Estatísticas do Instagram: 4 métricas + 6 ferramentas

Estatísticas do Instagram: 4 métricas + 6 ferramentas

2991
0
Estatísticas do Instagram no Brasil
Estatísticas do Instagram no Brasil

Você já deve ter percebido que o Instagram tem se consolidado como uma das redes sociais mais acessadas. Não é à toa que a rede alcança a marca de 1 bilhão de usuários, distribuídos nos mais variados lugares do globo. Sem dúvidas, uma grande parcela desse número se refere a usuários brasileiros, que elegeram a rede como a preferida. 

E é claro que as marcas decidem estar onde os seus clientes estão. Por isso, há cada vez mais empresas que criam perfis no Instagram para divulgarem os seus produtos e se comunicarem com o seu público-alvo. A escolha é acertada, mas, para que seja realmente eficiente, deve ser feita com estratégia e com atenção às métricas geradas pela plataforma

Pensando nisso, preparamos um conteúdo bem completo explicando como usar as estatísticas do Instagram para criar ideias para a sua marca. Confira! 

QUANTAS PESSOAS USAM O INSTAGRAM NO BRASIL?

Conforme dados divulgados no final de 2018, 64 milhões de pessoas utilizam o Instagram em todo o território brasileiro. Nosso país é o terceiro maior em número de usuários, ficando atrás somente dos Estados Unidos, com 121 milhões de usuários, e da Índia, com 71 milhões de usuários. 

Grande parte desse número se refere a usuários ativos, ou seja, pessoas que acessam a rede social com frequência. Cada vez mais, o Instagram centraliza as relações sociais, seja para se relacionar com as pessoas do círculo de amizade ou para acompanhar e interagir com marcas. 

VALE A PENA TER UM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM?

Sim, na maior parte dos casos, vale a pena criar um perfil no Instagram. Essa decisão deve ser considerada conforme o segmento em que você atua e o público-alvo que você atende. Ou seja, é necessário verificar se os seus clientes em potencial marcam presença na rede social. Se estiverem por lá, vá em frente e crie a sua conta! 

No entanto, não esqueça que é fundamental manter o seu perfil atualizado com conteúdos relevantes para o seu público-alvo. A presença da marca no Instagram deve ser feita com profissionalismo, o que exige muita dedicação. Por isso, deve ser planejada com objetivos e seguindo uma estratégia.

COMO ENTENDER AS ESTATÍSTICAS DO INSTAGRAM?

As estatísticas do Instagram são um bem muito valioso gerado pela rede social. A partir desses dados, é possível saber como o seu conteúdo está sendo recebido pelos seus seguidores e, desta maneira, traçar estratégias para potencializar os resultados desejados.

A melhor maneira de analisar essas métricas é entendendo o que realmente significam. Para ajudá-lo na interpretação, a seguir explicaremos quais são as principais estatísticas e que dados elas oferecem! 

QUAIS SÃO AS ESTATÍSTICAS DO INSTAGRAM QUE PRECISAM SER ANALISADAS?

Os principais números gerados pelo Instagram ajudam o gestor da conta a entender como está o relacionamento do cliente, que ações estão trazendo bons resultados e que estratégias devem ser adotadas para melhorar alguns pontos. Confira aqui as estatísticas do Instagram mais relevantes:

1- ATIVIDADES RECENTES

A seção de atividades recentes mostra as curtidas e os comentários recebidos no perfil do Instagram. Essas notificações são apresentadas de forma cronológica, de modo que seja possível ver quais foram as interações mais recentes. 

É interessante que a pessoa que administra a rede social da marca acompanhe essas atualizações. Assim, consegue interagir com os usuários e responder possíveis dúvidas que possam surgir.

2- SEGUIDORES

A partir do acompanhamento do número de seguidores, pode-se verificar o crescimento do perfil no Instagram. Em geral, marcas consolidadas buscam alcançar um número alto de seguidores, o que passa credibilidade aos consumidores. 

No entanto, vale lembrar que para ter sucesso na rede não basta somente ter seguidores: é preciso ter seguidores qualificados. Por isso, jamais cogite recorrer à compra de seguidores. Isso não trará benefícios ao seu perfil. 

3- PUBLICAÇÕES

O número de publicações se refere à quantidade de fotografias que foram divulgadas na rede. Em geral, as marcas determinam uma frequência para publicar no Instagram, como, por exemplo, uma vez ao dia. Além disso, o Instagram também oferece alguns dados específicos sobre cada uma das publicações feitas.

Na seção estatísticas, é possível ter acesso ao alcance que a publicação gerou, ao número total de likes e de comentários, ao número de visitas ao perfil feitas a partir da fotografia e ao número de vezes que a publicação foi salva pelos usuários. 

4- STORIES

Os stories são um recurso muito interessante do Instagram, já que conferem uma proximidade entre os usuários e marca. Por lá, as publicações podem ser feitas com fotografias ou com vídeos e, assim como no caso acima, geram estatísticas importantes.

O Instagram permite que o gestor da conta possa saber, entre outros dados, quantas pessoas visualizaram os stories, quantos usuários responderam a publicação e quantas visitas ao perfil foram feitas a partir daquele conteúdo. 

BENEFÍCIOS DAS ESTATÍSTICAS DO INSTAGRAM

Acompanhar as estatísticas do Instagram traz uma série de benefícios ao gestor da conta, já que, a partir desses dados, é possível alinhar melhor as estratégias adotadas para a rede. Por isso, o acompanhamento das métricas da rede social deve fazer parte do trabalho do empreendedor digital. 

Conheça os principais benefícios das estatísticas do Instagram: 

CONHECER MELHOR OS SEGUIDORES

Muitas pessoas se importam apenas com a quantidade de seguidores, mas é fundamental pensar que por trás de cada número está uma pessoa e, por sua vez, um potencial cliente. Conhecer melhor o perfil desses seguidores indica se a marca está dialogando corretamente e aproveitando o máximo da oportunidade de captar a atenção desse público.

SABER QUAL É O ALCANCE DOS POSTS

A partir da análise do alcance dos posts, é possível compreender se a marca está tendo o resultado esperado no que diz respeito à interação dos usuários. Quanto maior o alcance dos posts, melhor para o negócio. Porém, o que vai dizer se a estratégia está adequada é o engajamento, ou seja, a proporção entre o alcance e as curtidas nas fotos.  

ENTENDER O COMPORTAMENTO DA AUDIÊNCIA

Entender o comportamento dos seguidores significa saber qual é o melhor horário para postar e, inclusive, que tipo de conteúdo atrai mais o público. Assim, a marca consegue adequar as suas publicações conforme o gosto dos seus seguidores e ampliar as chances de o seu conteúdo ser bem recebido na rede. 

VERIFICAR AS REAÇÕES AOS STORIES

As reações e comentários gerados pelos seguidores que visualizaram os stories indicam se a marca tem conseguido adotar uma comunicação que engaje e desperte o interesse dos seus seguidores. Da mesma forma, se esse retorno for negativo, significa que é hora de rever a forma como a empresa está dialogando.

6 FERRAMENTAS PARA ESTATÍSTICAS NO INSTAGRAM

As estatísticas do Instagram que falamos acima são geradas pelo próprio aplicativo e podem ser interpretadas com facilidade. No entanto, também existem algumas ferramentas extras que podem auxiliá-lo a gerir de forma mais assertiva o seu perfil na rede. Confira quais são:

1. INSTAGRAM INSIGHTS

O Instagram Insights é a ferramenta oferecida pelo próprio Instagram para ter acesso a todas as métricas em questão. O seu acesso é gratuito, deve ser feito a partir da conta do usuário e está vinculado ao próprio aplicativo.

2. DISPLAY PURPOSES

O Display Purposes é uma ferramenta  que ajuda o gestor da conta a gerar as hashtags mais adequadas para o tipo de publicação. Para isso, é necessário informar o nome do perfil e fazer um cadastro. 

3. FOCALMARK

O Focalmark também é especializado em hashtags. A ferramenta sugere as hashtags que podem contribuir para uma visualização ampla do conteúdo publicado, alcançando um número maior de usuários.

4. SQUARELOVIN

O Squarelovin é uma ferramenta de estratégia que apresenta algumas métricas relacionadas à conta no Instagram. Além disso, analisa o perfil do público-alvo e mostra o horário mais indicado para publicar na rede.

5. KEYHOLE

O Keyhole é um rastreador de hashtag que, além de fazer sugestões conforme o tipo de conteúdo, também rastreia os usuários mais influentes que se engajam com o seu conteúdo. Isso é positivo para criar ações da marca com pessoas que têm visualidade.

6. UNION METRICS

O Union Metrics analisa a conta no Instagram e apresenta relatórios com o tipo de conteúdo que mais engaja os seguidores e com o melhor horário para postar. Além disso, mostra tendências da rede social e do mercado. 

ESTATÍSTICAS DO INSTAGRAM PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO

Independente do ramo de atividade ou do tipo de negócio, as estatísticas sempre fizeram parte da rotina dos empreendedores. Com a popularização das lojas virtuais e com o desenvolvimento de estratégias específicas para vendas online, poder visualizar em tempo real os resultados obtidos é um grande diferencial.

Rapidamente, as empresas e os profissionais de marketing perceberam que o Instagram poderia ser um grande aliado das marcas, obtendo seguidores e aumentando o vínculo com o público-alvo. Sem dúvidas, a rede oferece uma grande perspectiva para a prospecção de novos clientes e de potenciais parceiros comerciais.

Desde então, as estatísticas do Instagram têm sido fundamentais para que os gestores da conta possam entender se têm criado ações de qualidade na rede social, se aproximando dos objetivos propostos, ou se ainda precisam aperfeiçoar as estratégias de comunicação da marca. 

MAPEAMENTO COMPLETO DOS SEGUIDORES E DAS VISUALIZAÇÕES

As métricas oferecidas pelo Instagram comercial permitem que o gestor da conta consiga identificar os seguidores de acordo com gênero, faixa etária, localização geográfica e até mesmo horários de maior acesso ao aplicativo. Desse modo, pode-se criar publicações que contemplem esse perfil e, assim, alcancem resultados melhores.  

Além disso, a partir dessas informações é possível visualizar qual é o nicho específico de público que uma postagem promocional alcança e quais correções são necessárias para que se atinja um número maior de pessoas. Assim, consegue-se alargar o funil de vendas e melhorar a performance da loja virtual.

Esse mapeamento também permite que o empreendedor tenha acesso ao número de visitas que o site oficial da empresa recebeu. A métrica mensura de maneira precisa qual é o real engajamento dos visitantes e qual é o interesse que os produtos anunciados estão despertando nos usuários.

RANQUEAMENTO DAS POSTAGENS

Outro ponto positivo das estatísticas do Instagram é a apresentação de quais conteúdos publicados pela conta foram mais populares entre os seguidores. Desta forma, o empreendedor tem a possibilidade de entender que tipo de conteúdo atrair mais o seu público e, assim, pode planejar postagens que contemplem isso. 

Vale lembrar que o Instagram faz uso de um algoritmo muito complexo, cujos critérios de distribuição de conteúdo não são completamente conhecidos. Analisar as métricas geradas pelo aplicativo é uma maneira interessante para entender melhor como ocorre a divulgação do seu conteúdo na rede. 

PLANEJAMENTO E EXPANSÃO

Sem dúvidas, o Instagram é um aplicativo muito interessante para as marcas. A lógica é simples: se as pessoas usam a rede social em suas horas de folga, é lá que as empresas devem marcar presença. No entanto, vale lembrar que, para que as marcas possam crescer por lá, é preciso que tracem um planejamento bem concreto.

Embora o Instagram tenha um caráter instantâneo, isso ocorre principalmente nas publicações de usuários comuns. As marcas devem criar uma estratégia de presença digital que contemple desde a linguagem mais adequada até o tipo de hashtags que usarão. Isso confere mais profissionalismo ao perfil da empresa e desperta o interesse dos clientes. 

Agora que você já sabe tudo sobre as estatísticas do Instagram, que tal ver essas 7 dicas de marketing para aumentar a sua marca na rede social? Com esse conhecimento, será mais fácil de colocar as ações em prática e de crescer na internet! 

Artigo anteriorIntegrar loja virtual com mercado livre: passo-a-passo completo
Próximo artigoComo divulgar sites na internet: 8 dicas para aumentar o tráfego
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA