Como vender pelo Facebook em 2019

Como vender pelo Facebook em 2019

2062
0

É difícil encontrar alguém que não tenha um perfil na rede social mais famosa do mundo. Todos os dias, as pessoas trocam mensagens e se envolvem nos mais diversos assuntos com indivíduos e organizações. Mas você sabia que também dá para vender no Facebook?

Isso mesmo! Cada dia mais, as empresas descobrem as vantagens de fazer negócios direto pela rede social. Quer entender como? Continue a leitura deste post e descubra como vender pelo Facebook 2019!

COMO VENDER PELO FACEBOOK?

As vendas pelo Facebook são feitas por meio de uma ferramenta dentro da própria rede chamada Facebook Store. Através dela pode-se oferecer os produtos direto na página, sem precisar direcionar para o site da empresa.

A loja virtual no Facebook é totalmente gratuita e pode ser configurada no menu de apresentação da página da empresa, junto das sessões como vídeos, fotos, eventos, etc. Basta clicar na aba “loja” para surgir na tela um pop up pedindo para concordar com os termos de uso, escolher a moeda local e adicionar os produtos e as suas descrições. É tudo muito intuitivo e simples de ser feito.

QUAIS AS VANTAGENS DE VENDER PELA REDE SOCIAL?

De fato, a opção de vender no Facebook tem muitas vantagens e vamos mostrar as principais para você:

LOJA GRATUITA

Você já percebeu que quase tudo que faz para divulgar os seus produtos na internet precisa ser pago? Ora, então por que não aproveitar algo totalmente gratuito? O Facebook não cobra nada pelo serviço, tendo interesse apenas em anúncios e impulsionamentos.

Já que a funcionalidade é de graça e pode trazer benefícios para suas vendas, que tal saber mais sobre ela e experimentar? Ela pode ser uma aliada para que você divulgue o seu trabalho e conquiste aquele dinheirinho extra.

GRANDE ALCANCE

Se sua loja ainda é pequena, pode ser muito bom contar com o grande alcance de uma rede social gigantesca. Mesmo que um usuário não queira comprar de imediato, só a interação dele com a sua marca já é uma grande vantagem.

Além disso, é no Facebook que as pessoas estão reunidas. Cada vez mais, as compras são influenciadas por recomendações de familiares, amigos e conhecidos. Por isso, a rede social é um bom ambiente para as pessoas se sentirem motivadas e seguras para comprar.

ÚNICO AMBIENTE

Muitas vezes, as pessoas se interessam por uma marca pelo Facebook e são direcionadas em seguida para a página do e-commerce. No meio desse caminho elas podem acabar não realizando a compra. Isso não acontece se elas já puderem interagir, ter informações e comprar em um único ambiente.

Além disso, é no Facebook que as pessoas passam boa parte das suas horas de descanso e lazer. Você já percebeu que nas filas e nos transportes públicos, as pessoas se distraem olhando as redes sociais? Nada é mais inteligente para uma marca do que também estar onde as pessoas estão!

FACILIDADE DE ATENDIMENTO

Se o cliente quiser sinalizar algum problema na entrega, tirar uma dúvida sobre um produto, fazer um comentário ou qualquer tipo de atendimento, poderá fazer pela própria página do Facebook. Durante toda a interação não será necessário sair do Facebook e recorrer ao seu comércio eletrônico ou ao seu e-mail. Bom, né?

RELATÓRIOS DE DESEMPENHO

Assim como o Facebook oferece relatório dos anúncios, também gera relatórios de desempenho detalhados, com o número de visitas, engajamento e conversões em venda. Essas medidas são importantes para você visualizar como estão suas vendas e, caso não esteja conseguindo efetivar as compras, entender onde pode melhorar.

O QUE É PRECISO PARA VENDER PELO FACEBOOK?

Vender pelo Facebook é mesmo tão simples quanto parece. Isso não significa que pode ser feito de qualquer jeito. Assim, veja algumas dicas sobre como vender no Facebook:

  • Faça postagens atraentes e engajadoras, afinal, as pessoas vão se interessar primeiro pelas publicações e depois pelos produtos;
  • Verifique a qualidade das fotos e dos vídeos dos produtos e, de preferência, faça uma edição;
  • Destaque os pontos fortes dos seus produtos;
  • Coloque uma descrição detalhada, objetiva e vendedora de cada produto;
  • Teste primeiro com um produto principal da sua loja e vá ampliando aos poucos;
  • Invista em anúncios pagos e incentive o alcance orgânico (com posts atraentes e que gerem compartilhamento);
  • Crie promoções exclusivas para quem comprar pelo Facebook;
  • Use datas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal para impulsionar suas vendas;
  • Impulsione as publicações para filtrar um público de preferência de cada produto;
  • Integre os conteúdos e as vendas pelo Facebook com outros canais, como o site e o telefone.

QUAIS PRODUTOS VOCÊ PODE VENDER PELO FACEBOOK?

Em geral, você poderá vender pelo Facebook qualquer tipo de produto e para qualquer segmento. O ideal é escolher aquele produto que mais faz sucesso na sua loja virtual e iniciar com ele a venda no Facebook. Assim terá mais possibilidade de atrair os clientes.

Aos poucos, conforme você já tiver estabelecido seu canal de venda na rede social, poderá incluir mais produtos em sua loja.

CRIE UMA FANPAGE NO FACEBOOK PARA EMPRESAS

Esse item é bem importante para quem quer começar a vender pelo Facebook. O primeiro passo para iniciar as vendas é criar um fanpage no Facebook para Empresas e incluir conteúdo sobre a sua marca. Apresente-se, fale sobre suas motivações, explique seu processo produtivo e mostre os produtos que vende.

Preocupe-se em criar uma página que transpareça exatamente os seus objetivos e desejos com a sua marca. Isso despertará interesse das pessoas e dará segurança para desconhecidos comprem de você.

CRIANDO A PÁGINA

Para criar a página, você deverá entrar com a sua conta de usuário do Facebook e acessar a área de páginas localizada no menu da esquerda. Lá, deverá selecionar a alternativa “criar página”. Depois disso, você deverá escolher a categoria do seu negócio e preencher informações como “sobre” e “público preferido da página”.

Dedique algum tempo para escrever esses itens. Para quem não conhece a sua marca, ler o “sobre” é bem importante para entender do que se trata. Além disso, o tópico de “público preferido da página” é o que fará o direcionamento do conteúdo no Facebook. Por isso é necessário que seja feito com atenção.

No momento da criação você terá que escolher uma foto para usar de perfil para a sua empresa. É interessante utilizar um logotipo com boa definição, pois ele é que fará com que sua marca seja reconhecida pelos clientes. Quanto mais profissional, melhor.

INICIANDO A LOJA

Com a página já criada, você poderá iniciar a sua loja, que é a ferramenta que torna possível vender pelo Facebook. Para isso, deverá ir na aba de “configurações”, clicar em “editar página” e em “adicionar uma guia”. Assim poderá incluir a guia “loja”, que aparecerá no canto esquerdo da sua fanpage, junto com itens como fotos e vídeos.

Através do recurso da loja você poderá incluir fotos e vídeos específicos dos produtos que estará vendendo, descrevê-los e atribuir um preço de venda. Os usuários do Facebook que entrarem na sua fanpage terão acesso a estas informações e poderão realizar a compra dos produtos nessa plataforma.

PLANEJANDO AS PUBLICAÇÕES

Outro recurso interessante para fortalecer sua presença no Facebook é planejar as publicações que você fará no mural. Como se trata de uma página profissional, o conteúdo deve estar sempre relacionado com o seu trabalho. Se você produz mantas de lã, poderá publicar fotos do produto final, de quando estiver em lojas de artesanato escolhendo as cores dos materiais e até mesmo do seu processo criativo, enquanto estiver criando os produtos.

Muitas vezes a loja é conduzida apenas por uma pessoa, o que confunde o limite entre a vida pessoal e profissional. Mas não é apropriado divulgar fotos de lazer com a família ou da viagem das férias, a menos que tenha uma relação direta com o restante do conteúdo que você produz.

A linguagem também deve ser pensada com cautela. O tom de voz das legendas e das interações com o público deve ser sempre igual, mesmo que mais de uma pessoa seja responsável por atualizar a página. Lembre-se que sempre estarão falando em nome da marca, que é uma só.

FALANDO COM OS CLIENTES

Quanto mais ativa for a sua presença no Facebook, mais mensagens você receberá de pessoas interessadas em conhecer os seus produtos. Dê atenção a todos os contatos da mesma forma que você já faz no seu comércio eletrônico.

O ideal é criar uma rotina para responder diariamente essas interações. Para quem está do outro lado da rede e envia uma mensagem com alguma dúvida, é muito desagradável ver que a loja demora e dá pouco valor à interação.

No caso dos chats, o Facebook oferece um recurso que pode ser interessante para as vendas. É um bot, que oferece atendimento automático para os clientes. Para ativá-lo, você deverá acessar a área onde visualiza as mensagens e clicar no ícone de informação que aparece na parte inferior esquerda.

Você poderá escolher uma resposta automática para quando estiver offline da sua página sem deixar os clientes sem retorno. A resposta pode ser algo tipo “Olá. No momento não estou disponível para respondê-lo, mas em breve darei retorno com toda a atenção possível, ok?”.

Essa também é uma boa alternativa para quando você estiver em férias. Mesmo que faça uma publicação na sua fanpage anunciando que a marca entrará em recesso durante determinado período, muitos clientes podem não ver e entrar em contato pelo chat.

INTEGRE SUA LOJA VIRTUAL AO FACEBOOK

Lembre-se que quando você iniciar as vendas pelo Facebook, poucas pessoas conhecerão você e saberão da sua loja virtual. Uma boa maneira de reverter isso é integrando o canal de vendas do Facebook com o seu e-commerce. Isso é possível incluindo o link da sua loja virtual na descrição do Facebook e também nas publicações que você fizer.

Assim será possível conhecer mais da sua marca e saber que você já tem uma trajetória confiável de vendas. Além disso, os clientes que quiserem transitar de um canal para outro o farão com mais facilidade.

Da mesma forma, você poderá colocar na sua loja virtual um botão do Facebook indicando que você também está presente na rede social. Isso fará com que os usuários que chegaram até você através do Google possam acompanhá-lo no Facebook.

Antes de integrar a sua loja virtual ao Facebook é muito importante verificar se os dois estão organizados e têm sintonia. Por isso, é fundamental que a linguagem usada em um canal seja a mesma utilizada em outro. Isso reforça a confiança e a vontade dos clientes de comprarem de você.

COMO VENDER PELO FACEBOOK EM 2019: DICAS DE MARKETING DIGITAL

Conhecer sobre Marketing Digital é muito importante para se aventurar pelo mundo das vendas online. Isso porque o Marketing oferece ferramentas que simplificam e potencializam as vendas. Aqui vão algumas dicas para aplicar na sua loja do Facebook:

  • Aposte em boas fotos: as imagens têm que ser atrativas e reais. Nada de usar foto de fornecedor ou de terceiros. Dedique-se a tirar fotos nítidas, com boa definição e que mostrem exatamente como o seu produto é.  Isso demanda tempo e energia, mas é fundamental para quem quer vender pela internet.
  • Use foto de perfil e de capa: essas imagens demonstram seriedade e mostram que a sua empresa é profissional. Para os clientes que não a conhecem, estes detalhes são muito importantes. Use o seu logotipo como foto de perfil e, para a capa, escolha uma fotografia que sintetize o produto que você vende e o mercado em que está inserido.
  • Descreva bem os produtos: uma descrição detalhada é o que passará segurança para os clientes. Ao lerem, saberão que o produto é exatamente o que procuram (ou não). Por isso, coloque-se no lugar do consumidor e escreva todas as características do produto: medidas, cor, peso, etc.
  • Compartilhe o depoimento positivo de clientes que já compraram de você: ao divulgar depoimentos de clientes, você estará passando a mensagem de que sua loja é de confiança. Esse feedback é bem importante para encorajar novos clientes a comprarem da sua loja. Lembre-se, porém, que muitos clientes não gostam de ter seus nomes e fotografias divulgados. Peça autorização antes de fazer isso.
  • Responda todas as perguntas: conforme a sua loja for recebendo mais visitas, também receberá mais perguntas. Elas podem ser feitas de forma pública (nas fotos do mural) ou privadas (através do chat). Independente do modo escolhido pelo cliente, responda com cordialidade. Cuide para dar a resposta completa: muitas pessoas fazem mais de uma pergunta no mesmo comentário, e todas devem ser respondidas.
  • Atualize os seus produtos. Se algum item esgotar ou sair de linha, tire-o da divulgação. Da mesma forma, conforme você for criando novos produtos, lembre-se de incluí-los na Loja do Facebook. Assim sua loja estará sempre atualizada, igual ao seu comércio eletrônico.

Como foi possível perceber, vender pelo Facebook é fácil, vantajoso e, mesmo que o resultado não seja o esperado, vale a pena fazer o teste. Afinal, é mais uma forma de atrair e conquistar clientes para a sua loja virtual.

Gostou de saber como vender pelo Facebook? Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor como funciona? Deixe o seu comentário!

 

DEIXE UMA RESPOSTA