Youtube com Marketing de Atração

Youtube com Marketing de Atração

202
0

Como um dos sites mais acessados do mundo, e o principal repositório de vídeos na Internet, o Youtube é onde você precisa investir seu conteúdo e tempo. E uma das alternativas para isso é usar uma das principais estratégias usadas na Internet hoje, o Marketing de Atração (inbound marketing).

Marketing no YouTube

Como foi dito anteriormente, o YouTube é o principal canal de vídeos que existe hoje na Internet, com cerca de um bilhão de usuários ativos. São produzidas mais de 300 horas de conteúdo por minuto. É o lugar que você precisa estar para impactar seu público.

Se existe um interesse do público em seu mercado, e você é uma autoridade na área, você precisa fazer um canal. Tanto para fortalecer seu nome quanto para educar seu público.

Marketing de atração

O Marketing de atração – também conhecido como inbound marketing – surgiu nos Estados Unidos em 2006. Ele parte da ideia de que você pode atrair clientes através de seu conteúdo, sem precisar ficar oferecendo seu produto/serviço para ele. Isso é oposto do marketing tradicional, em que você precisa tentar empurrar o produto para os clientes.

Ele funciona da seguinte forma: você vai criar um conteúdo de qualidade. O usuário vai chegar até esse conteúdo e vai se interessar. Com o tempo, ele vai ficar tão encantado que vai pedir para comprar seus produtos.

O marketing de atração tem passos específicos para ajudar você a concretizar a venda. São eles: a “atração”, em que o usuário o conhece; a “conversão”, em que você consegue os dados desse usuário; o “fechamento” em que você conclui o negócio;e o “encantamento”, em que você cuida para manter um bom relacionamento com o cliente, e ter a oportunidade de negócios futuros.

Agora, como você pode combinar essa ideia de marketing e esses passos com o Youtube?

Marketing de atração no YouTube

O primeiro passo para criar uma estratégia de inbound marketing é ser uma autoridade no assunto que você quer tratar. Se você é essa autoridade, ter um canal no YouTube é um caminho lógico. Fazer vídeos com qualidade e bom conteúdo é o caminho para ter um público fiel, para começar efetivamente a etapa de “atração”.

É esse público fiel que você precisa encantar. Converse com eles, responda comentários, busque a interação. Use isso para conseguir os contatos dos futuros leads.

É através dessa relação próxima que você tem com o seu público que você vai descobrir as necessidades deles, o que eles precisam e como você pode ajudá-los. Talvez nem eles saibam, mas se estão procurando seu conteúdo, é porque tem alguma necessidade.

A conversão também não será tão difícil, se você tem um bom contato com o cliente e o conhece bem. Nessa hora é importante usar seu faro, seu talento como vendedor para que o cliente não pense que você está tentando empurrar um produto para ele. Ele tem uma necessidade, e você está tentando resolvê-la.

O passo do “encantamento” é o que difere o marketing de atração. Seu canal de YouTube não deve existir apenas para vender. Você precisa realmente tentar ajudar as pessoas e tirar suas dúvidas. Mesmo depois de realizada a compra, siga tentando manter o cliente próximo de você. É muito mais fácil vender para alguém que já comprou de você antes do que o contrário.

Um canal no YouTube pode ser uma excelente maneira de divulgar seus produtos/serviços. Use-o com inteligência que os resultados virão.

DEIXE UMA RESPOSTA