Como ganhar dinheiro com e-commerce: 5 dicas infalíveis lucrar

Como ganhar dinheiro com e-commerce: 5 dicas infalíveis lucrar

1131
0

O comércio eletrônico é uma das principais alternativas para quem busca por um complemento de renda ou tem vontade de largar aquele emprego que já não está bom. De fato, essa é uma modalidade de vendas que pode oferecer bons frutos, já que precisa de um investimento baixo, ao mesmo tempo em que oferece uma boa taxa de retorno. 

Mas é claro que para ter sucesso com comércio eletrônico é preciso estudar e fazer um planejamento bem completo. Assim é possível tomar as melhores decisões para o negócio e aumentar as chances de dar certo. Se você quer saber mais sobre esse tema, esse texto é para você! A seguir, descubra como ganhar dinheiro com e-commerce. 

E-COMMERCE DÁ DINHEIRO?

Essa é uma das perguntas mais feitas por quem quer investir na área do comércio eletrônico. E a resposta é: depende. O e-commerce só dá dinheiro se for criado a partir de um bom planejamento, com conhecimento sobre o produto, o segmento e o público-alvo. Ou seja, não basta abrir um e-commerce de um dia para o outro e esperar pelo sucesso.

Se você quer saber como ganhar dinheiro com e-commerce, tenha em mente que as vendas online funcionam como qualquer outro negócio. Assim como uma loja de rua precisa estudar sobre o ponto onde vai se situar e os clientes que vai atender, um e-commerce também precisa fazer isso. 

COMO GANHAR COM VENDAS ONLINE?

Para ganhar dinheiro com vendas online, o dono do comércio eletrônico deve estruturar todas as etapas de criação do negócio, se certificando de que está tomando as melhores decisões. Isso envolve o produto que venderá, a plataforma onde criará a loja virtual e até mesmo o fluxo entre todas as funções do comércio eletrônico.

Além disso, para ganhar com vendas virtuais é fundamental garantir que o comércio eletrônico recebe mais dinheiro do que gasta. Ou seja, o lucro do negócio deve ser superior aos custos com equipe, ferramentas, produtos e gestão. Apenas assim será possível ter um balanço positivo das finanças. 

COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM E-COMMERCE?

Se você tem vontade de trabalhar com comércio eletrônico e está disposto a planejar o seu negócio com atenção e responsabilidade, terá boas chances de ter sucesso! A seguir, veja de que forma é possível ganhar dinheiro com dropshipping, venda em grande quantidade e rotulagem. 

1. DROPSHIPPING

O vendedor de dropshipping trabalha em parceria com um fornecedor ou atacadista que é o responsável pela fabricação (ou encomenda) e envio dos produtos para os clientes. O vendedor desta modalidade deve somente concretizar as vendas com os clientes. 

Uma vez que os acordos apropriados estejam em vigor, o fornecedor enviará imagens dos produtos que você deseja vender juntamente com os preços. Você colocará esses itens à venda em seu e-commerce. Seu trabalho é vender os itens e o fabricante cumprirá os pedidos e os enviará aos compradores.

VANTAGENS

Sem dúvidas, o principal benefício do dropshipping é o baixo investimento, já que não é necessário comprar nenhum produto para o negócio. Desta forma, o risco é realmente baixo, sem que o vendedor precise arcar com prejuízos caso o negócio não dê certo.

Além disso, o vendedor não precisa lidar com a gestão de estoque e com o envio das encomendas para o endereço dos clientes. Assim, pode dedicar o seu tempo ao anúncio e à venda dos itens, podendo gerir seu tempo com tranquilidade. 

DESVANTAGENS

Ao mesmo tempo, a modalidade tem algumas desvantagens que devem ser consideradas. A principal é que o vendedor não tem controle sobre o envio dos produtos e nem sobre o cumprimento dos prazos. Sem dúvidas, isso impacta na satisfação dos clientes e na possibilidade de voltarem a comprar.

Além disso, como o vendedor depende das informações do fornecedor, nem sempre saberá se algum item está acabando, correndo o risco de vender algum artigo fora de estoque. Para isso, o ideal é manter contato frequente com o fornecedor, pedindo atualizações sobre este ponto. 

2. VENDA EM GRANDE QUANTIDADE E ARMAZENAGEM

Esta modalidade se refere à compra e à armazenagem de produtos em um depósito ou galpão com o objetivo de vendê-los em grande quantidade. Em geral, esse tipo de comércio é chamado de B2B, já que o consumidor é uma pessoa jurídica intermediária e não o cliente final.  

VANTAGENS

A principal vantagem desse modelo é o preço oferecido para compras em grande quantidade, que é bastante atraente para o público B2B. Ao comprar grandes quantidades, o vendedor consegue alcançar um baixo custo por unidade, deixando a venda muito lucrativa.

DESVANTAGENS

Tenha em mente que esse modelo requer investimentos iniciais altos para compra em atacado e para o armazenamento dos itens. Além disso, para que as vendas sejam vantajosas, é preciso comercializar um grande volume de produtos, que podem garantir um lucro mensal alto. 

3. ROTULAGEM E FABRICAÇÃO BRANCAS

O processo de fabricação e de rotulagem branca são diferentes e devem ter seus pontos especificados. O primeiro se refere a empresa paga para ter itens criados com exclusividade para a marca. Já o segundo caso se refere a quando a empresa não fabrica os produtos, mas pode incluir o nome da marca como fabricante. 

Muitas vezes, empresas pagam para especialistas em determinados produtos fabricarem os itens, que são finalizados com a etiqueta da primeira marca. No caso de produtos vindos do exterior, a marca importadora lida com margens de lucros elevadas e realmente vantajosas. 

VANTAGENS

Ao trabalhar com produtos de fabricação branca, a empresa tem a possibilidade de adquirir um item a um preço baixo e vendê-lo a um valor mais elevado. Além disso, ela é responsável por controlar o envio e o atendimento por conta própria. Ou seja, o gestor centraliza os processos, garantindo que são feitos conforme o padrão exigido. 

DESVANTAGENS

No entanto, essa prática exige muita responsabilidade por todas as etapas, o que gera mais trabalho e, por consequência, a contratação de profissionais qualificados. Além disso, é necessário pensar nos custos de armazenamento para uma grande quantidade de produtos. 

COMO ABRIR UMA LOJA ONLINE?

Se você quer ganhar dinheiro com loja virtual, deve estar se perguntando o que deve fazer para começar a trabalhar com comércio eletrônico, certo? Buscar conhecimento sobre o tema é o primeiro passo que deve ser feito, já que isso o ajudará a tomar decisões baseadas nas evidências dos seus estudos. Além disso, veja o que é necessário:

  • Definir o produto, o segmento e o público-alvo
  • Fazer um plano de negócios e de marketing
  • Registrar o domínio
  • Escolher uma plataforma
  • Criar anúncios
  • Usar técnicas de SEO
  • Pensar no fluxo dos setores e no envio das encomendas

Tenha em mente que conquistar novos clientes para um e-commerce é mais caro do que manter os clientes atuais. Por isso, se você trabalhar com loja virtual, empenhe-se para manter seus consumidores satisfeitos, tornando-os fiéis à sua marca. Além disso, esteja disponível para receber feedback e melhorar os pontos que não estão indo bem. 

QUAIS OS PRODUTOS QUE MAIS VENDEM NA INTERNET?

Um ponto importante para ganhar dinheiro com e-commerce é trabalhar com o produto certo. Ou seja, vender um item que as pessoas realmente procuram e dão valor. Uma boa maneira de escolher esse produto é pensar em algo inovador, que ainda não está sendo oferecido pela concorrência e que tem um diferencial importante. 

Além disso, é fundamental trabalhar com um segmento com o qual você se identifica. Não adianta criar um negócio de doces para diabéticos se você gosta de comer sobremesas açucaradas. Será muito difícil pensar nos pontos altos do seu produto e, da mesma forma, você terá dificuldades para vendê-lo. Confira os produtos que mais vendem na internet:

  • Bolsas e acessórios
  • Roupas de ginástica
  • Produtos para viagem
  • Itens de cozinha
  • Comidas saudáveis
  • Cosméticos
  • Eletrônicos

Se você tem alguma ideia de negócio que não se enquadra nos itens que falamos acima, não se preocupe. Ela poderá ser viável se você se dedicar a estudar o mercado e entender se será bem recebida pelo público-alvo. Conhecer as características do público que quer atender é fundamental para saber se há chances de sucesso.  

COMO GANHAR DINHEIRO COM E-COMMERCE?

Deu para ver que, se bem planejado, o comércio eletrônico pode fazer sucesso e dar retorno financeiro ao gestor, não é mesmo? Mas, afinal, como ganhar dinheiro com e-commerce? Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de planejar o negócio: 

1. INVISTA NO NICHO DE MERCADO CERTO

Evite entrar em um mercado que já está lotado de empresas. Nele, a sua concorrência será maior, e provavelmente você terá que vender os produtos a um preço muito baixo para sobreviver. Estude os nichos e encontre algum que seja interessante, ofereça um caráter de inovação e ainda não seja repleto de concorrentes.

2. BUSQUE POR CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Trabalhar com comércio eletrônico significa lidar com o produto, com o público, com a logística, com as finanças e com os anúncios. Você não é obrigado a saber tudo sobre isso! Um curso de marketing digital e de gestão de e-commerce pode ajudá-lo a conduzir o seu negócio com segurança. 

3. ESCOLHA UMA BOA PLATAFORMA DE E-COMMERCE

Uma boa plataforma de e-commerce é fundamental para oferecer uma experiência de compra positiva aos seus consumidores e evitar que eles abandonem o site no meio da compra. Além do preço, considere as ferramentas que cada plataforma tem. Às vezes o barato sai caro. 

4. PROCURE MANTER PREÇOS COMPETITIVOS

Pesquise os preços praticados no mercado e tente deixá-los competitivos. Ou seja, não deixe-os baixos a ponto de os clientes desconfiarem, nem altos a ponto de os clientes desistirem. Em geral, o equilíbrio é o melhor caminho.

5. INVISTA EM MARKETING E DIVULGAÇÃO

O comércio eletrônico depende de anúncios para vender. Seu funcionamento é muito diferente de uma loja física, que basta abrir as portas para vender. Estude sobre marketing digital e dedique-se a aplicar as melhores soluções para sua loja virtual crescer. 

Tenha em mente que é possível ganhar dinheiro com loja virtual, mas, para isso, é preciso suar muito! Milagres não existem nem na internet e nem fora dela! Se você quer tirar os seus planos do papel, sugerimos que leia esse material bem completo sobre o custo para montar uma loja virtual

Artigo anteriorROI loja virtual: o que é e como calcular? Dicas para otimizar!
Próximo artigoMarketing no Instagram: ganhe seguidores e venda mais. Veja!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA