Como criar um código de barras para um produto: GUIA COMPLETO

Como criar um código de barras para um produto: GUIA COMPLETO

557
0

Se você trabalha com vendas online, já deve ter ouvido falar que cadastrar o código de barras dos produto no e-commerce facilita muito a gestão de estoque. Através desta ação, é possível deixar o controle de produtos automatizado, economizando força de trabalho, ganhando agilidade e reduzindo o risco de erros.

Mas você sabe como criar um código de barras para um produto? Muitas pessoas que estão começando a vender em lojas virtuais não fazem ideia de como fazer isso! Se você está nesse grupo, fique tranquilo, pois preparamos um material bem completo para você. Boa leitura! 

COMO CRIAR UM CÓDIGO DE BARRAS

Você já parou para pensar como fará para cadastrar um produto na sua loja virtual? Qual método irá utilizar? Você irá cadastrar os produtos com Excel? Irá comprar um programa que facilite o cadastro de produtos e preços? Um programa que cadastre produtos com códigos de barras?

São inúmeras as possibilidades. No entanto, para todas é preciso levar em conta o tipo do seu negócio e o perfil do cliente que você quer atingir. Vale saber que existem programas que permitem fazer o cadastro de qualquer tipo de produto online, podendo atender os mais diferentes setores. Vamos falar disso aqui! 

COMO CRIAR UM CÓDIGO DE BARRAS PARA UM PRODUTO?

Para criar um código de barras para um determinado produto, você precisará recorrer a alguma ferramenta especializada nisso. Assim conseguirá categorizar cada produto do seu comércio eletrônico com um código específico, que se refere somente àquele item. 

Além de ajudar na gestão do estoque da loja virtual, o código de barras do produto também auxilia a aparecer em comparadores de preços online. Apesar de poucos comércios eletrônicos usarem códigos em seus produtos, a prática é bastante benéfica. 

PRECISO DE CÓDIGO DE BARRAS: O QUE FAÇO?

Se você precisa criar um código de barras para os seus produtos, deve ir em busca de um programa que realize esse serviço. O processo de cadastro de código de barras é muito simples e fácil de realizar. Para tanto, basta saber qual é a quantidade de variações do seu produto, ou seja, qual o peso, o tamanho, a cor, entre outras informações.

Você poderá escolher a opção de programa que preenche melhor o perfil da sua loja. Depois disso, deverá preencher os seus dados e realizar a compra do serviço. Após adquiri-lo, você o terá à disposição em no máximo 24 horas úteis. Ele será entregue via e-mail. 

MAS AFINAL, O QUE É UM CÓDIGO DE BARRAS

É comum que mesmo precisando ter um código de barras para a sua loja virtual, você ainda não saiba exatamente para que ele serve. É normal, uma vez que a maior parte das vezes nos deparamos com códigos somente em lojas físicas. 

Os códigos de barras também são chamados de códigos EAN e UPC e, no geral, podemos resumir que são simplesmente números que têm entre 12 e 13 dígitos. Assim, quando esses números são registrados por um varejista, é possível rastrear a monitorar os produtos com maior facilidade. 

QUAL O MOTIVO QUE TENHO PARA UTILIZAR OS CÓDIGOS DE BARRAS?

A justificativa para ter um código de barras no seu produto é quase óbvia: inevitavelmente, no momento em que a sua loja virtual realizar uma venda, você terá que atualizar o seu controle de estoque. Assim, você precisará ter catalogado todos os seus produtos para saber o que saiu e o que precisa ser reposto.

Desse modo, todas as vezes que seu código de barras for escaneado, será entendido que houve uma venda de um produto seu. Desse modo, é possível afirmar que o código de barras serve como uma forma de tornar o seu controle de estoque mais autônomo, ágil e assertivo.

QUANTOS CÓDIGOS DE BARRAS PRECISO PARA A MINHA LOJA?

Será necessário um código de barras para cada tipo de cor, tamanho ou variação diferente de produto que você tenha a intenção de vender. Por exemplo, caso você esteja vendendo calças verdes e calças amarelas, cada uma com dois tipos de tamanhos, você irá ter que ter quatro códigos de barras diferentes. 

Isso fará com que você possa vir a acompanhar exatamente os dados de venda de cada um destes produtos, sabendo reagir de acordo com o vendido. Caso a calça amarela esteja vendendo mais que as outras, você já saberá que precisa fazer a encomenda deste produto.

CÓDIGOS DE BARRAS SÃO PARA TODOS OS PRODUTOS?

Quase isso. Os códigos de barras são vendidos para quase todos os produtos do varejo. A exceção fica por conta de livros e de revistas, que precisam de um código específico, chamado de UPC e EAN, para ficar prontos. 

Logo, todos os tipos de produtos, sejam roupas, perfumes, castiçais ou capas para celulares devem ter um código de barras para facilitar o controle sobre as vendas. Isso porque o código de barras se refere mais ao processo de vendas do que ao tipo de produto que você comercializa.

O CÓDIGO DE BARRAS FUNCIONA SÓ NO BRASIL?

Não, o código de barras serve em qualquer país que utilize os sistemas EAN e UPC. Isso inclui todo o Reino Unido, a América do Sul, os Estados Unidos, a Austrália, a Ásia e boa parte da África. Ou seja, já é presente em quase todo o mundo.

Por isso, se você tem a intenção de vender para fora do Brasil, em marketplaces de todo o mundo, terá que ter um código de barras para cada produto. Mais um motivo para já ir em busca de uma ferramenta, né?

O CÓDIGO DE BARRAS DE UM PRODUTO MEU PODE EXPIRAR?

Isso nunca vai acontecer. Quando você adquire um código de barras, ele será da sua empresa para sempre. Assim, ninguém poderá registrar o mesmo código para outro produto. Mesmo que a sua empresa pare de vender o produto, o código de barras não será liberado para novos registros.

CÓDIGO UPC E EAN: QUAL A DIFERENÇA?

Embora usados por todo o globo, os dois códigos possuem uma pequena diferença. Nos Estados Unidos e no Canadá, os códigos possuem apenas 12 dígitos cada e, por isso, são chamados de UPC. Por sua vez, em todos os outros lugares do mundo, incluindo nessa lista o Brasil, o sistema utilizado é conhecido como EAN e usa 13 dígitos.

A diferença é somente o número de números! Mas isso não irá causar qualquer problema para a sua loja, já que os scanners modernos leem sem nenhum tipo de dificuldade tanto códigos EAN quanto códigos UPC. Então, você poderá escolher qual código de barras entender que seja melhor para suprir a demanda de venda dos seus produtos.

NOVO CÓDIGO DE BARRAS: 14 DÍGITOS

Nos últimos anos, um novo tipo de código de barras vem sendo muito usado no Brasil. Ele tem 14 dígitos e é utilizado para caixas em depósito, as chamadas caixas de armazenamento, que também são conhecidas como caixas máster. Esses códigos de barras servem controlar melhor os produtos mantidos em estoque para futura utilização.

No entanto, os códigos com 12 ou 13 números são mais do que suficientes para o seu e-commerce. Como você pode ver, os códigos de barras são uma ferramenta importante para auxiliar o lojista a ter mais controle sobre os seus produtos, suas vendas e suas necessidades de reposição.

No geral, a utilização de códigos de barras na loja virtual é associada ao aumento da agilidade nas operações da loja virtual e a redução de erros de cálculo. Além disso, a automatização do controle de estoque também oferece mais tempo para que o gestor do e-commerce foque em outras tarefas. 

Gostou de aprender como criar um código de barras para um produto? Com isso, você terá mais tempo livre para se dedicar a outras funções da sua loja virtual. Se você quer saber mais sobre o gerenciamento de produtos, descubra como fazer um programa de controle de estoque em seu e-commerce!

DEIXE UMA RESPOSTA