5 erros no relacionamento com o cliente que devem ser evitados

5 erros no relacionamento com o cliente que devem ser evitados

189
0

O bom relacionamento com o cliente é um item muito importante e que deve ser tratado com estratégia e cuidado para garantir a satisfação do consumidor e ainda fidelizá-lo com a sua empresa.

Tratando-se de uma loja virtual, a maior parte dessa relação se dá no ambiente online, o que facilita bastante o contato, permitindo que a marca crie ações de relacionamento que a aproximem cada vez mais de seus clientes e público em geral.

Porém, mesmo com tantos recursos, algumas empresas ainda pecam quando o assunto é relacionamento com o cliente, e isso ocorre principalmente pela falta de organização, fazendo com que outras demandas se sobreponham a esse “detalhe”.

Para ajudá-lo a se planejar e não cometer os erros mais comuns no relacionamento com o cliente, listamos 5 das principais falhas que você deve evitar. Confira!

1. Não ter um plano de gestão de crises

Na internet tudo tem uma maior velocidade, e ao identificar uma crise, é preciso agir rápido. Para garantir que sua equipe estará preparada para solucionar uma crise da melhor maneira possível, é preciso já ter um plano de ação criado, para solucionar as possíveis falhas.

O gestor e a equipe precisam se antecipar e imaginar diversas situações para que, caso elas ocorram, já contem com planos de contingência. Neste quesito, é importante também pensar em como reconquistar o cliente ou o público após a resolução da crise.

2. Descumprir o que foi prometido

Antes de mais nada, é preciso ter mente que nem você, nem seus colaboradores devem prometer o que não podem cumprir. Isso envolve prazos de entrega, de respostas e até mesmo a qualidade e as características do produto vendido.

Para ter um bom relacionamento com o cliente, a transparência é indispensável.

3. Complicar o atendimento

O ideal é que tudo esteja claro e funcione bem em seu e-commerce para que o cliente não tenha que procurar por atendimento, mas como há consumidores que podem precisar deste contato, essa seção no site deve ser fácil de achar e intuitiva.

Portanto, quando o cliente entrar em contato para esclarecer alguma dúvida ou fazer uma solicitação, nada de ficar transferindo a ligação e passando o problema de setor a setor, pois isso passa a impressão de má vontade.

O atendimento deve ser rápido, e o atendente deve resolver a situação com agilidade. Para isso, um sistema bem completo ajuda muito.

4. Não oferecer um bom pós-venda

Uma das melhores maneiras de construir um relacionamento e fidelizar o cliente com a sua loja virtual, é por meio de um pós-venda bem planejado e executado.

O pós-venda é o momento de mostrar para o consumidor que ele não é apenas um número e que a empresa realmente se preocupa com sua satisfação.

Ligações, mensagens de texto ou o uso de e-mail marketing segmentado, com ofertas personalizadas e conteúdos relevantes, além da aplicação de pesquisas de satisfação são boas formas de trabalhar o pós-venda.

5. Esquecer de treinar sua equipe

Mesmo que os profissionais que lidarão com o atendimento ao cliente em seu e-commerce sejam experientes, os treinamentos ainda assim se fazem importantes, para alinhá-los com as diretrizes de atendimento da sua empresa.

Em um negócio virtual, trabalhar com a linguagem adequada ao perfil de seu público é fundamental para reforçar a identidade da marca e isso deve ser trabalhado tanto na comunicação do seu negócio quanto no atendimento prestado.

Cada contato com o consumidor é uma nova oportunidade de conquistá-lo, portanto, treine sua equipe, para que eles ofereçam um atendimento amigável, sabendo ouvir, prestando atenção na solicitação do cliente e entregando soluções ágeis e eficientes.

Gostou dessas dicas do que “não fazer” para você acertar no relacionamento com o cliente? Siga as nossas redes sociais para ver mais conteúdos como este: estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.