários meios.

Como usar Instagram para e-commerce

Se para empresas físicas marcar presença nas redes sociais é opcional, para as lojas físicas é obrigatório. Claro que da mesma forma que acontece nos negócios físicos não é preciso se cadastrar em todas as redes sociais, mas um e-commerce que se preze deve eleger pelo menos três redes sociais para marcar presença.

➜ Veja também nossos materiais gratuito

Essa medida torna o uso das redes sociais mais eficiente porque ao priorizar algumas delas é possível não só fazer publicações com alguma periodicidade, mas também estar a par das novidades, aproveitar todos os seus recursos e deixar o seu perfil sempre atualizado. É importante ainda demandar um tempo para engajar a sua marca, curtindo imagens onde ela aparece, por exemplo.

Outras dicas para potencializar o uso do Instagram é tornando-se parceiro de uma causa social, recompensar seguidores, postar vídeos, tirar proveito das hashtags, lançar um concurso de fotos e mesmo fazer com que o Instagram se comunique com as demais redes sociais e vice-versa. Apenas com um profissional destinado a esse trabalho é possível completar tarefas com excelência.

Esses são apenas alguns exemplos de possibilidades, sendo que ao falar em redes sociais, já que nelas a concorrência pode ser grande, a criatividade é fundamental. O diferencial de sua marca também vai chamar a atenção para as suas postagens no Instagram e em demais redes sociais. Por fim, não se esquece de que a qualidade da imagem, não apenas a sua resolução, mas o foco, enquadramento e demais aspectos também fazem toda a diferença.

 

 

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados