Ferramentas de vendas online: 24 para gestão, marketing e vendas

Ferramentas de vendas online: 24 para gestão, marketing e vendas

3254
1
Vender online

Quem trabalha com comércio eletrônico sabe que, no que diz respeito à divulgação, a lógica de vendas online é bem diferente da lógica de vendas em lojas físicas. Isso porque uma loja de rua pode somente abrir as suas portas e esperar que os clientes cheguem. É claro que investir em divulgação é importante para aumentar o público, mas não é fundamental.

Ao contrário disso, as lojas virtuais dependem de anúncios e de outras estratégias de comunicação para atrair os consumidores para o site. Sem isso, as vendas serão nulas. Para ajudá-lo a pensar nas melhores formas de divulgar o seu negócio, criamos um conteúdo bem completo sobre as ferramentas de vendas online. 

O QUE SÃO FERRAMENTAS DE VENDAS ONLINE?

Você já ouviu falar em ferramentas de vendas online? O termo se refere a um conjunto de estratégias que podem ser usadas por um comércio eletrônico para ampliar a divulgação do seu negócio. Existem muitas ferramentas focadas em e-commerce e conhecê-las é importante para entender qual poderá ajudar mais o seu negócio. 

Em geral, os recursos de vendas online são focados em alcançar os consumidores ideais para o seu comércio eletrônico e em conduzi-los até o seu site. Por isso é que é tão importante conhecer o perfil e os interesses do seu público-alvo. Assim você terá maiores chances de usar essas ferramentas de modo positivo.

QUAL É A FUNÇÃO DAS FERRAMENTAS PARA VENDAS ONLINE?

As ferramentas de vendas online tem como objetivo atrair pessoas para o seu comércio eletrônico e, com isso, aumentar as possibilidades de concretizar as vendas. Além disso, também existem alguns mecanismos que auxiliam na administração da loja virtual, facilitando a gestão de números e o status de cada encomenda.
Deste modo, o gestor de comércio virtual pode usar o seu tempo para focar naquelas tarefas que realmente precisam da sua presença. Essas ferramentas também reduzem o risco de erros e de falhas na apuração de dados, porque funcionam de forma automatizada. 

COMO FUNCIONAM AS FERRAMENTAS PARA AUMENTAR AS VENDAS ONLINE?

Em geral, as ferramentas de vendas online funcionam a partir de uma contratação. Ou seja, o responsável pela loja virtual faz a solicitação do serviço e paga mensalmente para poder utilizá-lo. Vale destacar que existem alguns recursos digitais gratuitos, como Search Engine Optimization (SEO) e redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Embora não representem um investimento para a loja virtual, essas duas ferramentas exigem que o gestor do e-commerce tenha conhecimento para poder traçar uma estratégia eficiente. Desse modo, quem quer se beneficiar dessas ferramentas deve estudar profundamente o mercado em que está inserido e o público ao qual se dirige. 

8 FERRAMENTAS DE VENDAS ONLINE E MARKETING

Agora que você já entendeu a importância de usar ferramentas de vendas online para sua loja virtual, vamos à parte prática! Aqui apresentamos alguns recursos que podem fazer a diferença em seu comércio eletrônico e, se bem utilizados, contribuir para o aumento das vendas! Veja aqui: 

SEMRush

O SEMRush auxilia na análise de tráfego, na busca de palavras-chaves ideais e na definição de backlinks para o seu e-commerce. A ferramenta auxilia na análise das estratégias utilizadas pelos seus concorrentes para que você possa competir no mercado em que está inserido.

Ahrefs

O Ahrefs tem como objetivo contribuir com o crescimento do tráfego da loja virtual e com a análise dos concorrentes. A ferramenta tem foco em Search Engine Optimization (SEO) e auxilia na análise de autoridade, na avaliação de links e na definição de palavras-chaves para o e-commerce. 

LAHAR

O LAHAR é voltado para o Inbound Marketing e para as técnicas de automação, como captura de leads, envio de e-mail marketing e de SMS para lista de contatos e apresentação de palavras-chaves que tenham relação com o setor de atuação. Além disso, também tem recursos para a criação de landing pages.

Mailchimp

O Mailchimp é um dos principais softwares para disparo de e-mail marketing e, por isso, é um dos queridinhos dos gestores de lojas virtuais. Através dele, é possível realizar campanhas de marketing e de divulgação do e-commerce de forma simples e visualmente atraente. 

Adbeat

O Adbeat apresenta um panorama sobre a forma como a concorrência faz divulgação na internet, seja em anúncios ou nas redes sociais. A partir dessas informações, é possível adequar as estratégias do seu e-commerce a fim de impactar os usuários de forma mais assertiva.

Moat

O Moat é um medidor de atenção, que avalia como a divulgação da marca é recepcionada pelo público. Suas métricas são apresentadas de forma bastante segmentada, de forma que o gestor consiga tirar conclusões bem específicas e, assim, traçar estratégias para fortalecer a sua atuação no mercado. 

Mention

O Mention monitora a presença da marca nos canais de comunicação, reunindo as menções e facilitando o diálogo entre empresa e consumidores. Através dele, é possível oferecer um bom atendimento aos clientes e entender qual é a reputação da marca.

Recursos do Google

O Google oferece uma série de recursos que podem auxiliar na gestão do e-commerce. O principal deles é o Google Analytics, uma ferramenta muito completa que analisa o comportamento dos visitantes do seu comércio eletrônico. 

13 FERRAMENTAS DE VENDAS ONLINE E GESTÃO DE E-COMMERCE

Além dos oito recursos que apresentamos acima, existem outras ferramentas de vendas online que podem ajudar na presença da sua marca no mercado digital e na condução de clientes para o seu comércio eletrônico. Conheça algumas alternativas aqui: 

Simplo 7

A Simplo 7 é uma plataforma muito completa para a criação de loja virtual. Oferece recursos como personalização de layout, integração com ferramentas de monitoramento, recuperação de carrinho e múltiplos métodos de pagamento e de entrega.

Tiny ERP

O Tiny ERP dispõe de recursos de faturamento, de controle de produtos e de gestão de compras para deixar o funcionamento da loja virtual mais rápido e eficiente. Além disso, também oferece alternativas para o acompanhamento financeiro.  

Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma que calcula os preços do frete entre diversas transportadoras, apresentando a melhor solução para os lojistas. Dependendo da localidade, também oferece serviço de coleta automática no endereço do remetente.

JivoChat

O JivoChat é uma ferramenta para a implementação de chat no comércio eletrônico. Através desse recurso, é possível atender os clientes em tempo real, aumentando as chances de concretização das compras.

SmartHint IA

O SmartHint IA é um sistema de recomendação, ou seja, usa a inteligência artificial para oferecer produtos relacionados aos clientes que estão navegando no site. A partir desta tecnologia, amplia as possibilidades de os consumidores comprarem mais de um item no e-commerce.

PagHiper

O PagHiper trabalha com a emissão de boletos para comércios eletrônicos. A ferramenta cobra taxa de serviço somente por aqueles boletos que são pagos pelos consumidores. Assim, o e-commerce não precisa arcar com boletos emitidos em compras não concretizadas.

Preço Certo

O Preço Certo é um suporte financeiro que auxilia na definição de preço dos produtos de lojas virtuais. A ferramenta também ajuda a ter um panorama sobre a saúde financeira da empresa, indicando os principais pontos de atenção.

E-bit

O E-bit reúne avaliações de consumidores e apresenta dados sobre a reputação do comércio eletrônico, mostrando os pontos positivos e negativos do negócio. Entre as informações fornecidas estão a possibilidade de retorno dos clientes ao e-commerce e o atendimento oferecido. 

CRM

O Customer Relationship Management (CRM) envolve todos processos organizacionais que dizem respeito ao gerenciamento de contatos da empresa. O CRM reúne leads das vendas, listas de e-mail, dados clientes, etc. Quanto mais segmentadas forem essas informações, maiores as possibilidades de criar campanhas assertivas para públicos específicos.  

BigCommerce

O BigCommerce é uma das principais plataformas para montar um comércio eletrônico. Oferece uma grande variedade de recursos, como personalização de layout, integração com aplicativos, diversidade de métodos de pagamentos e análise aprofundada dos dados dos usuários.

Shopify

O Shopify funciona de maneira semelhante ao BigCommerce, com recursos para a criação e para a gestão do comércio eletrônico. Sem dúvidas, essa é uma das plataformas mais requisitadas por quem quer começar a vender online.

WooCommerce

O WooCommerce é uma das plataformas para criação de comércio eletrônico mais personalizáveis. Desta forma, o gestor pode construir uma loja virtual com um layout único e bastante diferenciado, adotando todas as características visuais da marca. 

Veeqo

O Veeqo é responsável por organizar o estoque do comércio eletrônico, controlando as saídas e as entradas de produto. A ferramenta permite que o empreendedor gerencie todos os canais de venda na mesma plataforma e tenha o processo de remessa automático. 

3 FERRAMENTAS PARA VENDER ONLINE SEM GASTAR DINHEIRO

Calma, que ainda temos mais sugestões de ferramentas para vender online! Os recursos que apresentamos acima são pagos e devem ser contratados pelo seu comércio eletrônico, mas existem algumas alternativas gratuitas e que podem oferecer bons resultados ao seu negócio. Confira:

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO amplia as chances de os consumidores encontrarem o seu comércio eletrônico em buscadores como o Google, por exemplo. Isso é feito a partir da configuração de palavras-chaves, de forma que o seu site seja apresentado de forma orgânica entre os primeiros resultados das pesquisas. 

Mídias sociais

Quem trabalha com vendas deve marcar presença em redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e até mesmo Twitter. Essas mídias são importantes para se aproximar dos clientes e para mostrar que a sua marca tem uma presença ativa. 

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente alternativa para se comunicar com aqueles clientes que já compraram de você ou que se inscreveram no seu e-commerce para receber novidades. Assim, você poderá apresentar novidades, como lançamentos ou promoções. 

Deu para ver que não faltam alternativas para implementar no seu comércio eletrônico, não é mesmo? É claro que você não precisa usar todos esses recursos, mas, ao conhecê-los, poderá avaliar quais podem contribuir para que você alcance bons resultados nas vendas online. 

Gostou do conteúdo? Sem dúvidas, as ferramentas apresentadas podem ser bem importantes para o seu negócio! Agora que você já conhece muitas ferramentas de vendas online, que tal aprender a fazer anúncios perfeitos? Esse conhecimento ajudará a conduzir os melhores consumidores para o seu e-commerce! 

Artigo anteriorComo o marketing de relacionamento otimiza 5x mais as suas vendas
Próximo artigoIntegrar loja virtual a marketplace e redes sociais de forma simples
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA