Como a embalagem pode influenciar na experiência do consumidor?

Como a embalagem pode influenciar na experiência do consumidor?

342
0
Beautiful Asian business young woman fell happy after receiving the email ordering product,startup small business owner working with computer at home office ,online market packaging box for delivery

Os consumidores de comércio eletrônico têm um movimento de compra diferente dos consumidores de lojas físicas. O contato inicial acontece mediado pelo computador ou pelo celular. O primeiro momento em que os compradores têm uma relação direta com o produto é quando a encomenda chega no endereço de destino. Por isso, a embalagem na qual é enviada é muito importante para que a experiência seja positiva.

A embalagem tem a função de proteger os produtos durante o envio pelo correio ou pela transportadora. Por isso, deve ser pensada de forma que contemple as necessidades de cada item. Por exemplo, se você vende produtos que quebram, como louças de cerâmica, deverá acondicionar seus itens em uma embalagem resistente. É provável que, quanto mais específica for esta proteção, mais cara será – e este preço será repassado ao comprador no preço final do produto.

No entanto, existem itens que não necessitam de embalagens reforçadas. Se a sua loja virtual vende camisetas estampadas, você poderá acomodar as mercadorias em pacotes tradicionais, que são baratos e leves. Esse custo será diluído no preço final da compra e quase não será percebido pelo consumidor, já que representa um baixo percentual em relação ao custo do item comprado. Assim, vale lembrar que cada segmento e cada produto têm suas especificidades, e que encontrar a embalagem ideal é muito importante para garantir que o produto chegará intacto ao endereço do consumidor.

Mas será que é possível encantar o consumidor através da embalagem? É claro que sim! Em primeiro lugar, o encantamento começa quando o comprador vê que as suas encomendas estão bem acondicionadas. Isso demonstra o cuidado e a responsabilidade da loja virtual. Além disso, existem alguns itens que podem adicionar um valor agregado à compra, ou seja, podem proporcionar uma boa experiência ao cliente no momento em que ele abre a embalagem.

Vale lembrar que nem sempre isso significa que o comércio eletrônico terá mais custos. Se a loja tiver um público-alvo com comportamento mais informal, poderá carimbar a embalagem com frases motivacionais ou dizeres como “feito com amor”. Se o segmento for mais tradicional, poderá enviar uma carta de agradecimento pela compra ou de reconhecimento pela fidelidade do consumidor. Da mesma forma, se a loja tiver um público com gosto refinado, poderá borrifar alguma essência leve e agradável dentro da embalagem, de modo que o comprador a sinta na hora de abrir o pacote.

Outra decisão que ganha pontos com muitos clientes é o cuidado com o meio-ambiente. Ou seja, usar somente os materiais necessários para enviar o produto de forma adequada. Se não precisa envolvê-lo em plástico, não o envolva. Se puder usar materiais reciclados, use. Se você tomar essas decisões, é bom avisar sobre elas na embalagem ou em um cartão. Assim o cliente poderá perceber que as embalagens utilizadas têm um propósito maior, que é o de causar menos impacto ao ambiente, e não as estranhará.

Você já usa alguma destas ideias em seu comércio eletrônico? Se ainda não usa, que tal pensar em como pode aplicá-las?

Para saber mais sobre a importância das embalagens para o comércio eletrônico, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA